8 de abril de 2014

Livros baseados em games: Conheça alguns

Fonte: Techtudo, adaptado e incrementado
 Com o grande sucesso dos games, séries populares como se tornaram inspiração para autores criarem livros baseados em suas tramas. Procurando conquistar tanto os fãs dos jogos quanto os fãs de uma boa leitura, cada livro acrescenta detalhes sobre suas histórias e elementos do universo das franquia. Confira agora os principais livros de games e sua relação com os enredos.
Mass Effect
 Mass Effect é uma série de jogos de RPG lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e Windows. A trilogia principal tem foco na criação do personagem Comandante Shepard, que pode ser desenvolvido como o jogador preferir. Sua missão é salvar a galáxia da terrível raça dos Reapers e de seus seguidores. Com o grande sucesso da franquia, o game foi adaptado em quatro livros diferentes que são complementos para os fãs da série.

Mass Effect: Revelação é o primeiro livro adaptado da franquia, lançado pela editora Record. Criado por Drew Karpyshyn, escritor e roteirista de jogos de videogames e também responsável pelos livros da saga Star Wars, ele serve como um prólogo para o primeiro jogo da série. O enrendo é focado no tenente David Anderson, mostrando seu encontro com Saren, um implacável Espectro Turian. O livro também conta como Anderson falhou ao tentar se tornar o primeiro Espectro humano.

Mass Effect: Ascension* se passa entre Mass Effect 1 e 2, cerca de dois meses depois dos eventos final do primeiro jogo e continua a história de Kahlee Sanders. Mas seu foco está na história do agente Paul Grayson e de Gillian Grayson, uma aluna talentosa do Projeto Ascensão. Ele explora diversos elementos da série Mass Effect, dando detalhes que não são encontrados no jogo, principalmente do grupo Cerberus.

Mass Effect: Retribution*, o último escrito por Drew Karpyshyn, detalha o processo de doutrinação dos Reapers, estendendo a história de Paul Grayson, ex-agente Cerberus. O último livro não acrescenta tanto ao universo de Mass Effect, mas apenas segue a história dos dois livros anteriores, dando mais informações sobre o misterioso Illusive Man. Ao capturar Grayson e recuperar parte da tecnologia Reaper de doutrinação durante os eventos de Mass Effect 2, ele agora pretende testá-la em seres humanos.

Mass Effect: Deception* é o último livro adaptado da saga. Diferente dos outros escritos por Drew Karpyshyn, este foi obra do autor William C. Dietz. Ele se passa entre os acontecimentos de Mass Effect 2, após o livro Retribution, mas retorna personagens de Ascention como Gillian Grayson.
Apesar de promissora, a trama não agradou os fãs por fugir de muitos elementos da saga, além de pecar na fidelidade ao game. Como o seu próprio nome, o livro foi uma decepção em completar a experiência do game.

*Mass Effect: Ascension, Mass Effect: Retribution e Mass Effect: Deception não possuem tradução para o português.
Battlefield
 Com o grande sucesso da franquia Battlefield, principalmente pelo seu realismo na simulação de operações militares, o game também teve o terceiro jogo da saga adaptado em um livro.

Battlefield 3: O Russo, lançado pela editora Record, conta a trama do do russo Dima Mayaskovsky e do sargento americano Blackburn, que precisam salvar Nova York e Paris de uma ameaça nuclear.
Sua adaptação recria os momentos de ação do jogo e isto graças a contribuição do seu autor, Andy McNab, ex soldado do exército britânico. Suas experiências como membro especial da SAS (Special Air Service) criaram uma história muito realística, contada por alguém que já esteve na guerra. E que reúne os melhores elementos do game.

 Em relação ao jogo, o livro conta um outro lado da história. Apesar de apresentar a trama dos personagens como o sargento americano Blackburn, presente no game, o foco permanece em Dima Mayaskovsky, um ex agente do serviço secreto russo. Um plano terrorista acaba unindo os caminhos de ambos os personagens em capítulos curtos, de fácil leitura, porém ricos em detalhes.
Bioshock
 Bioshock é uma série de tiro em primeira pessoa desenvolvida pela Irrational Games, que conquistou os fãs com seu visual da década de 60 ao longo da sua trilogia. O game conta a saga do protagonista pela destruída cidade de Rapture, construída pelo magnata Andrew Ryan, que queria criar uma verdadeira utopia.

Bioschock: Rapture é um prólogo para a sequência de acontecimentos do primeiro jogo, sendo considerado uma das adaptações mais fieis já feitas. Lançado pela editora Novo Século, seu livro apresenta o mesmo ambiente e detalhes do saga, incluindo figuras de linguagem e analogias utilizadas no game. Além de descrever e dar detalhes precisos da cidade, da ambientação de principalmente dos personagens.

