4 de abril de 2015

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas

Série: Supernova, Livro 01
Editora: Novas Páginas (Novo Conceito)
Autor: Renan Carvalho
ISBN: 9788581636795
Ano: 2015
Páginas: 440
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.
 Há 15 anos, Acigam foi isolada do resto do mundo. Muros ao seu redor passaram a existir, não permitindo que ninguém entre ou saia. Principal motivo: o governo pretendia proteger (e domar) a população da principal ciência que nutre o mundo: A magia! Tempos de guerra fizeram que o mesmo governo treinasse pessoas e desenvolvessem uma "raça" capaz de aniquilar todos os magos que resolveram se rebelar contra eles, praticando sua ciência ali dentro. Foi a partir dai que surgiram os Silenciadores, capazes de exterminar e fazer sumir do mapa, a todo custo, todos os magos de Acigam.

 Já nos tempos atuais, conhecemos nosso personagem principal, o distraído (para muitos) e aventureiro Leran Yandel. Com quase 18 anos, ele está em seu ultimo ano letivo no colégio e continua sendo o melhor Arqueiro da turma do Professor Cortez. Sua mãe, Laura Yandel perdeu seu marido ainda jovem e precisou aprender a criar seus dois filhos sozinha. Sim, alem de Leran, ela teve uma segunda filha, Luana Yandel. Diferentemente do convencional, Laura e Leran são irmãos que conseguem conviver harmoniosamente.

 É, através de seu avô Bretor Yandel que Leran descobre sobre os segredos da ciência que o governo tenta esconder da população e dos seus dons especiais, capaz de encantar objetos com a energia dos elementos. Alias, são 6 os elementos que compõem a criação do mundo: Terra, Ar, Água, Fogo, Luz e Trevas.

 Com o desenrolar da trama, conhecemos aquela que faria o coração de Leran bater mais forte: Judra, uma garota misteriosa e orfã, que após a morte de seus pais quando ela ainda era criança, achou em Acigam uma chance de reconstruir sua vida. 

"Desenvolvi minha própria especialidade e a aprimorei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."
Página 210

 Não irei me adentrar na história por que eu acho que todos devem ler e se maravilhar com o enredo. A sociedade presente na trama é bem tipica de um livro distópico mas que poderia fazer-se no cenário atual: pessoas ignorantes sendo manipuladas, pessoas fortes tendo que viver escondidas e um governo no qual é impossível até mesmo deles confiarem em si mesmo. 

 Surpreendente e envolvente, o autor demonstrou que não se apega a personagens, já que muitas "cabeças rolam" no livro, o que achei fantástico, já que sinto falta disso em muitos enredos fantásticos.

 A trama é muito bem desenvolvida, apresentando ao leitor uma história com um começo bem elaborado e organizado, ambientando-nos ao que será proposto, um meio forte e impactante, principalmente diante das reviravoltas e um "final" que deixa você desesperado pelo segundo livro da série.


 Por falar nisso, o livro é dividido em quatro partes (sem citar os extras), na qual três delas são narradas por Leran e uma por Judra, o que foi mais uma ótima sacada do autor, pois me deixou totalmente curioso para saber o que acontecia do outro lado da história enquanto cada um narrava (principalmente na alternância de partes Leran-Judra-Leran).

 Os personagens são todos bem elaborados, tendo presença marcante no decorrer da obra. Claro que o trio Leran, Judra e Luana são as peças centrais para que o enredo seja produzido. Ambos são tão diferentes e tão próximos em suas características que é impossível não deixar-se cativar. 

 A leitura me envolveu completamente. Não consegui encontrar erros ou pontos baixos no enredo de todo o livro. A todos fãs de fantasia e aos que admiram uma distopia, eis um excelente livro nacional que vale a pena ser conferido. Cinco estrelas e um coraçãozinho de mais novo favorito na minha prateleira!

Série Supernova:
  1. O Encantador de Flechas
  2. A Estrela dos Mortos
  3. O Satélite de Ferro

11 comentários:

  1. Olá,
    Esse livro parece ser bem bacana, sempre leio bons comentários sobre a obra e tenho vontade de conhecer, lembro o burburinho que foi quando a NC comprou os direitos de publicação...
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    A Novo Conceito realmente tá apostando bastante nesse livro.Ainda não tinha lido nada sobre ele,nem sinopse,mas admito que fiquei com vontade de lê-lo.Adoro histórias de fantasia e é difícil acharmos autores nacionais que escrevem esse tipo de história.
    Vai pra mim lista de leitura com certeza!!
    Abraços!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Carlos, é impressão minha ou a Novo Conceito tem publicado cada vez mais livros do gênero? As distopias estão realmente dominando! E isso, se pensarmos bem, é algo que deixa todos nós, leitores, bem apreensivos... no meu caso é receio de ler o mesmo do mesmo. Mas é realmente muito bom quando leio uma resenha e vendo histórias sendo reinventadas e trama com elementos bem originais. Muito bacana!

    Adorei sua resenha. Show! E o blog tá incrível! Parabéns pelo trabalho.

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei, Carlos Magno! Gostei muito da resenha!
    Eu terminei o livro e gostei bastante. Ele é bem escrito, a leitura flui com muita facilidade e o final realmente me deixou com vontade de ler o próximo livro, rs. 5 estrelas
    Abraço

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha estou com bastante receio de ler esse livro, porque eu não sou muito chegada em livros que tem muita matança, mas todos tem falado muito bem em suas resenhas e espero ter a oportunidade de ler, até porque estou com ele em minha estante, mas eu ainda não li. Enfim...

    Gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha, porque está muito bem escrita e também achei muito bom o seu ponto de vista =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-teste.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos, tudo bem?
    Todas as resenhas que eu já li até agora, só elogiam essa história. Acabei de terminar a leitura de uma distopia e posso lhe dizer que gostei muito desse gênero. E adoro fantasia, então, tenho certeza de que irei adorar esse livro que reúne os dois. Agora, corajoso o autor não se apegar aos personagens, Olha, dependendo do personagem, não sei se irei gostar disso, risos...Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Não sabia que esse livro fazia parte de uma série *-* fiquei ainda mais animada para ler agora...haha' Acho que, dos lançamentos da NC do último mês, Supernova é o que mais chamou a minha atenção, e parece que o pessoal que leu gostou bastante dele. Estou muito ansiosa para ler ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai??
    Assim que peguei Supernova para ler não consegui parar, eu devorei o livro com uma voracidade incrível hahahahaha
    Fico muito feliz que tenha gostado, eu agora indico esse livro para todos, é bom demais, não tem como não amar!
    Beijossss!

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Adorei a resenha!
    Adorei a capa e a sinopse também :33
    Estou super ansiosa para ler esse livro ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  10. Recebi esse livro recentemente e estou muito ansioso pela leitura. % estrelas + favorito, me animou mais ainda, gostei muito da resenha e espero gostar tanto do livro como você. Espero poder fazer a leitura em breve.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá... tudo bem??
    Achei a premissa da história bem interessante... desde que esse livro foi lançado fiquei curiosa pela leitura dele exatamente por ter uma parte distópica que sinto que preciso conhecer... pelo que percebi tem uma pitada de fantasia, mas acredito que não seja nada aprofundado e estou querendo o livro... xero!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...