28 de fevereiro de 2014

Resenha: O Pequeno Príncipe

Título Original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupèry
Ano: 1943
Editora: Agir
Páginas: 96
ISBN: 8522005230
Avaliação: ★★★★★ 

Sinopse: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. Le Petit Prince causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrença de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.





  Um dos meus maiores desafios desde que iniciei o blog será posto a prova aqui: Resenhar sobre uma das mais fantásticas obras da literatura mundial, tentando transpassar toda a simplicidade e profundidade contida em suas páginas: O Pequeno Príncipe. 

  Todo adulto obviamente já foi um dia criança e, não seria diferente para aquele piloto que, quando criança, viu seu futuro como pintor ser frustrado ao desenhar uma jiboia digerindo um elefante, desenho este que era interpretado pelos adultos como um chapéu, o que irritava o garoto. Ele cresceu e decidiu "conhecer" (ainda que indiretamente) o mundo através da profissão que o coube. Numa dessas viagens, o motor do seu avião entrou em pane, obrigando-o a pousar no aquém do deserto do Saara. 

  E foi naquele marasmo que ele conheceu o garoto que mudou sua visão (e de todos) sobre a vida e tudo mais. Um garotinho, de cabelos dourados e roupa de príncipe. Um garotinho que, naquele momento, só queria um desenho de um carneiro.

"- Os homens esqueceram essa verdade [...] mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
Página 72

  Aos poucos o garotinho vai cativando o coração daquele aviador e conta toda sua história e os motivos que o fizeram para ali. Vindo de um planeta minusculo e distante, O pequeno príncipe "caiu de paraquedas" na Terra em sua sétima viagem, depois de conhecer os mais loucos inusitados planetas e seus habitantes solitários, como um rei que pensa que todos são seus súditos, um cidadão que afoga suas mágoas na bebida (mesmo que isso o envergonhe), um homem de negócios incapaz de olhar ao seu redor e focado apenas nos seus bens materiais, um acendedor de lampiões escravo do seu próprio trabalho, e outros.

  A estória é narrada pelo próprio piloto "anonimo", já que Saint-Exupery não deu-lhe um nome. Este fato nos leva a crer que o piloto é uma auto-descrição do autor (que também era piloto).

"[...] Eis o meu segredo. É muito simples: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
Página 70

  O principezinho é o retrato fiel de uma criança na flor da sua idade: Curioso ao extremo com suas perguntas que exigem respostas sem "pontas soltas", sincero, carinhoso, cuidadoso (exemplos maiores ficam para seu amor para a sua única e exclusiva flor do seu planeta, assim como seus vulcões) e, acima de tudo inocente. A inocência, característica que os anos e a vida tratam de retirar das pessoas, foi a principal precursora em um dos finais de estórias mais emocionantes de todas que já pude ler.

  Outra característica marcante da obra são os diálogos carregados de profundidade e mensagens para serem refletidas.

"Tu julgarás a ti mesmo — respondeu-lhe o rei. — É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Página 39
  Por fim, fica mais que indicada a leitura desse clássico e um dos meus livros mais lidos favoritos . Garanto que não irão se arrepender.

17 comentários:

  1. Oi Carlos!

    Eu sou uma daquelas que não se perdoa por ainda não ter lido este clássico. Sua resenha ficou encantadora, assim como se parece a história. Fiquei ainda mais instigada por conhecer.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você ira gostar. Leia, leia, leia!!! :) Obrigado.

      Excluir
  2. Você acredita que eu ainda não li esse livro? Não me perdoo por isso, mas prefiro comprar outros que eu quero MUITO do que esse ):
    Estou esperando ganhar de presente hahah
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acho que alguém está perdendo uma grande estória, só acho... Brincadeiras a parte, vale cada centavo gasto, eu garanto.

      Excluir
  3. Quando li O Pequeno Príncipe eu era muito novinha, devia ter uns 11 anos, e não me lembro dos detalhes. Quero reler um dia, em um futuro próximo, mas ainda preciso comprar o meu exemplar (porque quando li era emprestado), e de preferência uma edição francesa (vou amar!).

    Beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei em ler em francês também, mas não é o momento. Irei ler em inglês primeiro :)

      Excluir
  4. Oi Carlos!

    Esse livro é realmente um clássico e que devia ser de leitura obrigatória em todas as escolas, porque ele é fantástico! Li há muito tempo, mas tenho planos de comprar ele de novo e reler várias e várias vezes. A história é muito bonita.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um dos livros mais sensacionais que já li, todo muundo deveria ler também!
    Acho ele tão profundo, mesmo que sendo "infantil"!
    Um clássico muito amado :D
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. LINDO, LINDO ETERNO FAVORITO! Engraçado mas to sempre relendo a obra sempre que posso, deixo na bolsa e pego quando dá vontade na rua, cada vez me emociono mais :,)

    Muito bom o review é difícil mesmo falar de um livro tão simples e ao mesmo tempo carregado de sentimentos.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já perdi a conta de quantas vezes li esse livro. Não perde a essência e o brilho.

      Excluir
  7. Este livro é absolutamente perfeito, acho que nunca teria coragem de fazer uma resenha sobre ele, é um clássico, teria muito medo de minhas palavras não fazerem jus a obra ou algo do tipo. Mas adorei a resenha e o livro é maravilhoso <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu medo. Escrevi e reescrevi tantas resenhas sobre ele e parece que cheguei a uma de nível mediano :)

      Excluir
  8. Como não amar este livro?
    Ele sem dúvida mexe muito com quem lê!
    Tenho ele aqui em casa \õ/
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Carlos, sua resenha ficou ótima! O Pequeno Príncipe é uma das obras mais sublimes que existe... é simples e grandioso ao mesmo tempo, doce e emocionante. Um livro para todas as idades. *-* É maravilhoso sempre poder encontrar resenhas dele pela blogosfera.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um desafio escrever sobre ele. Há tempos vinha tentando escrever e nunca publicava. Criei coragem. Sensacional!

      Excluir
  10. Oi, Carlos.
    Ao mesmo tempo que tenho muita vontade de ler esse livro, tenho receio.
    Sempre fico, quando ouço maravilhas de muitas pessoas sobre um livro, mas sua resenha me convenceu, vou dá a oportunidade. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Como alguns devem saber, toda a obra original de Antoine de Saint-Exupéry entrou em Domínio Público em 1/1/2015 (exceto nos EUA e na França). Isto significa que o seu maior clássico, "Le Petit Prince", também está em Domínio Público. Ao longo de 2014 eu traduzi a obra francesa para o português e trabalhei nas mais de 40 ilustrações originais para criar uma edição digital com a maior qualidade possível. Este ebook se encontra atualmente à venda na Amazon pelo preço mínimo, R$1,99. Esta foi a forma que encontrei de levar esta obra monumental para o maior número possível de corações. Se lhes interessar, segue o link:

    http://www.amazon.com.br/gp/product/B00RO2K7XC/

    Com carinho,
    O tradutor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...