20 de julho de 2015

Resenha: The Beatles

Subtítulo: A Única Biografia Autorizada
Título Original: The Beatles
Autor: Hunter Davies
Ano: 2015
Editora: BestSeller
Páginas: 602
ISBN: 978-85-7684-754-0
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: A única biografia autorizada da banda que definiu gerações. No auge da Beatlemania, Hunter Davies foi o único biógrafo autorizado a acompanhar John, Paul, George e Ringo junto aos amigos, colegas e familiares. Do primeiro contato com a música até a relação com o empresário Brian Epstein, as histórias de infância e adolescência dos integrantes da maior banda de todos os tempos são reveladas, assim como o processo criativo de seus álbuns. Ao longo de 18 meses, Davies reuniu um material íntimo e exclusivo — incluindo um sensacional encarte de fotos —, que se tornou referência a outros autores e admiradores. Repleta de detalhes e entrevistas, esta biografia traz também as histórias completas do Fab Four e uma letra de música escrita por George Harrison descoberta recentemente. O profundo conhecimento de Davies sobre a história do grupo e seu apelo duradouro fazem desta a biografia definitiva dos Beatles, a única produzida com a colaboração e o incentivo dos próprios músicos. 

 "With a Little Help From My Friends", eis que surge a primeira resenha de uma biografia (de fato) aqui no blog. Nada mais justo do que falar de uma das bandas que marcaram o início minha paixão pela música de qualidade: Os (The) Beatles. A obra é uma reunião de pesquisas intensas de Hunter Davies aliada à sua experiencia ao lado daquele grupo que se tornou uma das maiores bandas de todos os tempos. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

 O livro foi dividido em partes que se distinguem, especificadas em cada etapa da vida, tanto da banda quanto do quarteto individualmente:

 Na primeira conhecemos de fato a base da árvore genealógica de cada um dos integrantes da banda, sua infância e a forma como eles se conheceram. Confesso que aqui viram boas surpresas: Não sabia o quanto John Lennon foi "rebelde" principalmente no que diz respeito aos estudos. Aqui, também sabemos como foi aconteceu a "primeira formação" dos Beatles (a banda skiffle The Quarrymen) e a chegada de Ringo Starr, que alavancou significativamente o grupo.

 Na segunda vivemos a Beatlemania em sua essência: desde a loucura dos fãs britânicos ao auge que foi a conquista do território norte-americano. Conhecemos pessoas dos bastidores que, além do quarteto, fizeram a banda torna-se o que ainda é até hoje, como Niel Aspinall e Brian Epstein. Essa parte da história acontece rápida demais. Acredito que o próprio autor não tenha ainda, naquele momento, entendido de fato o que era aquele fenômeno. De desconhecidos, Os Beatles estouraram de forma tão assustadora que permaneceram meses e meses em primeiro lugar (isolado) nas paradas musicais britânicas e, futuramente, dos EUA. Polêmicos mas carismáticos, não havia quem não se rendesse ao talento do grupo.

"Nunca tenho consciência de que sou um Beatle. Nunca. Sou apenas eu mesmo. Não sou famoso. São as pessoas que fazem isso. Até elas virem até você e reagirem, você esquece."
John Lennon, Página 458

 Na terceira é quando a banda já está consolidada e no auge a muito mais tempo do que eles acreditavam. A inquietude dos integrantes aliada ao "cansaço" dos palcos faz com que aos poucos a banda se dissolva. Nessa parte não adentramos tanto, já que o livro foi finalizado antes do "fim" (desculpem a redundância) dos Beatles. Foi uma preocupação do Hunter Davies, deixar sua biografia escrita exatamente como foi feita a anos atras. Ao final, ele deixa algumas ressalvas no posfácio, como o trágico assassinato de Jonh Lennon e as vidas dos outros integrantes que seguiram seus rumos individualmente.
 De fato essa foi uma literatura maravilhosa. Sei que alguns fatos devem ter sido mexidos aqui, ocultados ali, mas não tem como deixar de apreciar esse livro. Deu pra sentir na pele o que Hunter Davies sentiu estando ao lado daquele fenômeno musical. Uma leitura essencial para todos fãs ou quem curte a banda.

Parceria: Grupo Editorial Record (Selo BestSeller)

4 comentários:

  1. Carlos, que livro lindo!!! Sou bem leiga quando o assunto é Beatlex (confesso), mas fico feliz em ver que temos aí um prato cheio de informações para os fãs do grupo. Ótima resenha!

    Abraços,
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana Fran. Acho que nem precisa ser muito fã pra se deliciar com esse livro.

      Excluir
  2. Como já disse a você esse livro tá muito lindo. Já quero! Não sou de ler biografias (meu Deus, acho que eu nunca li uma biografia o.O), mas essa dos Beatles é uma boa pedida sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a primeira biografia que leio (de fato), Monique. Não curto muito mas essa vale a pena.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...