25 de janeiro de 2016

Resenha: Star Wars - O Caminho Jedi

Subtítulo: Um Manual Para Estudantes da Força
Título Original: Star Wars: The Jedi Path
Editora: Bertrand Brasil (Editorial Record)
Autor: Daniel Wallace
ISBN: 978-85-286-1780-1
Ano: 2014
Páginas: 160
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. Para apimentar mais essa febre e satisfazer um desejo antigo dos fãs, chega às livrarias O Caminho Jedi, manual de treinamento da Ordem. O livro funciona como um almanaque dos guardiões da paz nas galáxias. Nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas.

 Que a Força esteja com você! Em mais um dos grandes manuais que aborda as mais diversas "doutrinas" e organizações em Star Wars, Daniel Wallace agora nos apresenta o lado dos Jedi. Quem quiser conhecer os outros manuais já postados aqui no blog, confira a resenha do Manual do Império e O Código do Caçador de Recompensa.

 O Caminho Jedi aborda desde a história da ordem Jedi à forma em que a politica deles são organizadas. Detalha cada uma das etapas do processo de construção de um deles, desde seu período em que ele é apenas um iniciado até quando se tornar um mestre (ou um grande-mestre, como no caso de Yoda) Jedi.

 Assim como os outros livros/manuais desenvolvidos por Daniel Wallace, O Caminho Jedi também trás consigo a ideia de algo real, algo concreto, que foi passado de mão em mão por cada um dos grandes Jedis presentes no universo de Star Wars, como Yoda, Obi-Wan Kenobi, Luke e Anakin Skywalker e até mesmo Darth Sidious (Palpatine). 

Personagens que comentam no livro.

 Isso é visível pelas anotações de cada um deles nas paginas do manual, como se fossem anotações para não esquecer ou que merecessem uma menção. Alias, é por esses comentários que fica claro a época de "vivencia" histórica de cada um ali presente.
Créditos: Experimento 42

 A edição também é algo louvável, desde sua capa ao conteúdo gráfico e textual, deixando o universo expandido de Star Wars ainda mais magnifico e detalhado.

 O grande "problema" desse volume em relação aos outros é que este se apegou bem mais ao conteúdo histórico do que um manual em si, até por uma necessidade de se explicar o porque disso ou daquilo. Porém, nada que possa incomodar ou tornar o livro chato.


 O Caminho Jedi é definitivamente uma obra para quem já está englobado a Star Wars e já conhece um pouco da trama. Não esperem sair expert no tema apenas com esse livro pois não irá conseguir extrair informações suficientes para isso. Ótimo manual mas não tão bacana (na minha opinião) quanto os outros dois já resenhados aqui. Entretanto, fica a indicação para quem quiser conferir. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...