29 de dezembro de 2015

Destaques de 2015, Parte 2


 E a lista continua! Depois de anunciar os as surpresas e as decepções de 2015 e os mais aguardados para 2016, agora chegou a hora de apresentar os melhores e piores do ano e as séries literárias que eu finalizei a leitura no ano. 

Confira as listas:

O Dragão de Gelo - George R. R. Martin
 E quem disse que George Martin não sabe escrever livros leves? Sem perder seu grande estilo fantástico, o autor criou uma história única. Simples, intensa e de congelar na frente do livro, O Dragão de Gelo foi, sem sombra de duvidas um dos melhores livros do gênero que pude ler.

Resenha
O Sol É Para Todos  - Harper Lee
 A nova versão da obra de Harper Lee, lançada pela José Olympio reviveu um clássico. Ainda que muito popular principalmente anos atrás, desconhecia o livro e sua essência por completo e garanto que foi uma grata surpresa. Só então pude saber o quão importante ele é para a literatura mundial. Mais uma obra simples e singela.

Resenha
Benefício na Morte  - Robin Cook
 É um dos livros que poderia entrar na lista de surpresas de 2015 mas resolvi deixa-lo entre os melhores do ano, ainda que muitas pessoas discordem. Com uma proposta diferente, um enredo arrebatador e reviravoltas em cima de reviravoltas, o novo livro do Robin Cook fez valer sua fama.

A Rainha da Neve  - Michael Cunningham
 O único dos livros dessa lista que sofri pra conseguir terminar de ler, A Rainha da Neve reuniu o que de mais chato poderia reunir em um livro: Enredo morno, personagens sem nenhum carisma e uma história que viaja e muito.

Resenha

Para Onde Ela Foi  - Gayle Forman
 Depois do surpreendente mas nem tanto Se Eu Ficar, a curiosidade sobre o que aconteceu após o termino do primeiro livro fez a vontade de ler Para Onde Ela Foi aumentar. Porém, foi um dos livros mais cansativos que já li. Já falei muito sobre o minha opinião na resenha, então fica o link abaixo.

Resenha

172 Horas na Lua  - Johan Harstad
 O livro com a proposta mais interessante dos citados nessa categoria porém que se perdeu nas próprias passadas. Há muitas lacunas não respondidas, o ritmo aceleradíssimo e personagens nada carismáticos deixaram o livro desconexo e cansativo. Infelizmente!
ADQS  - Fabiana Cardoso
A duologia policial de Fabiana Cardoso chegou ao fim com grande estilo. Mais enxuta e direta que o primeiro volume, ADQS 2 não perdeu a essência criativa e divertida que ela é.



Starters  - Lissa Price
Depois do surpreendente Starters, Enders chegou pra fechar a série com chave de ouro. A história de Callie chega ao seu fim com muita adrenalina e reviravoltas. O cenário distópico criado para a série também vale a pena a leitura.

Divergente  - Veronica Roth

A ultima e mais popular série finalizada por mim em 2015 nessa categoria veio numa forte decaída. Depois de um primeiro livro envolvente, um segundo com altos e baixos, Convergente conseguiu ruir tudo de bacana que ainda restou do primeiro livro. Se a série como um todo é mediana, não pode-se dizer o mesmo do ultimo livro.

Resenha DivergenteResenha Insurgente


 Aproveitando a deixa, gostaria de agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente do Cantina do Livro esse ano, seja aqui no blog ou nas redes sociais. Mais do que um simples blog, vocês tornaram-o uma excelente forma de troca de informações e aprendizado. Obrigado!

 Um feliz 2016 e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...