24 de abril de 2014

Eu Indico: Aplicativos para leitura de eBooks

eReader PocketBook Pro
 A cada dia mais, os livros digitais tem se firmado no mercado brasileiro, principalmente com os lançamentos de eReaders aqui, como o Kobo e Kindle. A resistência de muitas pessoas quanto a eles ainda é forte. Há quem se renda ao formato digital mas não abre mão do livro físico. Há quem tenha "abdicado" dos livros físicos e migrado totalmente para os eBooks.

 Mas, quem não tem condições ou ainda não tem "afeição" (ou não quer mesmo um eReader) com estes, como fazer para aproveitar a praticidade dos livros digitais? Seu smartphone/tablet pode ser a solução. Diante disso, resolvi listar alguns aplicativos para leitura digital desse livros.


KINDLE
Grátis: Google Play, iTunes, Windows 8 (Tablet e PC)

O aplicativo para leitura de e-books da Amazon é a versão em software do bem sucedido e-reader Kindle. A Amazon oferece mais de 13 mil livros digitais em português, de dezenas de editoras, sendo 1,5 mil gratuitos. Considerando também outros idiomas, a loja tem mais de 1 milhão de títulos.
Inclui dicionários de português, inglês e outros idiomas e permite pesquisar facilmente uma palavra encontrada no texto. É possível sincronizar o marcador de página, as anotações e os destaques entre vários dispositivos, incluindo os e-readers Kindle.

KOBO
Grátis: Google Play, iTunes, Windows (Tablet e PC)

 Readers de e-books geralmente não precisam de apresentação, mas por vezes a última coisa que você quer é um gadget novo que se sobrepõe a muitas das funções dos seus outros dispositivos. Afinal, você pode ler ebooks no seu PC, laptop, reader, tablet, smartphone... Portanto, se não está procurando um reader mas mesmo assim gosta da experiência oferecida por eles em seu smartphone ou tablet, você pode obter um aplicativo que traz o reader para o seu aparelho. 

 Com o aplicativo Kobo, você pode compre mais de 1 milhão de eBooks disponíveis no site, sincronizar a sua biblioteca automaticamente em todos os seus dispositivos Kobo, compartilhar a sua Reading Life com os amigos na linha do tempo no Facebook, personalizar a sua experiência de leitura.

 Possui suporte para vários idiomas (Inglês, Português, Alemão, Holandês, Espanhol, Francês e Italiano).

IBA

 No iba, cada tipo de publicação tem seu aplicativo exclusivo: iba revistas, iba e-books e iba jornais. Eles contam com recursos próprios que aprimoram a experiência de leitura e permitem que você leia os títulos adquiridos no site.

O iba e-books pode ser acessado em seu smartphone Android ou iPhone.




SARAIVA READER
 O SaraivaReader é um aplicativo para a leitura de livros digitais.

 Para deixar a leitura ainda mais simples e prática, o SaraivaReader permite marcar páginas e texto, fazer anotações, organizar e customizar sua biblioteca, entre outras funcionalidades.
 Além disso, é possível ativar sua conta em até 6(seis) dispositivos diferentes, incluindo iPad, iPhone, smartphones e tablets com Android, desktop e notebooks com Windows ou MacOS.

MOON+ READER
Grátis: Google Play
 O Moon Reader oferece temas, várias opções de cor de fundo, personalização da superfície de toque para executar certas funções e auto-scroll – a página vai passando no ritmo definido pelo usuário, assim você nem precisa tocar a tela para passar a página.



Outro recurso especialmente útil, para quem tem smartphone e tablet Android: o programa permite sincronizar a leitura entre os aparelhos, começando de onde você parou, através de uma integração com o Dropbox. Suporta epub, mobi, chm, cbr, cbz, umd, fb2, txt, html, rar, zip ou OPDS.

BLUEFIRE
Grátis: Google Play, iTunes
 Bluefire Reader é um aplicativo que junta diversas lojas online que disponibilizam livros virtuais para serem comprados. Você pode acessar qualquer uma dessas interfaces de venda e adquirir o ebook que você desejar. Em alguns instantes, o item aparece no seu aparelho, pronto para leitura.

 O programa também possibilita que você faça o intercâmbio de materiais comprados anteriormente, e que estejam salvos em outro dispositivo. Graças a essa funcionalidade, você pode centralizar todos os livros digitais em um só local, visualizando todos eles por meio da interface oferecida por este software.

 É importante mencionar que para utilizar as ferramentas apresentadas pelo Bluefire Reader é preciso ter uma conta ativa no site da Adobe. Caso você ainda não tenha, clique aqui para acessar a página da empresa e fazer o seu registro.

ALDIKO
Grátis: Google Play
Este programa tem uma interface que lembra a imagem de uma prateleira de livros. É possível visualizar os últimos livros lidos, e os que você está lendo atualmente. Clicando logo abaixo, em “Bookshelf” (Prateleira), visualize todos os e-books armazenados no cartão de memória do aparelho. 

É possível ver a lista de autores, de tags relacionadas aos livros e criar listas com seus livros favoritos ou divididos por gênero. Para fazer download de uma obra clique em “Download Books”. O aplicativo é compatível com o site FeedBooks.


 Conhece algum outro ou já teve alguma experiencia (ruim ou boa) com algum desses citados? Deixe sua opinião nos comentários!
eBooks grátis para download aqui.

