8 de março de 2014

Top 5: Heroínas

A cada dia mais as mulheres estão tomando conta do mundo literário, seja como escritoras, leitoras e personagens principais que, há propósito, será o assunto a ser tratado hoje no Top Five do blog nessa data especial para as Elas: O dia da mulher.

 Pensando nisso, decide selecionar aquelas 5 personagens principais (ou que exerçam papeis importantes/fundamentais) em obras literárias. Mulheres que deixaram de ser apenas peças frágeis e sentimentalistas (excessivamente falando), passando a buscar seus ideais e impor seu valor. Claro, não foi uma tarefa fácil já que o leque de opções é vasto. Por fim, eis as escolhidas:
5. Daenerys Targaryen
Emilia Clarke como Daenerys em
Game of Thrones (série de TV)
 Ok, li apenas A Guerra dos Tronos (até então), mas Dany já apresentou motivos suficientes para estar nessa lista. Se antes uma simples criança indefesa tento que "não acordar o dragão" do irmão, hoje a primeira mulher a liderar um clã Dothraki: Khaleesi, mediante os fatos. Evidentemente uma grande estória está reservada para ela. Presente nos cinco livros já lançados da série As Crônicas de Gelo e Fogo.

4. Lucy (Lúcia) Pevensie
Georgina Helen Henley como Lúcia em
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005)
 Contrário ao que muitos pensam, não foi Lúcia a primeira pessoa descobrir Nárnia. Presente em cinco dos sete livros (em três de forma efetiva) das Crônicas, Lúcia é a mais nova de uma família de quatro irmãos. Aventureira e destemida (daí pode-se entender o nome que ela viria a receber como Rainha 'Lúcia, a Destemida'), ela é a mais marcante das personagens a passar pelo mundo fantástico de Nárnia. 

3.  Hermione Granger
Emma Watson como Hermione em Harry
Potter e as Relíquias da Morte, Parte 1 (2010)
 Filha de dois trouxas, Mione tem como principal característica a inteligencia. Uma inteligencia acima do normal até para a saga Harry Potter, diga-se de passagem. Perspicaz, corajosa, exigente e aluna modelo de Hogwarts, ela exerce papel fundamental ao lado dos seus fieis amigos Harry Potter e Ronald Weasley nas aventuras de todos os sete livros da saga escrita por J.K. Rowling. De fato uma das minhas personagens favoritas da literatura no geral.

2. Katniss Everdeen
Jennifer Lawrence como Katniss em
Jogos Vorazes (2012)
 Simbolo da Esperança depois do massacrante Jogos Vorazes, Katniss é a mais guerreira de todas as listadas, seja por "força do hábito" ou por exigência da Capital. Depois de substituir sua irmã como tributo para o temível jogo, ela vê suas habilidades (para sobrevivência) desenvolvidas no distrito 12 serem postas a prova durante os três livros que fazem parte da série escrita por Suzanne Collins. 


1. Liesel Meminger
Sophie Nélisse como Liesel em
A Menina Que Roubava Livros (2014)
 E quem diria que uma ladra poderia ser a grande favorita? Quem acompanha o blog sabe que ela é a personagem mais citada aqui quando o assunto é "melhores", "favoritos", "que eu mais gosto": Liesel Meminger. Liesel tem sua história narrada no livro A Menina Que Roubava Livros. A garota vive no assombroso período da Segunda Guerra Mundial. Durante o enterro de seu irmão, ela encontra aquilo que viria mudar (na medida do possível) sua vida: Um livro — O Manual do Coveiro. É em Molching que ela conhece seus novos pais 'adotivos'. Uma história que se desenvolve na maior simplicidade e destreza, em pleno caos. A Favorita!

Menção Honrosa:
Annabeth Chase (Percy Jackson e Os Olimpianos/Heróis do Olimpo), Arya Stark (As Crônicas de Gelo e Fogo), Florence (A Menina Que Não Sabia Ler), Isaura (A Escrava Isaura).

E vocês? Qual seria suas cinco escolhidas? 

6 comentários:

  1. Oi Carlos gostei muito da sua lista e concordo com a maioria das indicações. Também fiz uma lista com as 10 maiores heroínas da literatura, gostaria muito que você desse uma olhada e me dissesse sua opinião. Um abraço.
    http://blogfalandodelivros.blogspot.com/2014/01/top-10-as-10-maiores-heroinas-da.html

    ResponderExcluir
  2. Hermione <3
    Always hahahaha

    Não sou muito fã da Katniss...
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista. Concordo com a presença de todas ai. Só colocaria a Hermione em primeiro lugar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a lista só trocaria algumas de lugar
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. eu amo TODAS essas que você citou!
    Hermione é minha favorita, mas as outras tem um lugar especial no meu coração de leitora.
    beijos

    http://livrodecapadura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...