16 de novembro de 2014

Top 5: Literatura Francesa

  Bonjour! Cada dia mais presente entre minhas leituras e prateleiras, as grandes e boas obras da Literatura Francesa tem ganhado destaque. Diante disso, fazendo alguns levantamentos, decidi hoje selecionar para o Top Five aqueles livros que mais marcaram e o porque de suas escolhas. São eles: 

5. Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
  A única das cinco histórias citadas por mim aqui que não tive oportunidade de ler a obra completa, uma dos Magnus opus do autor, Os Três Mosqueteiros nos apresenta D'Artagnan, Athos, Porthos e Aramis o personagens centrais do livro. Forma de inspiração para boas adaptações de filmes, quadrinhos e outras boas estórias, esse livro arrancou o quinto lugar do Top Cinco para si.





4. A Volta ao Mundo Em 80 Dias, Jules Verne
  Numa bem humorada aventura criada por um dos maiores escritores de todos os tempos, Jules/Julio Verne narra a aventura do "louco" Fileas Fogg que, depois de uma aposta, afirma que conseguira dar a volta ao mundo em 80 dias. A história é muito divertida e bem estruturada, mostrando a capacidade incontestável da escrita de Verne, obrigatoriamente deveria estar nesse Top Cinco.

3. Vinte Mil Léguas Submarinas, Jules Verne
  Assim como as boas propostas impostas por Verne em "A Volta ao Mundo Em 80 Dias", nessa obra conseguiu impor uma visão "futurista" pouco vista em obras daquela época até então, como essas expostas nessa postagem que conta as 5 incríveis previsões de Júlio Verne que se tornaram reais. Injusto seria não citar algo desse nível aqui. A obra poderia alcançar uma posição mas alta, mas veremos agora por que não...


Sobre o Autor


2. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exuperý
  Por que o segundo lugar tem dono! Um obra inocente capaz de revolucionar uma visão sobre a vida e tudo o mais. Foi dessa forma que a história do principezinho conseguiu conquistar meu coração (e de quase todos que puderam ler - ou todos?) e se tornar um dos meus livros favoritos em todos já lidos. Não há muito mais o que falar sobre a obra já que rescrevi uma resenha sobre ela por aqui. Interessados ↓
1. Os Miseráveis, Victor Hugo
 Aquele que tem sido considerado por mim "a minha melhor leitura de todos os tempos", Os Miseráveis tem tudo o que se pode procurar em qualquer obra de literatura: altas doses de aventura, romance, drama, ficção entre outros todos. Já tentei limitar os meus sentimentos sobre a obra na resenha que fiz (sem muito sucesso - confira aqui) e não tentarei de novo aqui. Com todos os méritos, Os Miseráveis hoje leva a primeira posição (isolada) do Top 5: Literatura Francesa. Confira a resenha.
 E vocês, já leram alguma dessas obras? O que acharam? Concordam com o Top 5? Não deixe de registrar nos comentários (com conta blogger e/ou facebook). Por hoje, é só. Au revoir!

17 comentários:

  1. Olá, Carlos!

    Respondendo à sua dúvida no meu tutorial, verifique se o código que eu destaquei em laranja foi colocado duas vezes. No caso de ter editado alguma parte do código, verifique se você não acabou apagando algo sem querer. Se ainda não der certo, recomendo que coloque o template anterior (caso tenha feito um Backup) e repita o processo.
    Lembrando que às vezes templates muito modificados também podem atrapalhar o funcionamento dos códigos. Tente colocar o código num blog de testes com o template padrão do Blogger. Se der errado, reporte para mim o resultado que eu tentarei ver o que há de errado com o código.

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Arrazou muitoooo nesse top! Logo dois de Verne <3 primeiro autor que me vem em mente quando se fala da França. Dumas e Victor Hugo pretendo conhecer num futuro próximo, e ahhhh O Pequeno Principe é um amorzinho.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor Hugo é genial! Verne li poucos, por isso não posso falar tanto. O Pequeno Principe é único <3

      Excluir
  3. Adoro Verne, já li vários dele. Eu quero uma edição de LesMis da Cosac Naify, incrível. E Pequeno Príncipe acho que não tem ninguém que nunca tenha lido hahah
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa estória do Principezinho devia ser lida por todos mesmo! :) Essa versão de Os Miseráveis era a que ia comprar, mas achei a edição dessa postagem mais barata em uma sebo. Não resisti.

      Excluir
  4. Já estou seguindo, também. beijos

    htp://mundo-retrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post, que lista top! Super concordo, clássicos muito bons. Quero muito ler os livros do Jules Verne.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verne é fantástico. Alias, é um dom dos 4 escritores citados no post. Obrigado :)

      Excluir
  6. Conheço quase todos os livros da lista, mas ainda não li nenhum. O Pequeno Príncipe parece ser muito bom, em breve o irei ler.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pequeno Principe é um dos melhores livros que já pude ler. Perdi as contas de quantas vezes li. Vale a pena, garanto.

      Excluir
  7. Conheço todos os livros citados. Porém só li "Os Miseráveis"(há muito tempo atrás, tanto que preciso reler) e "O Pequeno Príncipe" (que estou lendo a versão em inglês). Agora, preciso muito ler Julio Verne *O*.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a edição em ingles de O Pequeno Príncipe também. É o livro que vale ler em todos idiomas que você conseguir/souber. Os Miseráveis é fantástico.

      Excluir
  8. Conheço todos e deu vontade ainda de ler os Miseráveis..... :3
    bjoks e parabéns pelos posts eimmm andas super criativos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, Obrigado! :) Os Miseráveis é mais que fantástico.

      Excluir
  9. Ótima lista. Muitos quero ler, apesar de conhecer a história. Vinte Mil Léguas Submarinas li em uma ótima adaptação em quadrinhos produzida pela Editora Nemo. O pequeno príncipe li quando tinha 10 anos, ganhei na minha 1º Comunhão. Mas valeu a pena reler uns bons anos depois... é um livro excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pequeno Principe li umas 200 vezes, sem exageros. Amo! 20mil Léguas Submarinas eu já vi essa HQ mas não li ainda. Tá na lista.

      Excluir
  10. Conheço todos eles. *--*
    Li "Vinte mil léguas submarinas" quando tinha onze anos, sempre fui precoce. kkkkkkk Tenho "Os Três Mosqueteiros" e, por incrível que pareça, nunca li "O Pequeno Príncipe". kkkk

    Bjs
    > Sentido Literário <

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...