23 de novembro de 2013

10 capas de livros "Irmãs gêmeas"


O Listas Literárias fez uma seleção com 10 pares de capas de livros pra lá de parecidas provando como diz a tendência há sempre alguém parecido com nós em algum lugar do mundo. Inclusive nas capas literárias:

12 comentários:

  1. Oi Carlos, eu sinceramente não gosto disso. Acredito que faltou criatividade do capista. Ele não criou, apenas pegou a imagem da net. Claro que, pode acontecer com meus livros, um dia. Seria triste, depois de tanto trabalho na pesquisa e escrita, ver isso acontecer. Mas o jeito é saber levar e seguir adiante. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como capista falo:
      Não é plágio.
      Na verdade, ver comentários como esse me deixa revoltado com a mente fechada que muita gente ainda tem. ;)
      Leiam isso: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=595569603842905&set=a.333269740072894.77686.316950825038119&type=1&theater

      Excluir
    2. Carmen, belo nome o seu, hehe.
      Mas, com todo respeito, sabia que as capas da série Fallen foram todas compradas praticamente prontas e, o único trabalho do Designer foi colocar as fontes?
      Mas então eu digo: Teria uma pessoa sem estudos na área conseguido fazer um trabalho tão sublime e equilibrado entre texto e imagem?
      Dizer que um capista é sem criatividade por usar uma imagem sem fazer muitos frufrus nela é falta de criatividade é algo que se deve pensar muito bem. Afinal, são muitos anos de estudo, para vc ver alguém acusar vc de plagiador. É chato.

      Excluir
    3. Não generalizando, claro Renato. Mas, por exemplo, a capa 10. Faz parte do mesmo banco de imagens ou foi "inspirada"? Acredito que esse seja o plágio referido. Obviamente que a imagem não é a mesma, ainda assim serviu como "base" para a outra. Ideia apossada ou não? Porém, fica o seu esclarecimento.

      Excluir
  2. É falta de criatividade ou de imagem? aff. O pior é que os dois são nacionais, fico imaginando encontrar as capas iguais na mesma livraria. :\

    Abraços
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma boa jogada de marketing para venda. huahauahauahu

      Excluir
    2. Autores nacionais tem orçamento curto. Vocês por acaso tem ideia do quanto sai caro comprar uma imagem de direitos autorais únicos? Algumas saem até mais do que mil reais.

      Excluir
  3. Pois é... Cada coisa que acontece! srsrr. Interessante esta observação!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Esse povo não tem criatividade em criar novas capas? É incrível ver que as vezes eles usam as mesmas pessoas para livros totalmente diferentes. Ruim para os autores e para nós, leitores :/ Mas, adorei seu post e a ideia dele ;D

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Já vi dois livros com capas muito parecidas (um estrangeiro e outro, nacional), mas não sabia que havia tantos ~~ É vergonhoso pra editora e para os autores uma coisa dessas.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que faltou um pouco de pesquisa do capista gente... Mas acho que como as imagens são de bancos de imagens que não dão nenhuma exclusividade à seus clientes o erro é até aceitável... Quando um capista vai projetar uma capa, ele infelizmente não vai adivinhar que já utilizaram aquela imagem... Muitos livros são lançados, muitas imagens utilizadas e ninguém vai anotar num caderninho as imagens que já viram por ai... Se as capas tivessem a mesma imagem e o mesmo design, ai eu chamaria de plágio, mas não é o caso. O que aconteceu foi algo inesperado e chato tanto para o autor, para o editor e para o capista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Michel.
      Porém, já tive algumas capas que eu pesquisei por semanas uma imagem que fosse aquilo que o autor queria para o livro e, as vezes a imagem perfeita para um livro, acaba sendo para outro, mas, é impossível conhecer todas as capas que são lançadas no mundo. Achei até mesmo um erro do autor chamar as capas de "Gêmeas", elas são parecidas, mas percebe-se que a intenção ao criá-las foi totalmente oposta. Vê-se imagens parecidas, mas sentimentos diferentes.
      E, sim...
      é chato quando alguém tromba com uma capa que usaram uma imagem que vc já usou, mas paciência... acontece. :/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...