30 de janeiro de 2016

Resenha: A Biografia de Lionel Messi

Título Original: Messi: El chico que siempre llegaba tarde
Editora: Generale
Autor: Leonardo Faccio
ISBN: 978-85-63993-46-5
Ano: 2013
Páginas: 160
Avaliação: ★★★
Sinopse: Neste livro, o autor não apenas registra a biografia de uma celebridade enigmática, mas faz também uma reflexão sobre um gênio atlético, com base em entrevistas com o jogador, com membros de sua família e com pessoas próximas, incluindo colegas, amigos de infância e até mesmo seu açougueiro favorito. Agora os fãs de futebol que gostam de assistir Messi ganhar vida no campo, vão se surpreender ao vê-lo ganhar vida nestas páginas.



 Lionel Messi é para muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos, superando até mesmo o seu anfitrião, Maradona e o Rei desse esporte, Pelé, algo que discordo mas não vem ao caso.

 No livro conhecemos todo sofrido processo do tratamento, com injeções caríssimas, contra um problema hormonal que impedia o desenvolvimento ósseo e o crescimento do "Pulga" (como era chamado, pelo seu tamanho), sua infância tímida, sua vida reservada e simples, algo que ainda se faz presente na vida atleta.

"Enquanto para outros jogadores não há nada mais motivador do que posar diante dos flashes, o garoto que deixa os comentarista esportivos sem palavras fica mais alegre ao receber uma mensagem pelo telefone do que ser a estrela de um videoclipe."
Página 42

 O livro é dividido em 3 partes bem definidas: 2009, 2010 e 2011. Para quem não sabe, esses foram os anos dos três primeiros títulos de Melhor Jogador do Mundo que Lionel Messi ganhou, depois de ter batido na trave duas vezes seguidas (e viria ganhar mais outras duas vezes em 2012 e 2015, até então).

 A narrativa do livro é diferente e você sente o impacto logo de cara. Diferentemente do comum, o autor desenvolve uma narrativa jornalistica, abordando como "flashbacks" a trajetória do jogador até o seu estrelato. A obra transcreve inicialmente uma entrevista do jornalista com o jogador em 2008, aquela que seria a impulsora do desenvolvimento da biografia.

 Ainda que seja denominada biografia, acho um tanto curta e sem grandes detalhes para ser chamada como tal. Há sim a abordagem histórica do jogador, sua trajetória e sua redenção, porém não é necessariamente um "diário de bordo".

"Um Messi fora do jogo pode transformar tédio em depressão, e não seria só para ele. As páginas de esporte se tornariam cinzas, enquanto os bares e escritórios diminuiriam as exclamações."
Página 37

 O livro foi publicado oficialmente em 2011 (2013, no Brasil) e por isso ainda há muita história sobre Messi a ser contada, como as outras duas Bolas de Ouro de melhor jogador do mundo que ele ainda viria conquistar, o nascimento de seus filhos, seu casamento, etc.

 De fato não é uma biografia completa, porém é uma obra bem estruturada, de leitura rápida e muito interessante tanto pra quem é fã de carteirinha do jogador quanto pra quem aprecia o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...