22 de junho de 2014

Resenha: A Marca de Atena

Título Original: The Mark of Athena
Série: Heróis do Olimpo (The Heroes of Olympus), Volume 3
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-8057-310-7
Ano: 2012
Número de páginas: 480
Avaliação: ★★★
Sinopse: Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy — após seis meses afastados por culpa de Hera —, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí — ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? 

  Os deuses estão em colapso, vendo-se divididos entre seus lados/identidade de gregos e romanos e com uma destruição de seu mundo eminente. Para evitar isso, eles precisaram tentar juntar os meio-sangue gregos e romanos ('rivais' até então) como ultima salvação. Como "peças" para unir os acampamentos, Jason e Percy foram escolhidos por Juno/Hera para "trocar de lado" entre si. 

  Em seu terceiro livro, a série Heróis do Olimpo tem como personagem central Annabeth Chase, a filha de Atena. Depois de sua caçada ao seu então namorado Percy que estava desaparecido, eles se deparam com o Acampamento Júpiter preparado para a "guerra". 
"A filha da sabedoria caminha solitária,
A Marca de Atena por toda Roma é incendiária.
Gêmeos ceifaram do anjo a vida,
Que detém a chave para a morte infinita.
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida,
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida."

  Diferentemente dos outros dois livros da série, A Marca de Atena conseguiu prender minha atenção totalmente, tanto pela estória empolgante que foi desenvolvida, quanto pelos personagens (que antes estavam abusando do excesso de chatice e mesmice). Nem mesmo o romance exagerado criado por Tio Rick (tanto entre Percy e Annabeth quanto Jason e Piper) não tirou pontos da obra. Personagens como Léo e Frank começa-se a demonstrar que terão um papel importantíssimo no trama e, este último se tornou meu personagem (dos novos) favorito da série até então. 

  Assim como nos outros dois livros, os capítulos são intercalados entre os personagens que, dessa vez, foram selecionados apenas o lado grego da "Profecia dos Sete". 

  Se nos outros dois livros, senti-me "obrigado" a terminar de ler por gostar da trama, neste fiquei realmente esperançoso com a sequencia. Não bastasse o "meio", as cenas finais do livro foram dignas da série Percy Jackson & Os Olimpianos. Na esperança que A Casa de Hades possa também se firmar e enfim recuperar o grande prestígio da série que para mim, foi perdido. 

Série Heróis do Olimpo:
  1. O Herói Perdido
  2. O Filho de Netuno
  3. A Marca de Atena
  4. A Casa de Hades

7 comentários:

  1. Oi, Carlos!
    Fico feliz em ler a opinião sobre as obras do Rick, sem ser de um membro alucinado do fandom. Eu concordo, o Jason e a Piper são um dos sete, porém estão mais para antagonistas. Eu gosto da narrativa dele, já li todos os middle grade dele, e me sinto honrada em tê-los na estante :)
    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carlos. Eu ainda não li nada de Riordan e ouço opiniões bem diversas sobre ele. Eu não entendi bem, esse livro faz parte da série do Percy Jackson? Ou é uma nova saga com os mesmos personagens? Abraços =D

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim: Existe a série PJ e Os Olimpianos, com 5 livros. Depois que ela termina, há a série Heróis do Olimpo, que possui os mesmos personagens da série anterior e vários novos. Uma segunda temporada, pode-se dizer.

      Excluir
  3. Essa serie está ótima. Ainda melhor que a original do Percy. Eu gostei bastante dos dois primeiros livros diferente de você achei até melhor que esse. Já li A casa de Hades e não vejo a hora de lançarem o próximo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É relativo, vai de gosto. Mas acho a "primeira série" MUITO superior a essa.

      Excluir
  4. Oi, Carlos.
    Então, tenho uma relação de amor e ódio com essa série. O primeiro é bem chatinho, o segundo fica melhor e esse terceiro consegue sustentar a série que eu quase desisti de ler. Realmente não gosto da narrativa em terceira pessoa que o tio Riordan usou. Não sei se porque estou acostumado a ver a história através do Percy ou por motivos de 'a narrativa é mesmo chata'. Fato é que essa série ainda não me convenceu completamente. É boa?! Sem dúvidas, mas nunca irei achá-la melhor que PJO.
    Sobre o Frank: CARA, SÉRIO QUE É SEU PERSONAGEM FAVORITO? Tipo, todos amam o Leo, mas o Frank também é meu personagem favorito! E nunca encontrei ninguém cujo personagem favorito seja o Frank, então acho que já podemos ser amigos só por isso! Hahahaha'

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase o mesmo sentimento que eu tenho. Sei lá, é muito repetitiva, muito lenta... Não senti firmeza na série ainda (no quarto livro já!!!). Cara, Frank foge a regra nessa série. Melhor personagem dos novos, sem duvidas. Ganhou um amigo. huahauhauahu

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...