24 de outubro de 2014

Resenha: Starters

Título Original: Starters
Série: Starters
Editora: Novo Conceito
Autor: Lissa Price
ISBN: 9788581630144
Ano: 2012
Páginas: 368
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

 Nesta distopia conhecemos Callie, uma garota que perdeu seus pais depois da fatídica Guerra de Esporos (uma guerra que aniquilou toda população maior de 20 anos e menor de 60), e que agora mora nas ruas com seu pequeno e doente irmão Tyler. A vida dela só não é tão deprimente (mas sim, é!) pois ela tem a amizade de Michael, que vive junto com o casal de irmãos. 

 Com a saúde do irmão piorando, Callie se viu obrigada a procurar ajuda na misteriosa e nada agradável de primeiro momento Prime Destinations, uma empresa que aluga corpos dos jovens Starters para idosos ricos (os Enders) que procuram uma "nova vida". O processo é simples: Pode-se dizer que a "alma do jovem é desativada" em um certo prazo e colocada a alma de um dos Enders, que devem respeitar o corpo do jovem. 

  Essa era a unica saida de Callie para conseguir dinheiro e não fugir mais dos agentes do governo que procuram os moradores de rua - pelo menos por um tempo. Mas, algo saiu errado. O chip instalado na cabeça de Callie por algum motivo deu defeito e ela acabou despertando durante o aluguel de sua locadora, numa danceteria, com vários "amigos" (que não sabe se são outros Enders com corpos alugados ou jovens de fato - lembrando que o aluguel é algo secreto). 

 Quando pensa em voltar a Prime Destinations para concertar o problema, a sua hospedeira (em seu cérebro, ainda) alerta que voltar lá é algo extremamente perigoso, para as duas. Se não bastasse essas dúvidas, logo Callie iria descobri planos terriveis que envolviam sua locadora, a Prime Destinatios e o grande vilão da trama: O Velho. O que fazer agora? 

 Desde o seu longínquo lançamento pela Novo Conceito há alguns anos, Starters despertou minha curiosidade pela sua promissora sinopse. Com outras prioridades, adiei por MUITO tempo a leitura e me arrependo, de certa forma (só li no inicio desse ano, no kobo). 

 Starters tem um conteudo arrebatador. Callie é uma garota que, diferentemente das outras personagens centrais de alguns livros que vem surgindo, é frágil e vulnerável de certa forma. Ela viu-se obrigada a amadurecer depois da Guerra de Esporos e lidar com aquela cruel e miserável nova vida. (O que para muitos pode ser considerado um começo chato - #masoque?) A Prime é uma caixa de surpresas. Desde sua primeira aparição na trama, o mistério envolta dela aperta.

 A adrenalina é presente na maioria das páginas. Claro, como não pode faltar ( u_u ) o romance leva parte das páginas do livro, mas que dessa vez (aleluia!), não decresceu em nada o enredo. Os personagens são muito bem trabalhados e desenvolvidos. Outro ponto positivo da obra. O final, ao meu ver, tem duas pontas distintas: uma que faz seu coração acelerar junto com a personagem e a outra ponta que acredito ter sido um tanto forçada em prol do segundo livro e um pouco previsível. Nada que desmereça o livro. 

 Não direi que o livro é perfeito e que irá agradar a todos. Com toda certeza que não. Mas de fato a estória conseguiu me empolgar demais. Starters pode não ter entrado por rol dos meus livros favoritos, mas conseguiu ganhar destaque e boas lembranças. E que venha (para mim) Enders! 

6 comentários:

  1. Como você fiquei ansioso e me despertou MUITO a atenção essa obra, desde sempre leio reviews ótimos na blogosfera em geral, só alguns que não gostaram mas foram poucos em relação as opiniões positivas.

    Gostei da resenha e da sinopse bem explicadinha, parabéns :)

    Ainda não li justamente pela lista enorme, sempre deixo ele como "próximo" mas sei lá não flui. Quando de fato comecei tive "a sorte" de pegar um epub mal formatado, daí QUANDO consegui oo original desisti. Tenho o Enders físico e acho muito lindo o acabamento metalizado.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito doações, viu? HUAHAUHAUAH
      É um livro "ame-o ou deixe-o". Eu particularmente amei, mesmo sabendo que não é um grandioso livro. Vale a leitura.

      Excluir
  2. Oii!
    Li Starters começo de ano, estou com Enders aqui em casa para ler ainda, gostei bastante do livro, ainda não tenho pouco de curiosidade para o segundo haha sua resenha ficou ótima!!
    Espero sua visita *-*
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? To curioso pra ler mas (também) to adiando a leitura. hauahauha
      Visitarei sim :)

      Excluir
  3. Oi ^^
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro. Que história diferente, né? Claro, existem Ns livros sobre guerras, mas uma guerra que mata apenas pessoas de determinada faixa etária, e não país ou religião, eu nunca tinha ouvido falar.
    Amo, amo, amo livro grande <3 me dá mais vontade de ler, dá pra entender? Rsrs...
    Adorei sua resenha, adicionarei o livro a minha lista infinitamente grande (e mental) de livros que ainda quero ler!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione mesmo. Provavelmente você irá gostar :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...