16 de agosto de 2014

Resenha: Os 13 Porquês

Título Original: Thirteen Reasons Why
Editora: Ática
Autor: Jay Asher
ISBN: 9788508126651
Ano de Lançamento: 2009
Páginas: 256
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

  ❙❙  ∎

  13 fatos que faria a vida de diversas pessoas mudar drasticamente, inclusive a vida de Clay Jensen. Tudo começaria há alguns meses quando sua colega de turma (e amor platônico de Clay) Hannah Baker cometeu suicídio. Ninguém sabia ao certo "o que dos porques" que a fizera tomar tal atitude, mas ela tinha total consciência do que passou até ali. Tanto que, para explicar "ao mundo" o que a levou a isso, Hannah decidiu enumerar e gravar, em sete fitas distintas, as 13 razões/pessoas que contribuíram para tal decisão. Aquém a elas, um mapa marcado com cada lugar citado nas fitas.

  O processo era simples: a primeira pessoa citada nas fitas recebeu uma caixa contendo as sete fitas. A pessoa teria que ouvir até o fim e, independentemente de sua parcela de culpa ser maior ou não, teria que passar as fitas para a segunda pessoa da lista, e assim por diante. Ah, e se uma das pessoas decidisse não passar a diante seus segredos? Não teria problema, Hannah assegurou que caso alguém tomasse essa atitude, todo resto da cidade ficaria sabendo das fitas, mesmo ela já estando morta (não sei como, mas ela garantiu).

Em busca de respostas para perguntas que eu não sabia como fazer."
Fita 2, Lado B

 Voltando a Clay. Ele recebeu aquela caixa. Ele estava na lista e não sabia o motivo. Nunca havia feito nada a Hannah. Por que ele estava nessa lista? Começaria ali uma longa jornada do Clay com os fones no ouvido, passando por cada lugar listado naquele mapa, buscando respostas e surpreendendo-se (e aos leitores) com a trágica passagem de Hannah na terra.

  Se há uma palavra para dizer o que achei do livro, essa seria Excelente! Os 13 porquês contem uma carga de mistério e emoção que faz o leitor mergulhar de cabeça na estória. Impossível, mesmo em tão poucas páginas, desenvolver um afeto e apreço por Hannah Baker, ainda que seja uma mera narradora (e narradora morta!) indireta na trama. Os sentimentos de Clay enquanto ouvi as fitas também são bem descritos e expostos. Várias lições podem ser absorvidas com o enredo, desde o poder de uma fofoca criada para desmerecer uma pessoa ou exaltar supostos méritos de outra à uma simples "brincadeira". Há alguns pontos que achei um tanto exagerado na trama, mas que não fez cair o rendimento ou o resultado final da obra.

 Depois de muito tempo na expectativa pra ler esse livro, agora posso dizer que valeu a pena. Jay Asher acertou em cheio na escrita e na história desenvolvida por ele. O mais complicado na leitura é você conseguir largar o livro (prova disso foi lê-lo em duas tardes). Muito indicado, seja você admirador de romance, mistério, drama, suspense...

► ❙❙  

16 comentários:

  1. Bem interessante o livro
    parabéns pela resenha :3

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos, há um muito tempo quero ler esse livro, acabei conseguindo ele em ebook, não curto muito ler assim, mas quando não tem jeito é assim que vai mesmo. Que bom saber que você gostou, as pessoas falam muito bem dele. A sinopse é muito boa, só resta saber se o autor soube desenvolver, como você falou que sim, fiquei ainda mais estimulada.
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler Eva. Como todo livro bom, tem seus pontos baixos, claro, mas vale sim :)

      Excluir
  3. Só vejo resenhas positivas desse livro, há MUITO tempo o desejo, tá na listinha eterna e recentemente consegui o ebook com uma formatação boa só falta ler kkkkkkk.

    Muito bom teu review, bem detalhado e me deixou mais curioso ainda sobre as fitas/motivos do suicídio de Hannah.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que foi o mesmo ebook que eu consegui. huahauahauhau É bem legal a história, tem contexto (ainda que um tanto exagerada as vezes).

      Excluir
  4. Cara, tava muito curiosa para ler esse livro! Mas para você ter uma ideia, eu não sabia nem qual era o gênero. Adorei a resenha, e fiquei super curiosa!!

    XOXO
    http://nathlovebook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei nem dizer ao certo qual o gênero dele (fora infanto-juvenil) já que envolve tanta coisa ao mesmo tempo. Huahauhaua

      Excluir
  5. Oieee!! Eu tinha muita, muita, muita expectativa com esse livro e acabei me decepcionando um pouco. Odeio quando isso acontece :/ esse negócio de expectativa é um saco!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que chato... Eu gostei pra caramba. Atendeu as expectativas :)

      Excluir
  6. Olá! Eu já tinha visto a capa deste livro pelos sites mas nunca tinha parado para ler nem a sinopse. Com sua resenha fiquei bem curiosa para saber os tais "13 porquês". E com certeza com minha alta taxa de ansiedade, não conseguirei largar o livro até que chegue a ultima página. Hehehe..

    Um abraço.

    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desperta e muito a curiosidade pelo final. Vale a pena :)

      Excluir
  7. Poxa, que história diferente e intrigante. Resenhou bem o livro, hein... fiquei mesmo curiosa. Já me agradei com a história, quero ler logo, hehehe! Pior que tenho tanta coisa pra ler já... mas o que é um a mais na minha "pequena" lista...rs
    Abraço!!
    Obs.: obrigada pelas visitas ao meu blog, estarei acompanhando aqui sempre que possível, pois gostei do jeito que tu escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, essa pequena lista que nunca para de crescer... hahaha
      Por nada! Amo seu blog :) Ah, obrigadão!

      Excluir
  8. Oi Carlos, tudo bem?
    Sempre ouvi falarem muito bem desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha. Sinceramente não esperava que ele fosse desse jeito que você o descreveu, mas mesmo assim aumentou muito a minha curiosidade!
    Pena que esse livro é tão difícil de encontrar!

    Adorei conhecer seu blog!
    Espero que goste do meu :D
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler esse livro, pena que quase não o encontro em formato físico, porém vou ler por ebook mesmo, pois a curiosidade me consome!
    Ótima resenha! Beijos

    diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só vejo resenhas boas desse livro, parece ser muito bom mesmo, mas nunca encontro pra comprar, se encontro ta muito caro.

    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...