8 de dezembro de 2014

Resenha: Coração de Tinta

Título Original: Tintenherz
Série: Mundo de Tinta
Editora: Seguinte (Cia. das Letras)
Autor: Cornélia Funke
ISBN: 978-85-359-0772-8
Ano: 2003
Número de páginas: 456
Avaliação: ★★★★
Sinopse:  Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, alem de exímio encadernador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, da vida às palavras, e coisas e seres das historias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídica, quando sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada de Mo trouxe a vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de Tinta – e acabou mandando para lá sua mulher. Meggie não conhece essa história, ate que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem preta, e no ombro um estranho bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa – os dois têm muito a conversar. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a idéia que Meggie tem sobre os livros e suas historias.

 Imagine só, você está lendo para alguém o seu livro favorito quando, de repente, surge em sua frente aqueles personagens que você acaba de narrar. E pior: no lugar da chegada deles, a pessoa para que você está lendo some, pois ela acabou de entrar no livro (literalmente falando). Pois é nesse imbróglio que Mortimer Folchart (ou simplesmente Mo) se encontra.

 Sem saber que possuía um dom surreal de trazer a vida acontecimentos e personagens de qualquer livro que ele leia. Alguns anos atras, quando sua filha Meggie ainda era bebe, ao ler para sua mulher, Mo (também conhecido como Língua Encantada) trouxe a vida alguns personagens de um livro chamado Coração de Tinta: Capricórnio (o vilão da história) e seu capanga Basta, além de Dedo Empoeirado, um saltimbanco "dominador do fogo" e sua marta de estimação. Enquanto Dedo Empoeirado faz questão de sair do caos que é o mundo real e voltar para o seu "habitat natural", Capricórnio se adapta a terra e não quer em hipotese alguma voltar para os livros. No meio dessa baderna, Mo tenta descobrir um jeito de tirar sua mulher de dentro do Coração de Tinta, enquanto Capricórnio corre contra o tempo para destruir qualquer vestígio/exemplar que exista da obra.

 Os anos passam, Meggie cresce e se torna uma amante e devoradora dos livros, uma paixão pelos livros herdada pelo amor que seu pai tem pelos mesmos. Ela não sabe dos dons de Mo, do que aconteceu com sua mãe a quase dez anos atrás, ou por que sua vida iria tomar os rumos que tomariam. Nesse meio tempo, Meggie viria conhecer sua tia Elinor, que tem como única razão de sua vida os livros, sendo ela capaz de possuir uma das maiores e mais incríveis bibliotecas, dentro de sua própria casa. Seus livros, intocáveis!

 Mo, desde aquele fatídico dia, evita de ler em voz alta quaisquer que seja o livro, fato que o impede de fazer uma das coisas que mais gosta(va) e que, com toda certeza, faria todos os dias para sua filha. O passado já não assustava tanto Mo, que hoje trabalha como encadernador de livros antigos. Não assustava, até que ele volta a bater em sua porta...

 Coração de Tinta tem um enredo encantador. A autora conseguiu desenvolver uma excelente proposta, principalmente no fato de criar um livro dentro de um outro livro. A paixão pela leitura é evidente em todas as páginas da obra. Os personagens são ótimos, mesmo! Dos vilões aos mocinhos, são todos bem trabalhados. Não costumo falar das características físicas de livro em resenhas, mas dessa vez não deixarei passar. Além de possuir varias ilustrações que representam muito bem o contexto que se enquadram, o livro possui como introdução de capítulos vários trechos de outros livros super conhecidos, como Peter Pan, Senhor dos Anéis, A Ilha do Tesouro e até mesmo Fahrenheit 451. A diagramação e estruturação da obra foi bem acertada pela editora. Mais um ponto positivo para a obra.

 Mas afinal, por que mesmo com tantas qualidades você não deu nota máxima ao livro, Carlos Magno? Simples: não sei dizer ao certo. Mesmo tendo gostado bastante da leitura, que fluiu como água, achei que faltou algo no enredo e em alguns momentos, cansativo. Aquela coisa, que você acha que vaai... mas não vai. Nos primeiros capítulos me senti deslumbrado com aquilo tudo, mas com o decorrer da história senti um vazio entre uns momentos e outros e o ritmo da história e da leitura ficou um pouco lento, o que me desagradou um tanto.

 Encantador, mas com suas ressalvas, Coração de Tinta vale e muito a leitura... e muito cuidado quando voltar a pensar em trazer a vida as histórias que você lê. E fiquem ligados, em breve as resenhas dos próximos volumes da série!


Série Mundo de Tinta:
  1. Coração de Tinta
  2. Sangue de Tinta
  3. Morte de Tinta

24 comentários:

  1. Este livro será minha primeira leitura em 2015! Ótimo post! Abraço!
    caixinhadadea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros que quero muito ler e essa vontade vem há muito tempo, cada informação a mais que leio dele a vontade aumenta. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo a leitura. Quase todos que eu sei que leu, gostou.

      Excluir
  3. Estou com vontade de ler esse livro há muito tempo, mas nunca consigo. Sua resenha aumentou mais ainda essa vontade! Sem falar que essa capa é linda e as ilustrações me animaram, acho que quando estamos um pouco cansados elas ajudam rs
    Beijo
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos por ai mesmo. São mais ilustrações no fim de cada capitulo, não exatamente no meio da historia.

      Excluir
  4. Sua resenha está muito boa, quero muito ler esse livro, mas minha lista já está muito grande. :(
    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Comprei a serie mundo de tinta e quero começar 2015 com ele! Sempre foi um desejo meu ler esaa historia, nao vou tardar a fazer isso :3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Carlos,
    Assisti só um trecho da adaptação no Netflix, mas me deixou muito curiosa para ler o livro, e com sua resenha mais ainda. Fica para uma das promessas literárias de 2015!

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. De fato só li o livro depois de assistir o filme, que despertou minha vontade a partir dai.

      Excluir
  7. Sou muito doido pra ler esse livro, pretendo ler ano que vem!

    criativare-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Calma que eu quero chorar com essa resenha.
    Esse é um dos livros que eu mais quero! Adoro a história.
    Até agora só pude assistir ao filme, mas tenho certeza que o livro é bem melhor!

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! ^^ O livro é muito superior ao filme. O filme não consegue encantar como o livro, parece uma fantasia qualquer. Pode ler, você vai gostar! :)

      Excluir
  9. Olá, sempre vejo pessoas elogiando o livro. Parece ser uma história encantadora, quero ler algum dia. Ótima sua resenha.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu amoooo esse livro! Não sei porque mas acabei não lendo os próximos livros, mas pretendo fazer isso em 2015. Concordo com você que em alguns momentos a história pareceu meio lento, tipo vai não vai, mas no geral eu gostei bastante!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To no mesmo dilema. Gostei do primeiro mas até hoje nem sequer toquei no segundo. Irei fazer isso em Janeiro (assim espero).

      Excluir
  11. Parece ser realmente intrigante, Carlos. Ter a oportunidade de ter todos os personagens assim, eu acho que ficaria doidinha, rs.
    Mas, é meio complicado quando a história não tem aquele up, um enredo bem feito que não deixe a leitura cansada e tal. Mas mesmo assim gostei e fiquei curiosa para ler e também para saber a continuação.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é tão bom que me incomodou esses momentos de baixa. Poderia ser muito melhor sem eles. Merece sim ser lido. A continuação em breve aparecerá por aqui.

      Excluir
  12. Esse é um dos livros que mais quero ler, a história parece ser tão envolvente e intrigante...

    metamorfose-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muuuito envolvente, de fato. Vale a pena conferir.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...