20 de janeiro de 2016

HQ: Terapia, Volume 1

Autores: Bob Gordon, Marina Kurcis, Mario Cau
Editora: Novo Século
Páginas: 144
Ano: 2013
ISBN: 978-85-428-0120-0
Avaliação: ★★★★★❤️
Sinopse: Da bem-sucedida web-comic para as páginas de quadrinhos. Terapia é a história de um garoto que, mesmo tendo uma vida normal, não se sente feliz. E, o fato de não identificar o motivo de sua angústia, o leva a se afogar em um infinito de questões. Contudo, na sala de seu terapeuta, passa a explorar seu presente, suas inseguranças, mergulhando fundo em recordações nebulosas, pela busca do eu. Enquanto constrói e desconstrói tudo o que sente, vive e deseja, refugia-se em velhas canções de blues – visualmente bem expressadas nesta instigante HQ –, cujas letras empoeiradas parecem explicar o mundo (e a si mesmo) de forma muito mais satisfatória. 

É quando você menos espera que surgem grandes histórias em sua vida, e essa é uma delas. 

Terapia aborda aspectos sociais e emocionais de um jovem em uma fase em que os seus conflitos interiores estão aflorados. Apesar de ter uma vida aparentemente realizada e tranquila, ele está imerso num mundo de duvidas e incertezas.

 Devido a isso (e alguns outros fatores que que descobriremos com o passar da história), ele faz tratamento (se é que posso usar essa palavra, nessa caso) com um psicologo que, além de ser sua válvula de escape, serve também de base para expor toda sua angustia e frustração.

 Supreendente! Esse é o primeiro ponto a ressaltar do quadrinho. A história é intensa e nos transporta para um mundo duro e muito real. Inevitavelmente me identifiquei e muito com o personagem principal, pois em vários momentos me vi com dilemas totalmente iguais ao mesmo.

 

 A simplicidade e a veracidade da história encanta os olhos. Não bastasse isso, as metáforas entre imagens e texto é sensacional, como o clima geralmente chuvoso, a crucificação do garoto, o sonho em preto e branco... Enfim, só aspectos que torna a HQ ainda mais bela.

 Evidentemente que a HQ cairia no meu gosto e, consequentemente, já quero o segundo volume. Muito indicado a todos que buscam uma história forte e realista. Conheçam a HQ no site Petisco

  

4 comentários:

  1. Carlos, eu adoro quando coisas assim acontece. Às vezes a leitura simplesmente surge a nossa frente, e acabamos tendo uma baita surpresa! Isso é realmente uma maravilha!

    Bem, eu gostaria de ler mais HQs, mas confesso que não sei bem por onde começar. Terapia veio a calhar como uma indicação para mim, especialmente porque eu adoro a temática! Histórias fortes e realistas são o meu forte... com certeza irei adorar!

    Excelente post. Adorei as imagens!

    Abraços,
    Francielle Couto
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de fato uma história forte, pelo menos na minha visão. Tenta ler uma HQ. Garanto que você vai gostar da experiencia.

      Excluir
  2. Olá!
    Bela resenha!
    Gostei de saber dessa hq, parece realmente intensa e tem uma ótima arte. Já quero ler!

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente as melhores histórias chegam pra nós quando menso esperamos, o que é uma sensação maravilhosa.
    Estou com vontade de ler mais HQ's e esse parece uma ótima pedida, mesmo porque amo umas histórias que focam no psicológico do personagem.
    Mudei um tiquin: http://semfloreio.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...