27 de dezembro de 2015

Destaques de 2015, Parte 1


 Depois de um breve hiatos no blog estou de volta. Aproveitando o que ainda nos resta de 2015, a partir de hoje até o dia 31 teremos algumas postagens relativas aos livros que se destacaram (na minha opinião) em 2015. Para a lista não se tornar imensa e vocês perderem a paciência de ler, decidi dividi-la em partes (2 ou até mesmo 3) e essa será a primeira delas.

 As listas consistem em apresentar de 3 a 5 livros em cada uma das categorias predefinidas, sem ordem de preferencias e com suas devidas justificativas e links das resenhas quando disponíveis aqui no blog. As listas dessa parte 1 serão: As surpresas, as decepções e os mais aguardados para 2016.

 Confira a seguir:


Série Supernova - Renan Carvalho
 A série até então desconhecida ganhou novo folego agora que está sendo publicada pela Novo Conceito e, por isso, o volume 1 foi relançado no início do ano. Logo que comecei a ler tive certeza: Essa seria uma das grandes leituras de 2015. Não bastasse o livro 1 ser excelente, sua continuação empolga tanto quanto o primeiro. 


A Odisseia de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo - Gustavo Rosseb

 Com a proposta de trazer a tona o folclore brasileiro de uma forma atual e diferente, O Oitavo Vilarejo encanta não só por seu enredo simples e divertido mas por sua ambientação e personagens fantásticos. Uma das grandes surpresas do ano.

Para Continuar - Felipe Colbert
O mais surpreendente dessa lista sem sombra de duvidas. Com uma proposta um tanto normal, Para Continuar encanta por sua mistura de fantasia, drama e romance, todos na medida certa e sem exageros. Personagens incríveis e um cenário muito conhecido dos Brasileiros (principalmente Paulistas), Para Continuar ganhou não só um lugar nessa lista como em meus favoritos. 

Todos os Nossos Ontens - Cristin Terrill
A leitura mais recente de todos da lista, Todos os Nossos Ontens encanta por ser um livro que não quer correr mais que as próprias pernas. Tudo na medida certa aliado uma alta dose de adrenalina, a obra distópica surpreendeu e muito. 

O Inquisidor - Mark Allen Smith
 Conquistado pela sinopse, O Inquisidor vem em queda livre se compararmos o começo do livro com o final. Foi um livro ruim? Não, definitivamente. Porém deixa a sensação de que falta algo a mais ali. 


Aniquilação - Jeff VanderMeer
 "Keep Calm" tornaria o livro melhor. O ritmo que a obra impõe torna-o extremamente rápido em momentos cruciais e lento em momentos que não deveria. Ainda assim, a proposta dele foi interessante mas não o livrou de ser uma das decepções do ano. 

Convergente - Veronica Roth
 O que dizer da finalização da trilogia Divergente? Acho que quem já leu pode responder essa pergunta com propriedade. Um desfecho arrastado, os personagens excessivamente chatos de repente e uma "the end" que deixou a desejar. 

O Cão dos Baskerville - Arthur Conan Doyle
 Eis o que será, talvez, o mais polemico da lista. Um dos mais aclamados livros do detetive Sherlock Holmes não conseguiu me prender em momento algum, o que normalmente acontece comigo em livros do Conan Doyle. Resultado: Uma leitura arrastada e um final um tanto previsível. Pretendo lê-lo novamente um dia. 


Gool (The Salt Trilogy, 2) - Maurice Gee*
Segundo livro da trilogia Sal, Gool tem tudo para ser ainda mais empolgante que o primeiro. A história tem corpo pra ser bem desenvolvida e a tendencia é que isso aconteça. O livro deverá ser publicado pela Record.

 *Não confirmado
Vocação Para o Mal - Robert Galbraith (J.K. Rowling)
O terceiro livro policial do detetive Cormoran Strike será lançado pela Rocco sob assinatura de Robert Galbraith, ninguém mais ninguém menos que J.K. Rowling. Precisa de mais motivos?

Ship of Magic (Liveship Traders, 1) - Robin Hobb
Uma grande aposta. Obra a ser publicada pela Editora LeYa. 



Gostaram das listas? Fiquem de olho no blog que tem mais por ai! Não deixe de deixar sua opinião nos comentários!

Um comentário:

  1. Também me decepcionei com Convergente. Na verdade, minha decepção começou ainda em Insurgente e no último livro só se intensificou.
    Também estou na expectativa de conferir "Vocação para o mal".
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...