5 de janeiro de 2015

Resenha: Star Wars - Herdeiros do Império

Título Original: Heir To The Empire
Série: Star Wars: Trilogia Thrawn
Editora: Aleph
Autor: Timothy Zahn
ISBN: 978-85-8057-301-5
Ano: 2014 (reedição)
Número de páginas: 472
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo jogos, filmes e animações.


 Eis que a tão aguardada Trilogia Thrawn foi relançada no Brasil pela Editora Aleph. Aquela que é considerada a continuação não oficial (ou nem tanto) mais aceita (inclusive pelo próprio George Lucas) de último episodio da série Star Wars, O Retorno de Jedi (tanto filme, quanto livro), teria uma árdua missão de conseguir trazer aos olhos os mesmos encantos que as trilogias oficiais. Conseguiu? Veremos logo a seguir.

 O império veio ao chão! Anos após a destruição da estrela da morte e o fim do legado de Darth Vader e do imperador Darth Sidious, a nova republica tenta se restabelecer e ganhar forças nos lugares mais inósptos da galáxia. Leia Organa treina para se tornar um Jedi, mesmo grávidas de gêmeos do eterno piloto da Millenium Falcon, Han Solo. Luke Skywalker, irmão de Leia, ainda sente falta de seus antigos mestres, Yoda e Obi Wan, que curiosamente ainda se faz presente no memória do Jedi. 

 Mas claro, que eles não estariam livres de todo mal. O "câncer" que sobrou do antigo império tenta se reerguer, agora comandados pelo inteligentíssimo grão-almirante Thrawn a bordo do destróier Quimera, que mesmo sendo o "lado negro da força" conseguiu ganhar meu respeito (algo MUITO natural de acontecer nessa saga, não? - Ponto positivo para Timothy Zahn). O perigoso Thrawn ainda busca novos aliados para combater os antigos Rebeldes, encontrando apoio no clone Joruus C'baoth, um outro Jedi Jorus C'baoth (com um "U" apenas) criado pelo maligno Imperador Palpatine/Sidious quando em vida.

 A aventura é de fato frenética. Novos personagens como Mara Jade, que nutre um ódio inexplicavel (até então) por Luke Skywalker unem suas ótimas características desenvolvidas por Zahn à personagens clássicos da saga, como o wookie Chewbacca, os dróides C-3PO e R2-D2 e o ex-contrabandista Lando Calrissian, agregando ainda mais valor a obra.

 Outro ponto positivo (agora estória a parte), foi a edição desenvolvida pela editora Aleph, que criou um dos livros mais belos da minha estante, tanto com sua capa como com seu conteúdo (ilustrações capitulares, material de capa e folhas, etc). Como ponto negativo, talvez, algumas cenas muito alongadas com diálogos desnecessários, que em alguns momentos não contribuíram muito ao enredo.

 Apesar de o livro ser muito bom e indicar a todos, creio que quem já está ambientado à série curtira muito mais as aventuras aqui descritas. Fica a expectativa para a continuação da saga, que já foi confirmada pela editora. 

Star Wars: Trilogia Thrawn
  1. Herdeiros do Império
  2. O Despertar da Força Negra
  3. A Última Ordem

11 comentários:

  1. Carlos, eu (provavelmente) sou uma das únicas pessoas deste universo que não está ambientada a Stars Wars. Talvez por isso eu tenha ficado 'boiando'... mas sei que você curte bastante, e o livro parece ter agradado muito. Realmente, para quem é fã da trama, esta é uma ótima pedida.

    Abraços.
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente quem não está ambientado a série deve ficar boiando quando ve um "sétimo" livro, é natural. Mas vale muuuito a pena para quem curte. Super bacana o livro.

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Ainda não li nenhum dos livros, mas morro de vontade... rsrsr
    Adorei sua resenha, ficou ótima!

    Beijos,
    Juh http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Tenho vontade de ler essa trilogia mas não consigo ver uma continuação depois do sexto filme, tenho tanto temor desses livros quanto tenho da trilogia que a Disney lançará, talvez algum dia eu leia.
    Abraço

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que tenho mais medo dos filmes da Disney que dessas continuações "não oficiais". Essas pelo menos dão pra gente rotular de "fanfic de luxo", ai qualquer erro é aceitável, mas os filmes... Veremos!

      Excluir
  4. Olá! Curto muito o filme de star wars, mas já ler o livro, acho que não é para mim.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É basicamente a mesma coisa, as aventuras tem a mesma emoção. Claro que os filmes são melhores (nesse caso), mas vale conferir.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Adoro os filmes mas acredita que não conhecia os livros? Adorei sua resenha e super me deixou com vontade de ler...

    Cheguei aqui no seu blog hoje mas já estou seguindo... Com certeza vai me ver mais vezes por aqui! Parabéns pelo conteúdo.

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  6. A tristeza é que quero um link para baixar a trilogia e ainda não consegui....
    :(
    Antes de comprar os livros quero dar uma conferida.pois acho que os novos filmes serão. perfeitos mas porém, não seguiram os moldes dessa trilogia de Thrawn,já vimos o Harrison mais velho no trailler que para ser uma adotação desse não poderia acontecer.

    Amigo se puder e achar um link confiável para baixar os 3 livros agradeço.
    Me add no Face: Emanuel Bruno Martins
    ou respode awwweeee já com o link

    valew valew

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...