30 de dezembro de 2013

Top 5: 2013


 Prometi a mim mesmo não começar essa postagem com o velho "adeus ano velho, feliz ano novo... ♫". E não vou, claro. De fato, 2013 foi um ano proveitoso no que se diz respeito ao ramo literário e se comparado à 2012. Depois de um início de ano bem preguiçoso, consegui voltar a forma. E, diante disso, resolvi apresentar um Top 5 múltiplo para homenagear o ano que se vai, contendo os melhores, os piores, as surpresas e decepções do ano. Vale ressaltar que nenhuma das releituras feitas por mim esse ano serão citadas nessa postagem.

MELHORES
1. As Aventuras de Pi, Yann Martel
2. O Diário de Anne Frank, Anne Frank
3. Os Crimes ABC, Agatha Christie
4. 72 Horas Para Morrer, Ricardo Ragazzo
5. O Misterioso Caso de Styles, Agatha Christie

 "As boas notícias primeiro". Com 3 livros policiais e "dois diários" (um fictício - As Aventuras de Pi - e outro que gostaria muito que também fosse, mas não é - O Diário de Anne Frank), não foi tão difícil escolher os 5 melhores livros lidos por mim esse ano. Todos conseguiram me prender e envolver totalmente com a trama, resultando num fast-food das páginas de cada livro. Deles, 72 Horas Para Morrer e O Misterioso Caso de Styles tiveram alguns pontos baixos mas que não atrapalharam (ou quase isso) em nada a escolha. 
PIORES
1. Cidades de Papel, John Green
2. Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas?, Lemony Snicket
3. Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, Abu Fobiya
4. A Aventura de um Cliente Ilustre, Arthur Conan Doyle

 Pesado rotularem como os piores livros lidos no ano. Não são ruins (exceção de Cidades de Papel que me cansou mais que duas São Silvestres), de fato. Faltou algo. Graça, talvez. No contexto geral, os três primeiros apresentaram o mesmo fator motivador para entrarem na lista: Começa interessante, fica chato e o final é triste (de ruim). Já a obra de Conan Doyle entrou na lista por ser pacato quase que em todas as páginas. Faltou a ação natural de um livro de Sherlock Holmes. Não coloquei uma quinta colocação pois não ouvi uma quinta colocação nessa categoria, obvio. 
SURPRESAS
1. The Walking Dead: A Ascenção do Governador, Robert Kirkman
2. O Lado Bom da Vida, Matthew Quick
3. ADQS, Fabiana Cardoso
4. É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!, R.L. Stine
5. Roverandom, J.R.R. Tolkien

 Nada melhor que surpresas boas, concordam? Pois essas cinco preciosidades mereceram entrar na lista, sendo totalmente opostos um em relação ao outro. A Ascensão do Governador e suas revelações incríveis sobre o passado de Philip Blake, as desventuras de Pat Peoples, a misteriosa trama desenvolvida por Fabiana Cardoso, o sofrimento de Artie e o conto criado por Tolkien para amenizar a tristeza de seu filho. Em alguns casos (3 e 5) desconhecia a existência dos livros até que um fato ou outro me apresentar a eles. Os outros tinha despertado meu interesse a algum tempo e fizeram valer a expectativa. Enfim, indicados para todos os gostos.
DECEPÇÕES
1. O Herói Perdido, Rick Riordan
2. O Filho de Netuno, Rick Riordan
3. O Restaurante no Fim do Universo, Douglas Adams
4. Bruxos e Bruxas, James Patterson
5. Eragon, Christopher Paolini

"O mesmo risco que corremos de encontrar boas surpresas no caminho, equivale-se as decepções."
  Caio Fernando Abreu/Clarice Lispector/Tati Bernardi. Eu mesmo, na verdade

 Claro que nenhum deles falou isso, mas faz jus a frase. Como quem já acompanha o blog sabe, sou fã da saga Percy Jackson e minha decepção com os dois primeiros livros de Heróis do Olimpo é gritante. O segundo livro dO Guia do Mochileiro das Galáxias tornou-se arrastado e não tão legal quanto o primeiro. Eragon não conseguiu me cativar (o livro NÃO é ruim, só não me conquistou). Bruxos e Bruxas é... afinal, o que ele é? Acho que nem o Patterson sabe dizer. Enfim, cinco livros e um mesmo sentimento: podia ser MUITO melhor que isso.



 Por fim, o saldo final de lidos (contabilizando O Azarão que não terminei até o lançamento da postagem mas já estou quase no fim) é de 54 livros, sendo que desses, 9 foram releituras (O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, O Velho e o Mar, Carrie A Estranha e A Menina Que Roubava Livros). A parte, 8 abandonos. 

 Então pessoas, espero que vocês tenham aproveitado o ano de 2013 e que 2014 possa ser ainda mais favorável a vocês (e com muitos livros). "Adeus ano velho, feliz ano novo... ♫"

2 comentários:

  1. Adoreiii tua postagen.... :) bjokas ee...


    Adeussssssss anoooooo velhoooo felizzzzzz ano noovoooo que tudooooo....

    #Táparei

    ResponderExcluir
  2. Ei, adorei a sua listinha de melhores e 'piores' alguns livros eu conhecia e outros não.. Com certeza vou anotar aqui alguns para ler depois haha
    obrigada por seguir meu blog, ja estou seguindo o teu tbm *--*

    Feliz Ano Novo!
    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...