21 de agosto de 2014

Resenha: O Mago de Camelot

Título Original: O Mago de Camelot - A Saga de Merlin Para Coroar Um Dragão
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Autor: Marcelo Hipólito
ISBN: 987-85-428-0059-3
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 151
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

 A vida de Merlin nunca foi fácil. O garoto cresceu na cidade Britânica de Ratae com seu irmão (um ano mais velho) e protetor Nennius e uma mãe prostituta e que explorava-os e incentivava-os a roubar. Graças ao sofrível parto de Merlin, ela ficou impossibilitada de engravidar novamente, fato este que ela amaldiçoa seu filho caçula até hoje. 

 Graças a um assalto mal sucedido, os garotos foram capturados e jogados num imundo calabouço da fortaleza de Ratae para "apodrecerem" lá. Nennius e Merlin definhavam ali, além de terem que sobreviver às agressões dos seus companheiros de cela. 

 Enquanto isso, o atual rei Constantino foi vitimado em uma emboscada criada pelo seu conselheiro Vortigern, "O Usurpador" (assim denominado após assumir o trono). Seus dois filhos Uther e Aurelius foram salvos pelo druida Blaise, fiel às vontades da Natureza (uma espécie de deus, se pode-se assim chamar). Sete meses depois, Blaise resgata os garotos Nennius e Merlin, sem saber eles que estavam sendo levados para um sacrifício de sangue em "favor" de Vortigern. Devido a pequenos fatos (não falarei para aguçar a curiosidade de vocês), Nennius é morto e Merlin termina sendo salvo pelo próprio druida, que, seguindo as ordens da Natureza, decide partir para Avalon e salvar o garoto e treina-lo para se tornar um druida. 

 A Natureza consagrava cada druida com um dos elementos — água, ar, fogo e terra — e logo Merlin descobrira-se servo do fogo.

"[...]O destino é implacável. Mas lembre, [...] nós sempre temos escolha. O futuro não está definido. Ele é fluido, incerto, moldado segundo nossas vontades."
Página 96

 Poderia me alongar e muito aqui explicando detalhes maiores da história ou o que viria a partir daí, mas adiante disso, acho que largaria muitos spoilers sobre o livro, então prefiro aguçar a curiosidade de vocês.

 A história que Marcelo Hipólito desenvolveu conseguiu ir além da minhas expectativas. Há uma simplicidade na forma que ele escreve que me encantou (ainda que a obra seja escrita de maneira rebuscada - ÓTIMO!).  A narrativa é objetiva e sem rodeios desnecessários, não cansando tanto quem lê quanto os personagens/narrador da história (sim!).

 O livro é dividido em duas partes (Trevas e Luz), além de termos mais quatro "subdivisões" indiretas, sendo elas caracterizadas por quatro reinados diferente. Sim, tudo isso acontece em apenas 151 páginas, o que, ao meu ponto de vista, acontece um tanto rápido mas não desmerece a obra.

 As batalhas e cenas são sangrentas, fortes, empolgantes, impactantes e bem descritas. Há uma enfase muito forte do autor em deixar evidente a ganancia de alguns personagem pelo poder e a arrogância deles ao conseguir, algo não tão diferente ao rotineiro da nossa trágica vida real.

 Uma estória medieval sensacional e que me conquistou de verdade. Mais uma vez, afirmo que superou minhas expectativas (que não eram poucas). Nota 8/10.

13 comentários:

  1. Concordo contigo que é uma leitura objetiva e sem rodeios desnecessários. É um livro que a gente lê rapidinho mas não decepciona. Gosto muito de qualquer menção às histórias de Artur, então tenho esta obra na minha estante. Um abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Adoro leituras assim diretas e sem rodeios. Foi um ponto que me identifiquei, mas o primeiro ponto que me fez ter vontade de ler o livro foi essa capa maravilhoooooooosa. Nossa que tudo. Adorei. Bom fim de semana.

    http://www.radarmexeriqueiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é show mesmo. O livro é demais também :)

      Excluir
  3. Oi,
    Eu adorei esse livro. Achei que a leitura fluiu perfeitamente!
    Gostei bastante da resenha.
    Parabéns pelo blog!

    Até mais.
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Adorei a resenha amore... andasse sumido do blog eim...
    Como sempre a tua resenha me deixou afim de ler o livro...
    ahahahhaha

    que capa mais lindinha eim :3
    bjokas GG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim! Tava naquela fase do "bloqueio de criatividade". Mas agora voltei! :)

      Excluir
  5. Parece ser um livro bem forte mesmo, mas uma história com grande potencial! A capa em si ja é chamativa, e fiquei bem curiosa com a sua resenha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem review da Bienal do Livro no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bacana mesmo. Essa capa é top demais :)

      Excluir
  6. Ainda bem que você gosta deste tipo de fantasia porque eu na verdade não sou muito fã de distopias da era medieval, acho que de tanto ver filmes!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é uma distopia, longe disso. É ambientado sim na era medieval, mas distopia não.

      Excluir
  7. É nacional? Que legal! Nunca tinha ouvido falar, mas leria com certeza. Acho muito legais as histórias sobre Merlin :)
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...