26 de março de 2014

Biografia: Ernest Hemingway

 Ernest Miller Hemingway (★ Oak Park, 21 de Julho 1899 — ✝ Ketchum, 2 de Julho 1961) foi um escritor norte-americano. Foi Romancista, novelista, jornalista e escritor, sendo um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da "geração perdida".
Geração Perdida refere-se a um grupo de celebridades literárias americanas que viveram Paris e em outras partes da Europa no período de tempo em que se viu o fim da Primeira Guerra Mundial, no começo da Grande Depressão.
 Com 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City. Com o início da Primeira Guerra Mundial, entra como voluntário para o exército italiano. Ferido, permaneceu longo tempo hospitalizado. Foi condecorado pelo Governo Italiano. Foi correspondente de guerra em Madri, durante a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu na Espanha durante quatro anos. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários touradas na Espanha, caça submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.

 Jornalista na juventude, leva para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro "O sol se levanta" relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance "Por quem os sinos dobram" relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.

Coleção de Livros do Hemingway
 Ernest Hemingway casou várias vezes, morou muitos anos em Cuba, tornando-se amigo de Fidel Castro. Em 1954, ganha o Prêmio Nobel de Literatura. 

 Ao longo da vida do escritor, o tema suicídio  aparece em escritos, cartas e conversas com muita freqüência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas de saúde (diabetes) e financeiro (havia perdido muito dinheiro em especulações na Flórida). Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. Ela enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado. O escritor, atônito, não sabia se sua mãe estava querendo que ele repetisse o ato do pai ou que guardasse a arma como lembrança.

 Já tinha em sua história de vida, quatro casamentos desfeitos e forte alcoolismo Todas as personagens deste escritor se defrontaram com o problema da “evidência trágica” do fim. Hemingway não pôde aceitá-la. A vida inteira jogou com a morte, até que, aos 61 anos e muito doente, na manhã de 2 de julho  de 1961 , em Ketchum  (Idaho ), tomou do fuzil de caça e disparou contra si mesmo.

Principais Obras: 
Romances
1925 - The Torrents of Spring (As Torrentes da Primavera)
1926 - The Sun Also Rises (O Sol Também Se Levanta)
1929 - A Farewell to Arms (Adeus às Armas)
1937 - To Have and Have Not (Ter e Não Ter)
1940 - For Whom the Bell Tolls (Por Quem os Sinos Dobram)
1950 - Across the River and Into the Trees (Do Outro Lado do Rio e Entre as Árvores)
1952 - The Old Man and the Sea (O Velho e o Mar)
1962 - Adventures of a Young Man (Aventuras de um Homem Jovem)
1970 - Islands in the Stream (As Ilhas da Corrente)
1986 - The Garden of Eden (O Jardim do Éden)

Não-ficção
1932 - Death in the Afternoon (Morte na Tarde)
1935 - Green Hills of Africa (Verdes Colinas da Africa)
1960 - The Dangerous Summer (O Verão Perigoso)
1964 - A Moveable Feast (Paris é uma Festa)

Fontes: Blog Iza Zilli, Wikipédia e e-Biografias

4 comentários:

  1. Você leu quais livros dele? Eu amo O Velho e o Mar! Li também Adeus às Armas, mas achei extremamente machista...
    Beijo!
    http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros, especialmente os romances históricos, e é a primeira vez que eu venho a este blog e estou bem impressionado com a qualidade.
    Parabéns e continue com esse excelente trabalho ;)
    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...