29 de junho de 2014

Resenha: A Casa de Hades

Título Original: The House of Hades
Série: Heróis do Olimpo (The Heroes of Olympus), Volume 4
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-8057-421-0
Ano: 2013
Número de páginas: 496
Avaliação: ★★★

Sinopse: A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.

  Em mais uma aventura quase mortal, Percy Jackson está (novamente) em apuros com sua namorada Annabeth Chase. Depois de recuperarem a Atena Paternos, ambos foram enviados a uma "viagem vip" para o Tártaro. Mas seria uma viagem como essa, motivos para se comemorar uma sobrevida?

  Enquanto isso, no mundo superior (se assim podemos denominar), os outros meio-sangue seguem encarando os mais tenebrosos desafios a bordo do Argo II. Desafios eminentes, não só com os inimigos como desafios consigo mesmo. Hazel, Piper, Frank, Léo e Jason precisam unir forças e combater suas diferenças para impedir que Gaia recupere seu poder avassalador.

"Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal"

  Mais um livro da saga Heróis do Olimpo que não me agrada (mas também não desagradou, dessa vez). Um tanto maçante (justifica-se os quase 45 dias de leitura) e vários momentos sonolentos. Aspectos positivos ficam para a evolução de personagens significativos como Frank Zhang deixa de ser um mero gordinho desastrado com medo de morrer e (finalmente) seus dons são postos a prova. O retorno de outros personagens "esquecidos" que já se fizeram presentes na série "Os Olimpianos" como Bob/Jápeto também dão pontos para o livro.
  
  Além do que já citei como os "fatos desagradáveis", as participações de Piper McLean e Hazel Lavesque também achei enfraquecida nesse volume. O destino traçado por Tio Rick para justificar Nico Di Angelo, ao meu ver foi uma tremenda forçação de barra para criar um personagem "imparcial ao mundo atual". Não há motivos nenhum para torná-lo algo que ele nunca demonstrou ser em "Os Olimpianos". Percy e Annabeth já podem ser considerados "imortais" por que passar por metade do que eles passaram e não morrer, é no mínimo um milagre dos deuses. 

  Enfim, espero que o desfecho da série não seja tão decepcionante quanto toda a série foi para mim. No aguardo.


Série Heróis do Olimpo:
  1. O Herói Perdido
  2. O Filho de Netuno
  3. A Marca de Atena
  4. A Casa de Hades

3 comentários:

  1. Ótimo livro!
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    http://minhas-serendipidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Carlos, se o livro não te desagradou, então encare isso como mais uma boa experiência literária. :) Eu confesso não ter nenhum interesse pelos livros do Rick (talvez pela temática que ele segue), mas gosto de apreciar as resenhas que encontro de suas narrativas (até para conhecer mesmo melhor suas histórias)... espero sinceramente que o desfecho tire qualquer má impressão que tenha ficado.

    Abraços.
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Rick vai ter que fazer milagre nesse último livro pra me fazer mudar a impressão da série. Não é ruim mas deixou bastante a desejar (pra mim).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...