 Ele conta o inicio da utópica cidade subaquática de Rapture, conhecendo suas ideologias e fundamentos. Para os que ainda não jogaram o game, o livro contém uma certa quantidade de spoilers, incluindo detalhes relacionados ao segundo jogo da franquia, Bioshock 2. O livro mostra como o sonhador e visionário Andrew Ryan decidiu criar sua cidade utópica, livre de governo, de censura, de restrições morais à ciência. E também mostra os terríveis acontecimentos que abalaram os planos do grande sonhador.
God of War
 God of War é uma das séries exclusivas da Sony que rapidamente ganhou popularidade graças a temática e, principalmente pelo seu personagem Kratos. O game que mistura elementos de combate e plataforma também ganhou duas adaptações que narram a história que deu origem ao jogo.

God Of War: A História Oficial que deu origem ao Jogo, assim como a sua sequência, foi escrito pelos norte-americanos Matthew Stover e Robert E. Vardeman, autores experientes em ficção e fantasia. Apesar do título, o livro não é uma transcrição da história do aclamado jogo.

 Sua história pode ser a mesma, mas o livro detalha a trama envolvendo os deuses, que ficaram subentendidas na história do jogo. Lançado no Brasil pela editora Leya, o livro não acrescenta grandes detalhes a história do game, mas narra de forma semelhante passagens já conhecidas dos fãs da franquia.

God Of War II:  Uma das sagas mais épicas da história dos games, a série God of War II narra a jornada de Kratos, o guerreiro espartano cuja vida foi despedaçada pelos caprichos dos deuses e que ousou desafiá-los, em busca de vingança. Após derrotar Ares e conseguir sua vingança, Kratos ascende ao Olimpo e torna-se o novo Deus da Guerra. Mas seus problemas estão só começando: humilhado e novamente traído, o Fantasma de Esparta descobre o verdadeiro jogo dos deuses, no qual é apenas uma peça. Agora eles devem pagar.
Uncharted
 Uncharted é outra grande série de sucesso da Sony, desenvolvida pela Naughty Dog, responsável por outros títulos famosos como The Last of Us. O game possui uma mistura de aventura com tiro em primeira pessoa, contando a história do protagonista Nathan Drake.

Uncharted: O Quarto Labirinto se passa antes do primeiro jogo, Drake’s Fortune. Dos personagens conhecidos pelos fãs da série temos apenas Nathan Drake e seu tutor Victor Sullivan. O livro parece ser mais voltado para os fãs e não explica tantos detalhes para aqueles que não jogaram o game.
A progressão dos personagens e os elementos lembram Indiana Jones, mas o livro ainda possui muitos elementos da série. A história é comparável a dos games, mas seu foco está mais voltado para a investigação do que ação. Já personagens estão bem muito bem caracterizados em comparação a sua versão do jogo.

 Do escritor e roteirista de jogos Christopher Golden, a obra retrata as aventuras de Victor Sullivan, que decida sua vida a colecionar antiguidades quase impossíveis. Ao descobrir o assassinato do arqueólogo Luka Hzujak, um de seus melhores amigos, ele pede ajuda ao caçador de tesouros Nathan Drake.
Halo
 Halo é sem dúvidas a principal franquia exclusiva dos consoles da Microsoft e que arrecadou uma enorme quantidade fãs nos últimos anos. A franquia possui uma série de jogos e histórias em quadrinhos, mas também ganhou um livro lançado pela Editora Planeta. Halo Crypton narra a saga dos Forerunners, como um prólogo para a série.

 Os Forerunners são seres que habitaram a galáxia cerca de 100.000 anos atrás. Apesar do convívio em harmonia com inúmeras espécies diferentes, destacavam-se pela inteligência apurada e uso de tecnologia. Apesar da narrativa se manter fiel ao enrendo, Cryptum se afasta do gênero de ação do jogo, com apenas uma grande cena de combate. Ele expande e acrescenta informações ao universo de Halo, mas não apresenta tantas cenas de ação quanto os jogadores estão acostumados.

Halo: Primordium é a sequência da saga dos Forerunners , também contada em primeira pessoa pelo protagonista Chakas, um dos dois humanos presentes na saga de Cryptum. Ela amplia ainda mais o universo de Halo visto no primeiro livro, mas mantém seu foco nos Forerunners. Bem diferente do jogo de ação, a narrativa é mais lenta, até mesmo que o primeiro livro e é  voltada mais para os detalhes e história dos personagens.

