26 de abril de 2016

Resenha: George Lucas - Skywalking

Subtítulo: A Vida e a Obra do Criador de Star Wars
Original: Skywalking: The Life and Films of George Lucas
Autor: Dale Pollock
Editora: Generale*
ISBN: 978-85-8461-046-4
Ano: 2016
Páginas: 424
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Reservado e discreto, George Lucas sempre optou por revelar poucos detalhes de sua vida e suas obras. George Lucas é o livro para os curiosos em conhecer o perfil do criador do Mestre Jedi, sua personalidade e seu comportamento nos sets de filmagem. Nesta obra, sua vida revela-se desde a infância e a adolescência rebelde que inspirou Loucuras de verão, passando pelos primeiros filmes na faculdade e culminando no enorme sucesso confirmado pela franquia Star Wars. Dale Pollock fez um extenso trabalho jornalístico ao trazer à tona fatos marcantes: os bastidores das filmagens de sucessos como Loucuras de verão, Star Wars, O Império contra-ataca, Indiana Jones e a arca perdida e O retorno de Jedi; detalhes de seu casamento com Marcia; sua amizade com nomes de peso no mundo cinematográfico como Spielberg e Milius, além da parceria e desavenças com Coppola.


 Que George Lucas é um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos isso não é dúvida. Seu estilo perfeccionista e inovador revolucionou uma era e nos trouxe uma das maiores séries séries cinematográficas de todos os tempos: Star Wars. Mas a jornada até aqui não foi tão simples.

 Em George Lucas - Skywalking, Dale Pollock nos traz a biografia completa do diretor de forma detalhada e aprimorada. Conhecemos os detalhes da vida do autor que, até então, não era de conhecimento absoluto do publico.

 O autor deixou a divisão do livro bem clara: em primeiro momento revisitamos o intimo de George Walton Lucas Jr.: sua infância reservada na pequena cidade de Modesto (ao lado de sua irmã Wendy e seus pais, Dorothy e George Lucas [pai]), sua paixão pela magia da TV, os gibis que invadiram sua casa e coração e, principalmente, seu vicio por carros e corridas. Um vício tão forte que quase levou a sua vida em um acidente, mas que, na verdade, trouxe um efeito contrário sob ele: Lucas criou forças e mudou seu modo de ver a vida, traçando um novo destino.

"Chegar até a Universidade do Sul da Califórnia foi um marco na vida de George Lucas. [...] Não é que George quisesse ser o próximo John Ford ou Orson Welles (cineastras), [...] Estava apenas seguindo seu instinto, prestando atenção na voz interna que tinha ouvido desde o acidente, dois anos antes. 'Achei que era melhor tentar fazer o que meu coração dizia ser o certo', diz."
Página 55

 Na obra vemos todo processo criativo, construtivo e cansativo dos maiores sucessos de Lucas criou: Loucuras de Verão, Indiana Jones e obviamente, os filmes do universo Star Wars. Além disso, conhecemos os altos e baixos de sua vida social, como o casamento com Marcia Griffin, sua amizade com o também cineastra Steven Spielberg e suas desavenças Francis Coppola.

 Por tratar-se de um livro publicado em 1983 originalmente, ele possui algumas informações desatualizadas mas que foram citadas, em notas de rodapé, suas atualizações como, por exemplo, os números da franquia Star Wars (arrecadações, colocações em rankings de vendas e popularidade nos cinemas, etc).

 O prólogo ficou por conta de fatos importantes da vida de George Lucas que não estavam presentes até a finalização da biografia, como suas produções posteriores à data (inclusive a controversa trilogia Star Wars I à III), a venda da Lucasfilms para a Disney, a nova trilogia da Saga Star Wars e seus spin-offs.

"Star Wars foi eficaz porque, para todos os seus elementos fantásticos, ele tinha a marca da verdade. George Lucas era o garoto de fazenda de Tatooine, ansioso por escapar da existência segura. Era o jovem iniciado confrontando a um chamado difícil e procurando a força dentro de si para segui-lo. Era o bravo guerreiro lutando contra um Império (Hollywood) que ameaçava até sufocar sua visão e seu espirito."
Página 238

 George Lucas - Skywalking é uma biografia diferente de todas que eu li. Primeiro, por me sentir totalmente imerso nas mais de 400 páginas do livro, o que tornou a leitura excessivamente rápida. Segundo que a pessoa George Lucas favorece que sua história seja contada e nos deixe maravilhado. Lucas sempre foi pés no chão, mas uma loucura ali e outra ali definiram o estilo determinado do autor. Inevitavelmente não vejo como não me inspirar nesse cidadão. Excelente livro.



*Parceria: Editora Évora, Selo Generale

Um comentário:

  1. Gostei do post, esse livro realmente vale a pena ser lido.

    Da uma passada no meu blog, tá rolando um sorteio lá. ;)

    http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/sorteio-5-kits-de-livros-5-chances-de_1.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...