22 comentários:

  1. Oi Carlos!

    Realmente a cada dia saem mais livros digitais e gosto de alternar com os físicos. Tenho um Kobo, mas também utilizo também tenho no not o da saraiva e o da kindle. Muito legal a postagem.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho alternado bastante livro/kobo, tanto o ereader quanto o apk. Tem sido minha salvação.

      Excluir
  2. Ótimo post! Pena que o da Saraiva e IBA são os piores p desktop, muita burocracia te deixam muito preso a eles (DRM). Eu lia antes usando o app do Kobo que acho um dos melhores junto com o Aldiko justamente por trazer as mesmas features do e-reader (o kindle tbm traz mas nao gostei tanto).

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aplicativo da Saraiva foi uma decepção. Detestei da última vez que instalei (não sei se teve atualização). Para android, o da Kobo ainda acho o melhor. Aldiko nunca parei pra usar por completo.

      Excluir
  3. Eu usava o Aldiko no meu Android, mas acho que nada se compara ao bom e velho Adobe Reader, tão simples e pratico, sem muita enrolação kk

    Abraços
    des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tentei usar iba, mas acabei não me apegando tanto assim. Sou viciado no Kindle, tenho muitos livros nele e sempre que estou no ônibus pego meu celular para ler, nada substitui um livro, mas é bem mais fácil ler em lugares assim pelos aplicativos. Ajuda muito! =D

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda muito mesmo, principalmente quando você anda com um "paraquedas" nas costas. Menos peso para carregar.

      Excluir
  5. Não consigo ler livros em e-book, série mesmo. Ando com meus livro para tudo que é lugar, para quando tenho um tempinho leio ele. Adorei as dicas mesmo assim, tinha vários que não conhecia.

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada se compara aos livros, mas um ebook sempre é bem vindo, principalmente quando não dá pra andar com livros.

      Excluir
  6. Usar o kindle é ótimo para quem tem o leitor digital, tanto no pc como em celular, lembrando que há um leitor online da amazon muito prático também. O legal de todos é que você pode sincronizar o livro que você está lendo. Algumas pessoas acham que apenas podem ter acesso aos ebooks da nuvem ou enviados por email, mas pode ser feito transferindo direto para o tablet, celular e pc, apenas colocando na pasta de diretório dos livros.

    O kobo achei legal, mas tem muita frescurinha.rs., e tem umas notificações chatas que dá para configurar.. mas é bom também.

    Agora uma dica boa para quem usa celular nokia com sistema Symbian, ou tem ele guardado na gaveta. Tem uma ótima opção. Eu adoro meu N8 e nunca soube de leitor para epub ou mobi decentes que fossem funcionais, só aqueles da ovi.store... mas descobri um programa muito bom, o FBReader (http://fbreader.org/symbian) (quem tem o N9 pode usar o mesmo leitor, mas tem que baixar em outra opção do site), ele organiza a biblioteca por autor, identifica o sumário, grava a posição da última página lida, identifica hiperlinks, tem uma barra de progresso e várias configurações de layout.. coloquei uma película fosca e a sensação de leitura é ótima. É uma boa opção transformar seu celular desvalorizado em um leitor de bolso..rs. Mas é possível acessar o leitor digital da amazon e acessar seus livros, funciona muito bem, mas apenas nestes últimos celulares avançados, antes do Lumia, e claro, com tela razoavelmente grande. Mas se você tem um cartão de crédito internacional cadastrado na sua conta amazon, não confie usar o sistema symbian para navegar na internet utilizando seus dados, pois não há uma atualização de software a quase ou mais de dois anos e isso vale para outros apps da ovi.store.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o aplicativo kindle é sensacional, como o Kobo. Não sabia desse leitor online :O Obrigado pelas dicas!

      Excluir
  7. Conheço alguns mas não sou muito fã de e-books rs prefiro meu livrinho físico eternamente <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não substituirá jamais, mas é um auxilio e tanto!

      Excluir
  8. Eu ainda não me rendi aos E-books, mas admito que é uma ferramente bem prática, e uso quando necessário, e normalmente uso o Alkido, embora não tenha preferência. Mas é bem interessante conhecer outros aplicativos, que aparentemente são bem simples de usar.
    O novo visual do Blog está lindo, combinou bastante, sem fugir muito do outro. Adorei *~~~*
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi! Nossa, foi importante para mim ler esse seu post.
    Sou dessas pessoas que não tem "afeição" ainda...rs
    E, com um desses aplicativos, talvez eu possa ir me acostumando..
    Já que um livro digital é mais em conta financeiramente, além de não ocupar espaço.
    Mas, num sei... será que consigo? Vamos ver... Obrigada!
    Até mais!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Carlos, eu já usava um aplicativo no meu celular, mas agora nem lembro mais o nome dele. Aqui no computador eu uso o Adobe Digital Editions que é o meu QUERIDINHO para sempre! <3
    Agora eu ganhei um Kobo e estou curtindo bastante a leitura dos livros digitais. Mas os físicos ainda mandam na minha vida!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Kobo é minha paixão. Até aumentou minha velocidade de leitura. Mas não dá pra substituir mesmo os livros físicos.

      Excluir
  11. Adorei o post! Meu sonho é comprar um Kobo, acho ele melhor que o Kindle, mas como ainda não juntei money suficiente, fico feliz com o meu Aldiko no celular kkkkk adoro esse aplicativo, para mim é o melhor para leitura de livros, mas vou baixar os outros que você falou para ver o que acho!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz váaaarias pesquisas antes de decidir e optei pelo Kobo e não me arrependo. Excelente mesmo, vale a pena. Aldiko nunca usei mas pelo jeito é o melhor de todos.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...