27 de dezembro de 2014

Melhores do Ano: 2014


 Com 2015 batendo a porta, chega a hora daquela nostalgia do que foi feito em 2014. O número de livros lidos esse ano foi inferior ao ano passado, porém foram lidas obras MUITO maiores e melhores que no ultimo ano, o que leva a conclusão que 2014 foi um ano muito produtivo. Mediante a isso, irei agora listar pelos menos quatro livros em cada categoria a ser citada: Melhores do ano, piores/decepções, surpresas, séries literárias que comecei, os maiores desejados e as cinco leituras obrigatórias para 2015. Vamos ao que interessa! 

OS MELHORES
 Indiscutivelmente, li boas obras em 2014, sendo uma parte dela leituras que há tempos eu queria fazer. Os Miseráveis (volume duplo) encabeça a lista. Uma obra fantástica e que eu considero a melhor que eu já fiz em minha vida. Na sequencia, Star Wars: A Trilogia, que conta a história já conhecida por todos da saga que eu amo. Os cinco escolhidos como melhores foram:

  1. Os Miseráveis, Victor Hugo
  2. A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin
  3. Star Wars: A Trilogia, George Lucas
  4. Marina, Carlos Ruiz Zafon
  5. Efeito Manticore, G.Brasman e G. Norris
OS PIORES/DECEPÇÕES LITERÁRIAS
 Ainda que poucas, houveram livros que ou prometiam muito e não cumpriram ou que eram ruim de fato (o que não se enquadra em nenhum dos que serão listados - até a terceira posição). Coube a Assalto Ao Banco Central o título de pior leitura de 2014. Os quatro (apenas) escolhidos foram: 

  1. Morte Súbita, J.K. Rowling
  2. O Circo da Noite, Erin Morgenstern
  3. Se Eu Ficar, Gayle Forman
  4. Assalto Ao Banco Central - J. Monteiro e Renê Belmonte

SURPRESAS 
 Sabe aquela sensação boa que da quando você pega um livro não tão conhecido (ou desconhecido) e descobre em ele uma história incrível? Uma das melhores coisas que podem acontecer quando se trata de leitura, as surpresas literárias fizeram-se presentes também em 2014. Tanto livros quanto autores ganharam meu respeito (no caso de Zafón, virei fã!). Foram eles:
  1. Marina, Carlos Ruiz Zafón
  2. Eleanor & Park, Rainbow Rowell
  3. O Mago de Camelot, Marcelo Hipólito 
  4. O Alienista, Machado de Assis 
  5. A Ilha de Kansnubra e o Portal Perdido, Andrews Ulisses

SÉRIES INICIADAS (e não finalizadas)
 Séries literárias, uma das coisas que mais curto, fizeram-se presentes em 2014. Abaixo, todas aquelas que iniciei esse ano e que ainda não acabei, ou por que não foram lançados a continuação ou por que simplesmente não quis começar os volumes seguintes. Foram esses: 
  • Cormoran Strike, Robert Galbraith (J.K. Rowling)
  • As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin
  • Starters, Lissa Price
  • Algoritmos Sagrados, M. L. Pontes
  • Mundo de Tinta, Cornélia Funke
  • Star Wars: Trilogia Thrawn, Timothy Zahn
  • Petrus Logus, Augusto Cury
  • Crônicas dos Senhores de Castelo, G.Brasman e G. Norris

WISHLIST - 5 Primeiros
 Ainda que a lista de desejados esteja enorme, há aqueles que encabeçam a lista. De Stephen King à George R.R. Martin, esses são os cinco primeiros da lista: 

  • Sob a Redoma, Stephen King
  • A Arma Escarlate, Renata Ventura
  • A Queda do Governador - Parte 2, Robert Kirkman
  • O Sangue do Olimpo, Rick Riordan
  • O Dragão de Gelo, George R. R. Martin

LEITURAS OBRIGATÓRIAS PARA 2015
 Outra lista que está enorme é a de leituras, que também possuem aqueles livros que considero de leitura emergencial e que não passaram do novo ano (primeiro semestre, de preferencia). São eles:
  1. Maré Vermelha, G.Brasman e G. Norris
  2. A Sociedade do Anel, J. R. R. Tolkien
  3. Fahrenheit 451, Ray Bradbury
  4. Sob a Redoma, Stephen King
  5. A Tormenta de Espadas, George R. R. Martin



 Então pessoal, esse é a última postagem do ano aqui no Cantina do Livro. Foi muito bom poder compartilhar com vocês as minhas desventuras e aventuras literárias em 2014, conhecer novos livros, autores e blogs. Que 2015 venha com tudo. Vejo vocês ano que vem! 

