25 de fevereiro de 2016

Resenha: Quadrinhos no Cinema, Vol. 1

Título Original: Quadrinhos no Cinema
Subtítulo: O guia completo de super-heróis
Editora: Generale
Autor: Daniel Lopes, Bruno Zago e Alexandre Callari
ISBN: 978-85-63993-18-2
Ano: 2011
Páginas: 240
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Você encontrará tudo o que quiser saber sobre eles neste livro ricamente ilustrado: vilões, publicações no Brasil e no exterior, biografia dos criadores, melhores histórias, aparições em outras mídias e centenas de curiosidades. Prepare-se para uma viagem fantástica ao emocionante Universo dos Super-heróis! As adaptações para o cinema levam os super-heróis a um novo público, gente que, muitas vezes, tem o primeiro contato com o personagem na tela grande. A aposta das editoras é de que o projeto fature bem e que, se possível, renda alguns frutos nas vendas das revistas em quadrinhos. Se isso ocorrer, há a grande chance de o novo leitor se deparar com várias dúvidas sobre o herói recém-descoberto. Sanar todas elas nem sempre é fácil - são décadas de histórias. Este livro cumpre a meta de esclarecer a trajetória editorial de alguns dos personagens levados para o cinema.

 Que os heróis invadiram os cinemas e hoje tem seus filmes como alguns dos mais aguardados sempre que estão para ser lançados não é nenhuma novidade. Mas como eles ganharam essa força? Quais foram os impulsores disso tudo?


 Em 2008 a Marvel (em crise) apostou todas as fichas em Homem de Ferro. O sucesso foi tanto que logo vieram Thor, O Incrível Hulk e Capitão América, abrindo caminho para a expansão do universo cinematográfico com os Vingadores. Por outro lado, a DC Comics tentava desvincular sua imagem cinematográfica de "apenas" Batman e Superman e, aproveitando o embalo dos heróis Marvel, lançou seu primeiro filme da nova "era": Lanterna Verde. A partir disso, tá na história.

 Em Quadrinhos no Cinema - O guia completo de super-heróis conhecemos profundamente a ligação Quadrinhos-Filmes desde o divisor de águas Superman: O Filme (1978) aos atuais lançamentos até quando o livro foi publicado: Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, Conan: O Bárbaro (cujas HQs já foram produzidas pela Marvel e hoje são da DarkHorse) e Lanterna Verde, sendo estes os filmes "base" para o desenvolvimento do Guia.

 

Ele apresenta de forma sucinta e detalhada toda a história de cada um desses personagens, as suas principais HQs e os momentos e façanhas mais relevantes e importantes da trajetória de cada um deles até a derradeira apresentação dos seus respectivos filmes nas telonas. 

Mesmo nem todos os filmes não tendo me agradado (considero Lanterna Verde o pior do atual universo cinematográfico da DC e Thor um dos piores da Marvel), foi interessantíssimo conhecer melhor cada um deles.

É evidente que o Guia foi MUITO trabalhoso para ser concluído, devido ao excesso de informações e detalhes sobre cada um dos aspectos apresentados ali. A qualidade acima da média, com conteúdos completos, bem organizados e com ilustrações de cair o queixo tornam-o ainda mais atrativo.

  

Há relações dos heróis não só com o cinema mas também com outras artes, como a música, animações e games. 

Uma obra perfeita principalmente para quem é apaixonado pelo universo das Histórias em Quadrinhos, sejam elas da Marvel ou da DC Comics e seja você leitor, seja você cinéfilo.

Além de tudo que já existe no livro, o site oficial (confira aqui) nos dá MUITO conteúdo extra e informações tanto sobre o desenvolvimento da obra quanto sobre seu conteúdo em si. E não para por ai: Há também os volumes 2 e 3 do guia e, muito provavelmente, tem corpo e muita história para ser contado em um 4, 5...


COMPRE:

2 comentários:

  1. Apesar de gostar de heróis, não tenho muito o hábito de ler sobre eles, mas tenho amigos que sem dúvidas iam se apaixonar por esse livro kkk Ótima resenha, vou indicar a eles!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...