15 de abril de 2015

Top 5: Releituras

  Faaaala galera! Provavelmente, todos tem aqueles livros excelentes que toda vez que você olha na prateleira sente vontade de reler. Há também aqueles que você vê e jamais irá tentar novamente. Mas sabem aqueles livros que, mesmo você não tendo gostado, você sente que deve reler para tentar mudar a impressão sobre ele? Pois é disso que se trata esse TopFive de hoje: Releituras de obras que na primeira vez que li não me agradaram mas que quero ler novamente. Confesso que há váaarios livros que se enquadram nessa categoria, pois apesar de não ter gostado num primeiro momento, senti que havia algo ali (e que talvez não tivesse sido o momento da leitura).

 Reforçando: Essas foram as impressões que tive na primeira vez que li mas sinto que os livros são bons e merecem uma atenção futura novamente. Sem mais delongas, eis o cinco escolhidos:

5. Os Forasteiros (Deuses e Guerreiros #1), Michelle Paver
 Com um início interessante e um meio bem mais ou menos, Os Forasteiros é um livro em que facilmente o leitor perde sua atenção para o enredo e esse foi o principal fator para ele aparecer no quinto lugar dessa lista. A estória tem um contexto interessante mas não conseguiu me prender em momento quase nenhum, e por isso, não cheguei a terminá-lo (passei perto). A falta de uma continuação (nacional) também não favorece a empolgação na leitura.




4. A Profecia de Samsara, Leticia Vilela
 Semelhante ao livro anterior da lista porém mais atraente, A Profecia de Samsara consegue prender a atenção, entretanto ainda assim não foi o suficiente naquele momento. Único livro "made in Brazil" da lista, tem história é MUITO bacana só que não me envolveu, o que me fez esquecer facilmente do que li em pouco tempo. O fator "eu" também não favoreceu a leitura, pois estava naquela "crise" de concentração que todo leitor sofre em algum momento.   



3. Eragon, Christopher Paolini
 O mais famoso dos livros aqui citados, Eragon prometeu bastante mas não cumpriu. A história começa a 220, mas também se torna monótona do meio para o fim, o que fez a leitura se arrastar por semanas num livro que não é tão longo assim. Porem, meu momento literário não era bom e tenho certeza que isso influenciou negativamente a leitura, o que faz Eragon aparecer nesse terceiro lugar. Mais uma das minha "releituras obrigatórias".




2. Bruxos & Bruxas (Bruxos & Bruxas #1), James Patterson
 Mais todos os outros, creio que defina Bruxos e Bruxas como maior decepção dos cinco (até então), diante de todo burburinho causado pelo lançamento dele e do que prometia a estória. O contexto é bacana, quero muito ler as continuações, mas preciso voltar para leitura dele, pois também não conseguiu me envolver totalmente.



1. Homem-Máquina, Max Barry
 Em termos de "prometer e não cumprir", Homem-Máquina faz com que o primeiro lugar seja dele. Eu estava louco para ler o livro na época do seu lançamento e corri pra comprar. Sim li rapidamente, não amei nem odiei, mas achei MUITO meia-boca. Havia momentos que eu pensava: "Sim, e...?". Talvez aquele não tivesse sido o momento certo de leitura dessa obra que é muito mais reflexiva do que aparenta ser e por isso eu DEVO reler o mais rápido possível. 1º lugar deste TopFive vai para Homem-Máquina, do Max Barry.

Resenha (será atualizada)



E vocês, concordam com a lista? Já teve livros que leu, não curtiu mas quer reler pra tirar esse "sentimento ruim" ou piorá-lo? Não deixe de comentar.

4 comentários:

  1. Carlos, achei bem peculiar essa sua lista de releituras. No geral fazemos isso com livros que amamos de paixão. No seu caso, você optou por reler tramas que por algum motivo não funcionaram por completo. Muito boa a iniciativa... você tem motivo para acreditar, e quer dar uma nova chance. E por que não tentar de novo? Adorei!!!!

    Abraços,
    http://www.universoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que post engraçado , mas não no sentido de fazer rir, mas sim de te fazer dar aquela risinhadinha será que pensei isso na leitura também, olha acho que quando não gosto do livro não gosto mesmo....
    e uma releitura só iria reforçar o que senti!

    espero ter consigo passar o que sinto no post...
    mas na verdade eu gostei e muito da tua ideia
    beijos

    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post! Eu estava com vontade de ler Eragon, peguei ele na biblioteca, mas acabei devolvendo, pois estava sem tempo. Estava com muitas expectativas pra ele... mas ainda penso em ler. Vamos ver o que acho da leitura rs
    Abraço

    Minha Secreta Poesia

    ResponderExcluir
  4. Ei gente!
    Ahh, sério que você não conseguiu ler Samsara? É um dos meus favoritos <3 Adoro toda a mitologia por trás do livro <3 Bruxos e Bruxas por outro lado, foi uma total decepção. Não desisti, levei a leitura até o fim, mas não foi algo fácil.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...