31 de março de 2015

HQ: Cânone Gráfico, Vol. 1

Subtítulo: Clássicos Da Literatura Universal Em Quadrinhos
Título Original: Graphic Canon
Organização: Russ Kick
Autores: Hunt Emerson, Peter Kuper, Robert Crumb e Will Eisner
Editora: Barricada (Boitempo Editorial)
Páginas: 456
Ano: 2014
ISBN: 978-85-7559-399-8
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: A fantástica antologia Cânone gráfico reúne talentosos quadrinistas e lendários artistas gráficos com o melhor da literatura de todos os tempos. O primeiro volume da trilogia chega ao Brasil pelo selo Barricada e reune algumas dezenas dos maiores artistas gráficos contemporâneos para interpretarem, só com ilustrações, cenas de clássicos da literatura universal, das primeiras experiências literárias da humanidade até o final do século XVIII, como A divina comédia, de Dante Alighieri; Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare; e As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Organizada pelo escritor Russ Kick e lançada originalmente nos Estados Unidos em 2012, a antologia foi elogiada pelos jornais The New York Times e The Guardian, e é considerada “a Bíblia dos quadrinhos”.


 É um dos meus principais desafios já feitos aqui no blog conseguir descrever a imensidão cultural que é Cânone Gráfico. Organizado por Russ Kick, é evidente o trabalho que foi preciso para reunir, em um único livro, vários clássicos da literatura mundial em forma de quadrinhos, em suas mais diferentes formas (de escrita e de desenhos), línguas e culturas. 

 Lançada pelo selo Barricada (da Boitempo Editorial), a obra possui adaptações de livros dos mais celebres escritores (e ilustradores) e distinto em suas vertentes, abordando temas políticos, religiosos, sentimentais, e outros, através de obras tradicionais como Ilíada, A Divina Comédia, Rei Lear, Viagens de Gulliver, A epopeia de Gilgamesh (que tem sua arte representada na capa do livro) e até mesmo o livro de Apocalipse, o mais "impactante" de toda a Bíblia Sagrada.

 Mais que uma simples coletânea, Cânone Gráfico é uma obra artística de seu planejamento à sua estruturação. Pensa que nele encontra-se apenas os Quadrinhos? Não! Antes de começar cada "aventura", temos um breve resumo da mesma visando não só o aspecto da história mas também o que o ilustrador quis propor com aquilo.

Ao final do livro (dos quadrinhos, melhor dizendo), Liz Byer reuniu referencias de leituras complementares para que os leitores possam ler futuramente (ou previamente) e ficar mais apto a proposta das estórias, como se fossem referencias bibliográficas.

"Cada peça vale por si, mas juntas formam um vasto caleidoscópio de arte e literatura. Um arco-íris de abordagens visuais foi aplicado ao tesouro dos grandes escritos do mundo, e algo maravilhosamente novo ganhou forma. Esse é o ponto principal do Cânone gráfico. Ele pode ser encarado como uma ferramenta educativa, e espero que seja usado dessa maneira."

 Levando em consideração a estruturação do livro, parabenizo todos os envolvidos (seja pela edição original quanto pela edição Brasileira), desde sua organização à suas traduções (créditos a Magda Lopes e Flávio Aguiar), que consegue adequar-se corretamente a cada "traçado" e enredo a ser proposto naquele momento.

 Não posso negar que demorei bastante tempo lendo-o, pois queria absorver cada detalhe. Meus quadrinhos favoritos da coletânea foram: Dom Quixote, do Miguel Cervantes (Arte de Will Eisner), Medeia, do Eurípedes (Arte de Tori McKenna), o Soneto 18 de Shakespeare (Arte de Robert Berry) e o livro de Apocalipse do Novo Testamento (Arte de Rick Geary).

 O projeto "Cânone Gráfico" terá três volumes (Fonte: A Tarde) e o segundo já está sendo preparado pela Boitempo. Gostou? Não deixe de colocar sua opinião nos comentários!

::::::::::: GALERIA DE FOTOS ::::::::::: 
  
  
   
Clique Para Ampliar

Legenda (Livro e Página):
01 - Medeia (55) | 02- Última Balada (238) | 03 - Dom Quixote (350)
04 - Eneida (112) | 05 - Inferno - Dante Alighieri (223) | 06 - Uma Proposta Modesta (414)
07 - Rei Lear (336) | 08- Apocalipse (122) | 09 - Sonho de Uma Noite de Verão (331)

2 comentários:

  1. Oie more... que legal...
    sabes que não sou muito de quadrinhos...
    só leio zé carioca,,,,
    hahahahaha
    beijoss adorei post
    :)
    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, nossa adorei conhecer esse quadrinho, gostei bastante do jeito que é feito, e esses traços são incríveis !

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...