24 de agosto de 2015

Resenha | A Odisseia de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo

Título Original: A Odisseia de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo
Série: A Odisseia de Tibor Lobato, volume 1
Autor: Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Ano: 2015
Páginas: 224
ISBN: 978-85-55390-01-2
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.


 Tibor Lobato e sua irmã Sátir são crianças que, depois de uma fatídica morte de seus pais, viveram por dois terríveis anos num orfanato, até que sua vó Gailde os encontrasse. A partir daí, eles foram morar com ela no sítio da família e foi, naquele pacato lugar que eles nem imaginavam viver as suas maiores aventuras. Eles conheceram lá Rurique, um garoto com características semelhantes aos dos novos moradores do sitio e que, por isso, tornam-se grandes amigos. É através de Rurique que conhecemos sobre a temida Quaresma, período que se inicia após o termino do carnaval e que trás consigo as maiores lendas do folclore Brasileiro para aquelas bandas. 

 Logo eles descobririam todo mistério do Oitavo Vilarejo, as malignidades que uma antiga e desaparecida bruxa realizou (cuidado com a Cuca ♫), um "bonde" de porcos e estranhos desaparecimentos, como o do Sr. Pereira.


 A Odisseia de Tibor Lobato é sensacional! Além da história desenvolvida por Gustavo Rosseb ser divertida, envolvente e criativa, a obra é uma grande homenagem a cultura brasileira. O folclore e suas figuras tipicas (como o Curupira, Saci Pererê, Boitatá e a própria Cuca) estão muito bem representados nas páginas do livro, de forma atual e inovadora.

 O trio principal, apesar de parecidos, conseguem apresentar suas singularidades: Tibor é um líder nato, curioso e destemido, ainda que com algumas ressalvas, sobrando para Sátir o lado mais racional. Rurique é prestativo e de fato o mais engraçado dos três, além de ser o mais cheio de histórias relacionadas as assombrações da Quaresma

 Além da história principal, um pequeno conto ao final do livro foi inserido e também vale a pena ser conferido. Mais uma sequencia de histórias que envolvem a cultura brasileira descrita de forma diferenciada e interessante.

 O defeito maior dele: acabar cedo. A história flui tão fácil que quando você percebe já está no final da trama. É o típico livro que você sente-se triste por ter finalizado tão rápido (inevitável) e conta as horas para outra história do tipo. E, pra minha sorte e de todos os leitores, a história não acabará por aqui.

 Excelente leitura, literatura nacional infanto-juvenil muitíssimo recomendada. Fica a dica para quem busca algo bacana para ler! 

   

Parceria: Grupo Editorial Pensamento (Selo Jangada)

7 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro, ficou bem legal o post e adorei conhecer seu site!!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que curtiu o livro. Se for ler o Tibor, me mande uma crítica?

      Confira o trailer: https://youtu.be/hBHRUdtYm1M

      Excluir
  2. Ainda não conhecia esse livro, ficou bem legal o post e adorei conhecer seu site!!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu achei genial o nosso folclore estar como base no livro. É uma parte não muito detalhada que merece todo respeito e carinho possível <3
    Goooostei de saber desse envolvimento que o enredo traz, e fiquei chateada por acabar tão cedo e louca para ler e ficar com um gostinho de quero mais <3

    Adorei conhecer a obra <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah voce leu? Fico feliz em saber. Me mande uma crítica?

      Confira o trailer: https://youtu.be/hBHRUdtYm1M

      Excluir
  4. Olá!
    Que livro lindo! Não o conhecia e após saber sobre o enredo fiquei encantada, adorei a premissa! Fiquei muito curiosa para ler a obra, já que gosto de tudo que ela aborda.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que curtiu o livro. Se for ler o Tibor, me mande uma crítica?

      Confira o trailer: https://youtu.be/hBHRUdtYm1M

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...