17 de abril de 2015

Resenha: Benefício Na Morte

Título: Death Benefit
Autor: Robin Cook
Ano: 2015
Editora: Record
Páginas: 448
ISBN: 978-85-01-40363-6
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Pia Grazdani é uma estudante de medicina de inteligência excepcional e temperamento reservado. Em estreita colaboração com o geneticista molecular Dr. Tobias Rothman, da Universidade Columbia, ela trabalha na pesquisa que tenta criar órgãos de reposição para pacientes crônicos, o que poderia revolucionar a saúde pública. Através desse estudo, Pia espera ajudar milhões de pessoas. Porém, quando o laboratório vira palco de uma tragédia, Pia se vê obrigada a interromper suas pesquisas e começa a investigar, com a ajuda de um colega de turma, o que teria causado o desastre no laboratório de biossegurança. Enquanto isso, dois gênios de Wall Street pensam ter achado mais uma mina de ouro na multitrilionária indústria de seguros de vida, e concentram todos os seus esforços na tentativa de manipular dados atuariais e securitizar apólices de seguro de vida de idosos e doentes crônicos – uma fonte potencial de fortunas incalculáveis. Quando Pia e George investigam mais a fundo, uma pergunta começa a rondá-los: será que alguém estaria usando informações de seguros de vida particulares para permitir que investidores se beneficiem da morte de terceiros?

 EX-PE-TA-CU-LAR! Não tem como começar essa resenha de outra forma. O que há de tão incrível assim em Benefício na Morte? Vejamos a seguir.

 Afrodita Pia Grazdani é uma jovem de 26 anos que tem um passado cruel e pesado, fatos que fizeram ela se tornar uma pessoa reservada, sem conseguir confiar totalmente nas pessoas e, aparentemente fria, a visão dos outros. Linda por fora, destruída por dentro. Só ela sabe o que se passa dentro daquela sua própria cabeça. Ela é estudante de Medicina (doutorado em Genética Molecular) enquanto trabalha em paralelo no Centro Médico da Universidade Columbia. Seu grande parceiro, George Wilson (radiologia), nutre um amor oculto por Pia, já que, por experiencia própria, sabe que conquistá-la é um sonho quase impossível.

 Enquanto isso, Dr. Tobias Rothman é uma pessoa difícil de tratar: Arrogante, antissocial e capaz de fazer as pessoas tremerem só de se aproximar. Rothman é a tipica pessoa que precisa usar uma casca em sua volta para que o mundo seja mais fácil dele lidar. Ele e seu parceiro Dr. Junichi Yakamoto estão trabalhando em uma pesquisa que pode revolucionar não apenas a ciência como todo um mundo: Regeneração/reconstrução de qualquer órgão de um ser a partir das células tronco induzidas. Satisfeito com o trabalho exercido por Pia na Universidade Columbia, ele a convida para participar de sua pesquisa.

 Por outro lado, há pessoas que não se satisfariam nada com essa pesquisa e estariam dispostos a fazer o que for preciso para que ela não vá adiante. Eles usam a empresa LifeDeals para comprar apólices de seguros de vida mais baratos a partir de dados atuariais. Eis que começa uma guerra secreta (e indireta) de gato-e-rato no qual a corda tende a partir para o lado mais inócuo.


 Primeiro livro do Robin Cook que leio e já é possível entender porque ele é considerado o mestre dos thrillers médicos. A história criada por ele, flui como cachoeira, mesmo com suas quatrocentas e tantas páginas. Cook destrincha todos os termos técnicos e "coisas estranhas" citadas por intermédio dos seus personagens. A originalidade da obra é visível, o que enobrece a leitura. 

 Seus personagens (todos eles) conseguem exercer suas funções para com a trama de forma única. A Individualidade de cada um faz com que as tensões, o clima e a dissolução dos fatos sejam bem aplicadas no decorrer das páginas.

 A história tem um contexto interessantíssimo, que não se perde em momento nenhum com seu desenrolar. Não consegui indicar pontos negativos da obra, mesmo que admita que em alguns momentos alguns aspectos sejam um tanto exagerado, mas nada que desfigure o intenção do livro. 

 O final, apesar de não ser o esperado (acreditava que haveriam maiores revelações, surpresas, bang-bangs... - o que não quer dizer que não haja), também me agradou. A sensação é meio que "ah, não era isso, mas tá bom assim". 5 estrelas e um coraçãozinho para validar o mais novo livro favoritado em minha estante.

5 comentários:

  1. Oi! Adorei conhecer este livro, desde o título já fiquei interessada. Li há algum tempo um livro que também tratava deste tema, pesquisas sobre células tronco, e o tema é realmente interessante, fiquei com vontade de acompanhar esta estória também. Muito bom saber que a leitura fluiu bem, apesar de ser um livro grosso, deve prender muito o leitor. Vou colocar na lista agora mesmo, ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Partiu colocar esse livro na lista de desejados...
    é só o que eu tenho a te falar depois dessa maravilhosa resenha só isso
    fiquei super curiosa aqui!
    e já me contagiei pela história...
    mil beijos

    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vamos com calma ai. Tu escreve tão bem, fiquei com vontade de sair a caça desse livro pra ler agora mesmo. Eu ando precisando de uns thrillers, e esse me parece o perfeito. Gosto de quem vai direto ao ponto, e aparentemente você é desses, amei. Lindo blog por sinal :)

    Abraços

    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gente!
    Ahhh, esse livro ai tem sido otimamente criticado pelo pessoal que recebeu a cortesia. Thriller não faz muito meu estilo, então não me vi muito atraido pela leitura, mas o fato do autor sempre altamente aclamado na crítica já deve ser um ponto a ser levado em consideração. Afinal, pelo que você descreveu, a leitura fluiu bem rápido. Quem sabe eu não dê uma chance no futuro.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. eiii
    eu não sei se compraria este livro pois não gostei da capa e nem do assunto que ele aborda e já vi várias resenhas e nenhumas delas me chamaram a atencão, achei que ele entra muito em si no assunto abordado no texto esquecendo do drama da historia no meu ponto de vista. bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...