Halo Silentium, o terceiro e último livro da Saga dos Forerunners, fecha a trilogia com o mesmo padrão dos dois livros anteriores, intercalando as narrativas sempre em primeira pessoa. O foco da ação também não é tão presente, principalmente pelo toque dramático do final da narrativa. Ainda assim, ele acrescenta valiosas informações ao universo de Halo e explica as origens dos Forerunners, dos Precursores, do Flood e até mesmo dos humanos.
Assassins Creed
 Existem diversas obras literárias sobre o universo Assassin's Creed, sendo as mais conhecidas as adaptações para os livros. Todas foram escritas pelo escritor inglês Oliver Bowden. Ao todo, os livros já venderam mais de um milhão de exemplares, a tornar assim o Brasil o país onde mais se vendeu os livros da franquia. Nenhuma obra possui história própria, ou seja, todas foram escritas com base nas narrativas de seus respectivos jogos. 

 A série é centrada em uma eterna batalha travada entre assassinos e templários ao longo da história da humanidade. A maior parte da série é contada a partir da visão de Desmond Miles, que, por meio das memórias de seus ancestrais, revive épocas como a Terceira Cruzada da Terra Santa, o Renascimento e a Revolução Americana, na esperança de encontrar alguma forma de deter os Templários que querem instaurar uma Nova Ordem Mundial.

Assassin's Creed: Renascença (Livro 1) é o primeiro livro de Oliver Bowden sobre o jogo. É a versão literária do jogo Assassin's Creed II, mas ao contrário do jogo, ele se passa somente no século XV, sem menção aos eventos do presente.   O livro conta a história de Ezio Auditore, um jovem em busca de vingança pelo assassinato de sua família. Nessa sua missão de vingança ele descobre verdades sobre seu pai e sua história. Guiado pelos Assassinos, sua habilidade como um Assassino é aperfeiçoada até que ele se torne um deles.

Assassin's Creed: Irmandade (Livro 2), escrito por Oliver Bowden e é uma continuação de "Renascença". Também como o anterior, não há menção sobre os eventos vividos por Desmond no presente, somente uma referência sobre um "fantasma" feito por Ezio. Diferentemente dos eventos do jogo, que começaram em 1499, a trama do livro começa em 1503. 

Em Assassin's Creed: A Cruzada Secreta (Livro 3), A história é narrada por Niccolo Polo, pai do explorador Marco Polo. A história é sobre a vida de Altaïr ibn la-Ahad

Assassin's Creed: Revelações (Livro 4) como no jogo, Ezio tem que deixar sua vida para trás em busca de respostas, em busca da verdade. Em Assassin's Creed Revelations, o agora Mestre Assassino Ezio Auditore segue os passos do seu lendário mentor, Altair, numa jornada de descobertas e revelações. É um caminho perigoso - um caminho que levará Ezio à Constantinopla, as encruzilhadas do mundo, o coração do Império Otomano, onde um exército crescente de Templários ameaça a desestabilizar a região. 

Assassin's Creed: Renegado (Livro 5) conta a história do jogo centrado na Revolução Americana. Drama vivido por Haytham Kenway.

Assassin's Creed: Bandeira Negra (Livro 6) é a mais recente novelização inspirada na franquia de games Assassin's Creed. Começa em 1715 e conta a história de Edward Kenway, um notável pirata e corsário que viveu na Era Dourada dos Piratas. Mistura exploração naval com combate e aventuras, tanto em terra quanto no mar das Caraíbas.

Conhece mais alguma adaptação? Já jogou ou leu alguma dessas citadas? Deixe sua opinião. 

6 comentários:

  1. muito livros qe foram baseados em jogos , que massa amei kkkk quero todos
    ja estou seguindo :)
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho genial essa cultura transmídia e de adaptações. Particularmente não curto muito jogos, mas é maravilhoso vê-los no universo da literatura. É um inspirando o outro.

    Excelente post!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Alguns desses só conheço de nome, minha prima e meu tio são mais fãs do que eu.

    Mas tenho curiosidade sobre Assassin's Creed.

    bjs e bom final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, só conhecia os livros do God of War e Assassins Creed, o resto foi uma surpresa principalmente do Mass Effect com uma série gigante.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Oiie Carlos, tudo bom?
    Desses ai eu conhecia os livros de Battlefield, God od War, Assassins Creed e só hahahaha' Tenho um amigo que é viciado em Bioschock, e eu ia morrer sem saber disso, que post educativo <3 hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Oiee Carlos!!

    Eu li o primeiro God of War e achei fantástico, sou fã da franquia e apesar de recontar a história do jogo isso acontece de uma forma totalmente natural e ainda temos a perspectiva do Kratos e dos deuses, achei incrível essa abordagem! Tem resenha minha dele lá no Blog! *-*

    Sou louca pra ler os livros do Assassin's Creed... Joguei pouquissimo, mas a história é mtooo envolvente! Tenho certeza que vou gostar!

    Ahh vc sabia que Resident Evil tbm tem livros? Acho que são uns 5/6, lançaram o Code Veronica a pouco tempo! Eu super recomendo os livros do Gears of War, não li, mas são eventos que acontecem entre um jogo e outro, os jogos são excelentes! Vale a pena conferir tbm! :3

    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...