30 de novembro de 2015

Resenha | Stânix: O Poder dos Elementos

Título Original: Stânix: O Poder dos Elementos
Série: Stânix, Volume 1
Autor: Eder A. S. Traskini
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Ano: 2013
Páginas: 140
ISBN: 978-85-428-0057-9
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Stânix é um reino medieval que já foi habitado por humanos, anões e elfos. Durante a primeira guerra, liderada pelo tirano Syrt, o reino só foi salvo pela magia e inteligência dos elfos. Porém, a raça foi obrigada a deixar o reino, incitados pela profecia da segunda guerra. Aaron, um dos nascidos sob o sangue do primeiro grande conflito, foi deixado para trás e nem imagina o destino que lhe aguarda. Apenas ele pode salvar o reino. A profecia está dita e Stânix está em suas mãos...

 Aaron sempre sentiu-se diferente das outras pessoas do pequeno vilarejo de Mharol, como se não pertencesse ali. E ele estava completamente certo: Ele, um elfo (sem que ainda saiba), foi abandonado pelos pais e vive com seus padrinhos desde então. Pode parecer sofrível, mas logo descobriremos o real motivo deste "abandono" do garoto.

 Não bastasse esse passado pesado, uma série de sonhos estranhos que se repetem quase todos os dias o aflige. Ainda que diferente, Sora nutre ao garoto sua única amizade, e pretende ajuda-lo a descobrir o motivo desses sonhos. 

 Foi numa reunião de emergência que toda a vida de Aaron muda: Lá ele descobre que a cidade de Guil está se preparando para tomar todo o reino de Stânix e, para que Mharol não seja alvo, o pai de Sora resolve da a mão de sua filha a casamento para Joe, príncipe de Guil. Nessa jornada até a outra cidade, Aaron, Sora e Farep (que resolve ir com eles para auxilia-los) entram num ciclo de guerra, revelações e mistérios.

“Numa guerra um instante de hesitação pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nesse momento, a guerra começou para nós todos e é bom vocês aprenderem essa lição”
Página 65

 Stanix é definitivamente um livro diferente. Primeiro, por seu estilo literário (fantasia), que aborda um reino um tanto complexo, consegue se leve, prático e objetivo. As pouquíssimas páginas torna a leitura fluida e rápida, dando para ler a obra em apenas um dia.
  
 Não obstante, em certos momentos a narrativa torna-se acelerada demais, deixando alguns detalhes passar em branco, mas sem divagação. Os personagens em sua maioria não me apegaram tanto. 

 O final deixou a desejar. Não por ser ruim, mas por sentir que poderia ter sido mais explorado (principalmente quando está atingindo seu ápice) e não deixado tanta coisa pra ser resolvida no segundo livro.

 No mais, a obra me ganhou por sua originalidade, um ambiente curioso e a promessa de grandes aventuras que viram daqui a diante. No aguardo do segundo livro.

6 comentários:

  1. Olá. Esse livro parece ser bem interessante. Eu não sou lá muuito fã de fantasia mas as vezes vale a pena dar uma chance. Pena que ela não tenha te agradado muito :\\

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Acho um dos gêneros mais incríveis, principalmente pelo universo que pode ser facilmente criado por ele. Leia sim :)

      Excluir
  2. Olá!
    Estou com esse livros em mãos, ansioso para ler!
    Não gosto muito desses finais que não são bem finais também, mas é meio que comum em séries fantásticas. Fazer o que.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas por outro lado é bom que aumenta a expectativa pro livro seguinte.

      Excluir
  3. Por falar em continuação, vocês viram que saiu? Está em pré-venda no site da Arwen: www.arwenstore.com.br
    32% de desconto, tá saindo por R$ 16,90. Ainda concorre a brindes (caneca, camiseta, lápis de cor e bottons), ganha um papercraft do seu personagem preferido e o livro vai autografado =]
    Espero que gostem do segundo =]

    ResponderExcluir
  4. Por falar em continuação, vocês viram que saiu? Está em pré-venda no site da Arwen: www.arwenstore.com.br
    32% de desconto, tá saindo por R$ 16,90. Ainda concorre a brindes (caneca, camiseta, lápis de cor e bottons), ganha um papercraft do seu personagem preferido e o livro vai autografado =]
    Espero que gostem do segundo =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...