9 de dezembro de 2013

Resenha: Os Arquivos do Semideus

Título Original: The Demigod Files
Autor: Rick Riordan
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Páginas: 168
ISBN: 9788598078892
Avaliação: ★★★

Sinopse: Atenção jovens semideuses: preparem-se para ter acesso a arquivos altamente sigilosos. Compilado pelo escriba sênior do Acampamento Meio-Sangue, o sr. Rick Riordan, o conteúdo supersecreto apresentado em Os arquivos do semideus inclui os relatórios de três das mais perigosas aventuras de Percy Jackson, informações valiosas conseguidas em entrevistas com os mais importantes heróis da saga, um utilíssimo mapa do acampamento e muito, muito mais. Leiam e tornem-se especialistas no universo dos deuses e heróis do Olimpo.



 Com objetivo de apresentar aos leitores algumas histórias "secretas" e perigosas sobre as desventuras de Percy Jackson (ocorridas mais precisamente entre o quarto livro da série "Percy Jackson & Os Olimpianos" e o primeiro volume de "Os Heróis do Olimpo)", Rick Riordan coloca em prática mais uma vez sua imaginação através de três contos:

1. "Percy Jackson e a Quadriga Roubada"
 No primeiro conto, Percy Jackson está em mais um dia "comum" (dentro do padrão Percy Jackson de normalidade) de aula, até que pela janela, ele avista sua "amiga" Clarissa La Rue sendo atacada por pássaros gigantes. O que ela fazia ali ainda era um mistério para o garoto. Logo, diante os fatos, ele se vê obrigado a se aliar a ela para derrotar e  recuperar antes do anoitecer a Quadriga Roubada pelos imortais irmãos Phobos e Deimos, que a propósito também são irmãos de Clarissa por parte de pai - Ares. Dos três, esse foi o conto mais inferior. 

2. "Percy Jackson e o Dragão de Bronze
 Durante o tradicional jogo de captura à bandeira no Acampamento Meio-Sangue, Percy vê seu aliado Charles Beckendorf ser capturado pelas Myrmekos. Percy, juntamente a Silena e Annabeth (rivais dos garotos naquele jogo), ativam o Dragão de Bronze para salvar o amigo daquela emboscada. Dragão este, que aparece no livro "O Herói Perdido", e tem sua estória melhor descrita.

3. "Percy Jackson e a Espada de Hades"
 Induzidos por Perséfone, Percy Jackson, Thalia Grace e Nico di Angelo são enviados ao mundo inferior para resgatar a espada de Hades, que foi forjada as escondidas e poderia causar um grande desequilíbrio entre os três grandes deuses (Poseidon, Zeus e Hades). Roubada por Ethan Nakamura em parceria com o titã Jápeto. De longe, considerei o melhor e mais envolvente dos três contos. Achei curioso o fato de "A Espada de Hades" não ter sido citada em nenhum dos outros sete livros que li (Se foi em A Marca de Atena ou A Casa de Hades, me perdoem - não li ainda), já que o teor é bem sugestivo pra trama completa. 

 Depois dos três contos, há algumas entrevistas desnecessárias com alguns personagens, dados sobre semideuses e deuses, além de jogos de caça-palavra e palavras cruzadas, que não quis responder por pena de riscar o livro. Como um todo, o livro é um bom passatempo, já que é muito curto. Altamente aconselhável para quem já leu Percy Jackson & Os Olimpianos e quer se aventurar mais um pouco no enredo criado por "Tio Rick".

5 comentários:

  1. eu tbm não gostei mto não...
    só os contos que trazem extras da série é que valem a pena né!

    bjokas desculpa sumiçooooo

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Nunca li nada do Rick, mas acho que não procuraria esse livro para ler, se não me tornasse fã da série.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Ainda estou no segundo livro da série e continuo me surpreendendo com o Rick, ele tem prende e a leitura flui muito facilmente. Mas então na Black Friday eu fiquei com muita vontade de comprar esse livro e depois dessa resenha tenho certeza que devia ter comprado kkkk'. Afinal eu curto mitologia, fantasia e tals.

    Amei a resenha, você escreve bem.
    Já seguindo...

    Passa la no meu cantinho. feminishe.blogspot.com.br (blog literário e ta no começo) se curtir segue e comenta.

    Valeu :)

    ResponderExcluir
  4. Quero muitoo comprar esse livro, além de ser perfeito por ser do Rick, é de contos do Percy e ainda amei a capa! Ele é lindo em todos os sentidos! hahaha
    Amo todos do Rick, e estou mega ansiosa para o lançamento do livro que vem depois da Casa de Hades, será perfeito!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...