14 de maio de 2014

Resenha: Tormento

Título Original: The Dare
Editora: Seguinte/Companhia das Letras
Autor: John Boyne
ISBN: 9788565765282
Ano: 2014
Número de páginas: 88 (eBook)
Avaliação: ★★★
Sinopse: Apesar de sentir falta do irmão mais velho, que estava fazendo faculdade em outro país, Danny aproveitava o tempo livre das férias para andar de bicicleta e jogar bola com seu melhor amigo, Luke Kennedy. Até que um dia volta para casa e, estranhamente, não vê sinal de sua mãe.Quando a sra. Delaney finalmente chega, vem acompanhada de dois policiais. Ela havia se envolvido em um acidente - atropelara um garotinho que agora estava em coma, com poucas chances de sobreviver. A sra. Delaney se afoga em culpa e se isola de todo mundo, inclusive do marido e de Danny. O garoto, por sua vez, não entende o que está acontecendo. Por que sua mãe se sente tão culpada quando a própria polícia disse que ela não era responsável pelo que tinha acontecido? E para complicar ainda mais a situação, uma garota estranha fica parada em frente à casa de Danny, claramente observando seus passos...

  Nesse pequeno livro, John Boyne nos apresenta a estória de Danny, um garoto de 12 anos que vive com seus e pais e sente falta imensurável de seu irmão Pete, que devido ao ingresso na faculdade teve que se mudar para longe de sua família. Essa lacuna passou a ser preenchida pelo seu amigo Luke, um garoto de 11 anos que ainda vive o "fantasma" da separação de seus pais e seu convivio com o novo e legal padastro. 

  A notícia ruim não tardou a chegar: sua mãe havia atropelado um garotinho, acidentalmente e ele estava em estado crítico no hospital. Devido ao fato, ela entra em estado de choque, desesperada e com sentimento de culpa.

  A vida normal de Danny vira de pernas pro ar. Os sentimentos do garoto e dos outros membros da família são postos a prova numa narrativa ascendente, que consegue, com simplicidade e maestria "tirar leite de pedra", já que o contexto da obra em si não é tãaao complexo e grandioso assim. Sobressai-se a força das palavras. 

 Dois fatos são destaques na "segunda parte" do livro: A garota misteriosa, pela qual não vou falar muito para guardar as surpresas e o período pelo qual Danny se vê obrigado a conviver com a mãe "paranóica" e com seu pai com as mãos atadas, forçando um amadurecimento precoce do garoto (ainda que em um curto período), fazendo ele tomar fortes decisões. 

  Há também os flashes no cotidiano do novo ambiente familiar de seu amigo Luke, que também conseguiu se destacar na minha visão, ainda que em poucos momentos na estória. 

  Um livro dramático super curto e intenso que valeu a pena a leitura. Assim como em O Menino do Pijama Listrado e no conto Dia de Folga, Jonh Boyne mais uma vez tem um livro aprovado por mim. 

8 comentários:

  1. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro do autor. Muito bom conhecer!

    Fiz a Tag que vocês me indicaram, se quiser, passa lá:
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Já li O Menino do Pijama Listrado, então, ao ver o nome do autor, fiquei com vontade de ler a obra na obra. rs
    Adorei a premissa da obra, apesar de parecer ser um pouco dramática. Lerei, com toda certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um drama sempre cai bem. Não é isso tuuudo, mas é um bom livro.

      Excluir
  3. Oi Carlos, indiquei seu blog a uma TAG, espero que goste. Abraços!
    http://blogfalandodelivros.blogspot.com.br/2014/05/a-rosalia-do-blog-folheando-mundos-me.html

    ResponderExcluir
  4. Eu to curioso com esse livro pq amei O Menino do Pijama Listrado, mas uma blogueira não curtiu tanto. O legal que é pequeno, não vou sentir aquela culpa de ter perdido tempo caso seja "ruim", gosto do tema e se vc aprovou já é um bom começo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão rápido que você nem percebe. Li em um dia (até porque me envolvi de mais com a estória).

      Excluir
  5. omg quero ler esse livro haha parece ser bom!
    Venha conhecer o Doce Literário ><
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...