29 de março de 2014

Conheça as 5 incríveis previsões de Júlio Verne que se tornaram reais

Para relembrar o aniversário de falecimento de Júlio Verne, em 24 de março de 1905, destacamos algumas ideias revolucionárias do escritor, autor de 20 mil Léguas Submarinas, precursor da ficção cientifica e visionário à frente de seu tempo.

O SUBMARINO ELÉTRICO
Em Vinte Mil Léguas Submarinas, romance de 1870, o Capitão Nemo atravessa oceanos a bordo do Nautilus, um submarino bastante semelhante aos atuais.

O NOTICIÁRIO
No manuscrito recuperado O Dia de um Jornalista Americano em 2889, Júlio Verne prevê não somente a existência da televisão, como também um de seus programas mais importantes na comunicação mundial: o noticiário. Ele imaginava que, no futuro, “as notícias serão divulgadas através de conversas com repórteres, estadistas e cientistas.”

A VIDEOCONFERÊNCIA
Um dos métodos mais eficientes de comunicação utilizado por pessoas do mundo inteiro também foi antecipado pelo gênio francês, sob o nome de “fonotelefoto”. Em sua imaginação, Júlio Verne o descreveu como um sistema de comunicação interpessoal a distância, que transmitiria as imagens por espelhos conectados por fios.

INTERNET
Em 1863, Júlio Verne previu que, em algum lugar do futuro, o mundo utilizaria uma rede mundial de comunicações, que descreveu como uma espécie de “telégrafo mundial”.

VIAGEM À LUA
Júlio Verne não foi o primeiro homem ou escritor a relatar viagens ao espaço ou, mais especificamente, à Lua. No século XVII, o magnífico Savinien de Cyrano também havia antecipado a fantástica aventura. Júlio Verne, no entanto, aprofundou bastante a tecnologia que seria utilizada para chegar até a Lua no romance À Volta da Lua. Nele, descreveu naves impulsionadas pela luz, o que atualmente é a energia solar, além de naves lançadas por projéteis que venceriam a gravidade da Terra. Ou seja, foguetes.

4 comentários:

  1. Gosto de pegar livros distópicos ou ficção cientifica que anos atrás parecia surreal e hoje é tão cotidiano. Ótimo post.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha que bacana Carlos, gostei do post.
    Não tomei vergonha na cara para ler 20 mil Léguas Submarinas apesar de sempre me intrigar.
    E achei bem interessante as ideias do autor. Já li em algum lugar - sou péssima de memória- que na verdade nós não estamos descobrindo nem inventando nada, apenas redescobrindo e reinventando os que os nossos ancestrais já haviam feito e imaginado.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o único dele que li. Excelente (e visionário) livro :)

      Excluir
  3. Gente...... a internet..... Verne era f### mesmo viu! Adoro os livros dele, só li os 3 mais famosos (20 mil leguas, viagem ao centro da terra e a volta ao mundo em 80 dias) sempre me delicio com as previsões, os personagens únicos e quero conhecer mais dele logooo.

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...