27 de novembro de 2015

Resenha: Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson

Título Completo: Troca de Mensagens Entre Sherlock e Watson e outras conversas dos nossos personagens favoritos da literatura
Título Original: Texts From Jane Eyre and Other Conversations With Your Favotire Literary Characters
Autor: Mallory Ortberg
Editora: Record*
Ano: 2015
Páginas: 240
ISBN: 978-85-01-10653-7
Avaliação: ★★★

Sinopse: Se Scarlett O’Hara tivesse um plano ilimitado para mensagens de texto, ela faria de tudo para manter Ashley afastado de Melanie bombardeando o rapaz com suas tentativas de sedução pelo celular. Se Platão decidisse explicar o Mito da Caverna para Glauco por SMS, a conversa fragmentada levaria a confusões filosóficas irreparáveis. Se Lorax usasse o smartphone para impedir a ação dos destruidores da natureza, obviamente digitaria TUDO EM LETRAS MAIÚSCULAS! Troca de mensagens entre Sherlock & Watson é um mix irreverente e genial de diálogos que trazem à tona o lado mais ridículo, manipulador e bizarro de personagens da literatura e da história. Também estão presentes no livro: O pequeno príncipe, Harry Potter, Jogos vorazes, Peter Pan, O Grande Gatsby, Dom Quixote, Hamlet, Aquiles, Rei Lear, Jane Eyre, Oliver Twist, Emma, Orgulho e Preconceito, Edgar Allan Poe, O morro dos ventos uivantes, Os miseráveis, Agatha Christie, Virginia Woolf, e muito mais!

Como seria se os principais personagens dos mais diversos clássicos da literatura, dos mais diversos autores e das mais diversas épocas se comunicassem via mensagens de texto? É nessa premissa que o livro Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson se baseia.

A proposta do livro é bem divertida, o que torna a leitura irreverente e rápida. Ele é dividido em quatro partes que se distinguem de acordo com o período em que elas foram publicadas, sempre seguindo uma ordem cronológica de capítulos. Porém, em muitas etapas da obra, há uma certa superficialidade no texto, além do fato de que a falta de "novidades" ali torna, até certo ponto, a leitura bem cansativa.

Por isso, arrumei uma nova forma de leitura: Passei a "stalkear" primeiro as mensagens dos personagens de livros que já li, Como Jogos Vorazes, Os Miseráveis, Harry Potter, O Pequeno Príncipe, e outros, e só depois disso, parte para as obras que não conhecia ou que ainda não li, como Hamlet, A Ilha do Tesouro, Orgulho e Preconceito, Clube da Luta, etc. Com isso, percebi que a leitura fluiu bem mais rápido e o livro não ficou tão monótono como aparentou que ia se tornar. 
Outro fato curioso foi em relação ao nome do livro, já que diferentemente do título original, o apelo maior é para Sherlock Holmes. Claro, uma boa sacada da editora para atrair o publico, tendo em vista o carinho dos leitores brasileiros pelo detetive criado por Conan Doyle.

No mais,  Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson é um ótimo passatempo, bem humorado, que distrai bastante e passa rápido. Aliar personagens com o que aparentemente é o maior meio de comunicação entre pessoas hoje foi uma boa ideia da Mallory Ortberg. Indicado! 

GALERIA DE FOTOS:
    

Parceria: Grupo Editorial Record (Selo Record)

4 comentários:

  1. Genteeee, que bacana!!
    Não conhecia esse livro!!!
    E eu simplesmente amei a premissa!!!
    Adorei!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  2. Que criativo ^^ Muito legal mesmo, mas acho que ia querer ler as mensagens do livro só quando já tivesse lido as histórias dos personagens que as enviam, mesmo porque elas devem ter bastante referência tanto das histórias deles quanto de suas personalidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em fazer isso também mas depois percebi que não iria interferir em nada, já que em alguns trechos parece "exagerado" as conversas. Mas a ideia é sensacional mesmo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...