CANTINA DO LIVRO

        20 comentários:

        1. Olá
          Incrivelmente eu não li nenhum dos que listou mas nos casos de King, Machado de Assis e Martin não é preciso ler para concordar com a escolha.
          Abraços

          http://chacomresenha.blogspot.com.br/2014/12/resenha-quissama-book-tour.html

          ResponderExcluir
        2. Olá!

          Gostei muito de seu blog, parabéns ^^
          Olha, eu amei Os miseráveis, todos falavam de Se eu ficar e eu realmente não tive nenhum interessei por ele, até porque não sou fã de livros que possuem continuações, ainda não pequei As crônicas de gelo e fogo senão vou garrar em outras leituras rs.

          Que venha 2015 0/

          Abraços e ótimo fim de semana, seguindo!
          De tudo um pouco

          ResponderExcluir
        3. To querendo muito ler Star Wars, mas será que ele é tão bom quanto os filmes?

          http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Essa trilogia é o filme em forma escrita, literalmente! Vale a pena conferir. #SouFã

            Excluir
        4. Adorei o post!
          Alguns livros aí eu tenho vontade de ler.
          Também fiquei decepcionada com Morte Súbita, nem consegui terminar de ler :(

          metamorfose-literária.blogspot.com

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Morte Súbita eu consegui terminar. Curiosidade foi maior. kk

            Excluir
        5. Olá,
          Gostei da retrospectiva, confesso que eu gostei também de Se eu ficar, rsrs. Sob a redoma eu estou morrendo de vontade de ler e preciso tomar coragem pra baixar a série. Quero muito ler Eleanor & Park.
          Beijos.
          Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. A Série que fez minha vontade de ler Sob a Redoma aumentar. É louca mas eu amo. Eleanor e Park me surpreendeu positivamente. Se Eu Ficar, o contrário. Achei bem mais ou menos. Mas no geral, o ano foi produtivo

            Excluir
        6. Preciso ler Marina e os Miseráveis, depois do post aumentou minha vontade e estou curiosa para conhecer Eleanor & Park.

          Beijos!
          livrosdawis.blogspot.com.br

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Dois livros mais que excelentes! Eleanor e Park também é legal. Me surpreendeu, já que não aprecio muito o genero.

            Excluir
        7. Achei bem legal a sua listinha... não sei se faria um post assim, mas gostei da forma como vc colocou os melhores, mas queria saber porque achasse o morte subita um livroiruim? Ainda nao li mas está na minha lista Bjos

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Não achei ele um livro ruim, mas me decepcionou, tanto por ter uma estória que prometia quanto por ser de quem é. Esperava muito mais.

            Excluir
        8. Desses que voce listou eu ali apenas Se eu ficar, mas não gostei muito
          http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/sombra-e-ossos_29.html

          ResponderExcluir
        9. Hey, te marquei numa tag! Não sei se você gosta de responder, mas essa é bem legal!
          http://osdragoesdefogo.blogspot.com.br/2014/12/tag-liebster-award.html
          =D

          ResponderExcluir
        10. Os únicos que já li foram Os Miseráveis, li na escola, Morte Súbita e O Senhor dos Anéis. Achei os três bons, mas desses acho que o melhor realmente foi os Miseráveis.
          http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

          ResponderExcluir
        11. A Guerra dos Tronos --> o mais top da galáxia pqp que livro é esse o/
          Eleanor & Park eu li, achei um pouco surreal, mas gostei muito.
          Miseráveis tá minha lista de desejos há muito tempo ~~

          ResponderExcluir
        12. Carlos, adorei suas metas. Queria fazer alguns comentários...

          - Marina é realmente um livro incrível, e é bom vê-lo em sua lista de top 5 melhores. Uma das metas para o meu 2015 é ler mais livros do Zafón. Ele tem uma arte peculiar que quero muito conhecer melhor;
          - UAU, tu não gostou de Morte Súbita? Uma prima minha falou esses dias que amou o livro. Não tenho vontade de lê-lo, mas vi que ele é um divisor de águas... ou você curte, ou não;
          - Tô doida pra saber o que tu vai achar de Sob a Redoma, por isso mantenha a meta (hahahahaha). Vi a primeira temporada da série e achei tão boring... :~ mas dizem que é bem diferente do livros... vamos ver né;
          - Minha última leitura do ano foi o quarto livro da série de TWD, e posso garantir que foi bom, embora algumas coisas eu tenha achado meio surreais... vamos ver o que você vai achar...

          Abraços.
          http://universoliterario.blogspot.com.br/

          ResponderExcluir

        Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...