12 de outubro de 2013

Top 5: Crianças Literárias

 Dia das Crianças, conhecido também como 12 de Outubro. Visando esse dia, resolvi trazer alguns personagens infantis (no termo criança da palavra) que marcaram época (a minha época, principalmente). Confesso que escolher apenas cinco não foi tarefa fácil. Prova maior disso foi ter excluído a "ladra de livros" dos Top. Sem mais delongas, os 5 representantes do TopFive especial de Dia das Crianças foram esses: 


5. Dorothy Gale, em O Mágico de Oz (L. Frank Baum)
 Depois de sair (obrigatoriamente) do Kansas levada por um ciclone junto com seu cachorro Totó, Dorothy viveu suas grandes aventuras na Terra mágica de Oz em "O Mágico de Oz", um dos contos infantis que mais marcou minha infância e, provavelmente, de muita gente. Mesmo com tantos perigos, quem nunca quis conhecer Oz?

4. Alice, em Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)
 Inspirada em Alice Liddell, a criação de Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodson), "Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho" é considerado um dos maiores clássicos da literatura infantil de todos os tempos, motivo que já seria o suficiente para estar nesse Top5. Não bastasse isso, a história é fantástica (literalmente) e ganhou um canto especial na minha prateleira desde que li. 

3. Sunny Baudelaire, em Desventuras em Série (Lemony Snicket)
 A bebê mais fofa (e inteligente) da literatura, ao meu ver Sunny Baudelaire sempre se destacou na estória em relação aos outros irmãos, mesmo sem dizer uma palavra que faça sentido (porém bem retratada/traduzida por Lemony Snicket). 3º lugar mais que justo para a "mordedora" oficial de da série Desventuras em Série.

2. Harry Potter, em Harry Potter (J.K. Rowling)
 A primeira série que acompanhei, o primeiro livro que virei fã, o primeiro personagem que me fez sofrer junto... Tem como não citar Harry Potter? O primeiro lugar poderia facilmente ser dele, não fosse...

1. O Pequeno Príncipe, em O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
... O Pequeno Príncipe, que, na minha opinião, é a obra infantil mais fantástica de todos os tempos (ou pelo menos as que li e/ou tenho conhecimento). Perdi as contas de quantas vezes li o livro e nunca me cansarei. Ninguém mais justo para ocupar a primeira colocação desse Top Five de hoje.


Menção Honrosa: Liesel Meminger (em A Menina Que Roubava Livros), Bruno (em O Menino do Pijama Listrado) Cosette (em Os Miseráveis), Primrose Everdeen (em Jogos Vorazes) e Lúcia Pevensie (em As Crônicas de Nárnia).


Por fim, é isso. Gostaram? Não deixem de comentar a postagem! 

7 comentários:

  1. Como não amar O Pequeno Príncipe, Harry e Alice? Muito amor <3

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Gosto de todas essas crianças literárias. São ótimos livros e grandes personagens.

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dorothy e Alice puro amor. Só não conhecia Sunny, vi o filme apenas e também não lembrava dele... Imagino como deve ter sido difícil deixar de lado alguns para montar o top 5 nem me arrisco a tentar fazer isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Carlos, O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura e que marcou a vida de muitas crianças e adultos. Muito justo a primeira colocação !!! Beijos

    Apaixonada por Livros

    ResponderExcluir
  5. Gente, esse post é PURA nostalgia! Sunny <33', morro de amores por esse bebê que amadureceu tanto ao longo da série. Harry nem preciso dizer! O pequeno príncipe é outro que dispensa comentários. Mas gente, Sunny é minha baixinha! Ela deu um gosto especial a série. Perfeita demais!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que top 5 incrível. E nostálgico!
    Achei maravilhoso, e as posições excelentes. O Pequeno Príncipe foi quem mais me emocionou... sempre! <3 Amei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O top 5 ficou perfeito. Ótimas colocações!

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...