22 de fevereiro de 2015

Top 5: Livros do Oscar


 Já no clima da cerimonia de premiação do Oscar 2015 que acontecerá nesse domingo (22), decidi ir além e ressuscitar o Top Five de forma diferente: relacionar os cinco melhores livros (na minha opinião, claro) que foram adaptados para os cinemas e ganharam alguma estatueta. A ordem de escolha foi definida pela minha preferencia e de acordo com o melhor equilíbrio de qualidade entre livro e filme (independentemente se foi bem adaptado ou não). Então, eis o cinco escolhidos!

5. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

 (Vencedor nas Categorias Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia - 2002)

O único livro da trilogia que foi lido por mim até então, conseguiu garantir o quinto lugar nessa lista por seu enredo. Escrito pelo gênio J.R.R. Tolkien, a estória foi adaptada para os cinemas nas mãos do diretor Peter Jackson, que viria a se tornar reconhecido mundialmente pelo seu trabalho na produção dessa trilogia (e futuramente, na trilogia de filmes de O Hobbit). Com um brilho e um toque singular em sua forma de ser transmitida, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é um filme/livro cativante e viciante. 5º lugar garantido na lista. 

4. O Assassinato no Expresso Oriente

(Vencedor na Categoria Melhor Atriz Coadjuvante - 1975)

 O mais antigo vencedor (e desconhecido) dessa lista, O Assassinato no Expresso Oriente é uma adaptação da obra de Agatha Christie e aparece aqui devido sua fantástica semelhança ao roteiro original. Com um crime complicado a ser descoberto, Poirot precisa descobrir a solução sem sair daquele trem. Fica a indicação do filme para quem ainda desconhece-o. 

3. Bilionários Por Acaso (livro)/A Rede Social (filme)

(Vencedor na Categoria Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado - 2011)

 Numa obra-biografia do criador do Facebook Mark Zuckerberg, conhecemos todo o processo de desenvolvimento daquela que se tornaria a maior rede social do mundo, todas as manipulações, desavenças e conquistas que aquele novo mundo proporcionaria para os envolvidos. Ainda que para muitos a estória seja parada tanto no livro quanto no filme, consegui criar afeição pelas duas de forma igual, absorvido em cada detalhe do seu desenrolar. 


2. As Aventuras de Pi

(Vencedor nas Categorias Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Diretor - 2013)

 O Oscar 2013 foi, na minha opinião, o mais equilibrado em termos de qualidade nos últimos anos. Dentre os excelentes filmes que competiram nas mais variadas categorias, um me conquistou de vez: As Aventuras de Pi. Polemica a parte (devido a suspeita - que faz jus - de plágio da obra Max e Os Felinos) a estória foi retratada nas telas de forma linda e brilhante. Com efeitos visuais únicos e bem colocados, a adaptação seguiu fiel ao que foi proposto por Yann Martel em seu livro, respeitando os bons aspectos do mesmo. 


1. Os Miseráveis

(Vencedor nas Categorias Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Atriz Coadjuvante - 2013)

And the Oscar Goes To... Os Miseráveis! Num musical arrepiante, com atuações fantásticas e figurino e maquiagens impecáveis, a adaptação da obra de Victor Hugo foi, na minha humilde opinião, o melhor filme de 2013 (com direito atuação e tudo mais na cerimonia) e que mereceu o topo dessa lista. Com enredo incrível (e cantado), a obra faz os olhos brilharem, independentemente se você já leu o livro ou não. 



E vocês, concordam com a lista? Algum a acrescentar? Comente!

7 comentários:

  1. Olá Carlos,
    Bem legal seu post de "preparação" para o Oscar! Admito que não tive tempo ainda de ver a maioria dos filmes indicados (sendo que alguns ainda nem chegaram nos cinemas brasileiros), mas estou ansiosa para ver o vencedor. Além disso, preciso ver urgentemente "Os Miseráveis" - li o livro, mas ainda não vi a adaptação!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena. Te indico ver Whiplash e O Jogo da Imitação. Vale a pena conferir Birdman também, o grande ganhador do prêmio. Quanto a Os Miseráveis, considero uma excelente adaptação, principalmente por se tratar de um musical. Fica as dicas.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" foi um ótimo filme, fora alguns detalhes a adaptação é muito fiel, Peter é um ótimo diretor!
    Nunca li "As Aventuras de Pi", mas eu adorei o filme quando saiu no cinema!
    Os outros eu ainda não conhecia!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor dos Anéis achei as mudanças necessárias para que o filme não ficasse monótono, já que não influenciou negativamente na estória. As Aventuras de Pi é sensacional (livro e filme). Confira os demais, vale a pena!

      Excluir
  3. Ei, Carlos Magno!
    Ainda não assisti nenhum desses filmes, mas tenho interesse em "O Senhor dos Anéis", "As Aventuras de Pi" e "Os Miseráveis".
    Adorei o post!!
    Abraço

    minhasecretapoesia. blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos,
    Adorei a ideia do seu post!
    Não sou fã de Senhor do Anéis... tentei os filmes e não rolaram e principalmente, a história em si não faz muito meu gênero.
    Morro de vontade de ler Os miseráveis por isso ainda não vi o filme. Ambos tem comentários extremamente positivos por aí e estou curiosa para ler/assistir!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
  5. Carlos, eu adorei sua ideia de categorizar grandes filmes em uma data tão simbólica como esta. Dos citados, fiquei muito feliz em ver os miseráveis... produção majestosa que realmente mereceu as estatuetas que conquistou. No mais, preciso muito ver o assassinato no expresso do oriente.

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...