5 de setembro de 2013

Biografia: Douglas Adams


 Douglas Noël Adams (★ Cambridge, 11 de março de 1952 — ✝ Santa Bárbara, 11 de maio de 2001) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias, no Brasil).

 Era filho de Janet Donovan e Christopher Douglas Adams. Em 1957 seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex. A avó de Douglas mantinha em casa um refúgio oficial para animais machucados da RSPCA. Estudou na Brentwood School antes de regressar à sua terra natal para avançar ao ensino universitário do St. John's College onde, em 1974, obteve o seu bacharelato e, mais tarde, a licenciatura, em Literatura Inglesa. Passou depois a trabalhar como escritor de rádio e televisão.

 Em 1971, enquanto viajava à boleia pela Áustria com um guia turístico emprestado, e nunca devolvido, deitou-se num campo algures em Innsbruck, incapaz de se manter de pé à força de muita cerveja e pouca comida. Não sabendo falar alemão, procurou deitado a informação de que necessitava no guia, olhando as estrelas. Assim lhe teria ocorrido a ideia de criar um guia turístico estelar.

 Estreado nas emissões radiofônicas da BBC, em março de 1978, The Hitchhiker's Guide To The Galaxy constituiu um sucesso imediato. Douglas Adams decidiu então publicar os argumentos no formato de livro, no ano seguinte. 

 Casou-se em julho de 1960 com Mary Judith. Adams faleceu aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Foi sepultado no Cemitério de Highgate. Numa forma de homenagem dos fãs ao autor, o dia 25 de maio é comemorado por muitos como "O Dia da Toalha", uma referência as curiosas e bem-humoradas utilidades que uma toalha pode oferecer, segundo as obras. De acordo com O Guia, a toalha é um dos instrumentos mais importantes para um viajante das galáxias. No Dia da Toalha, ou Towel Day, muitos fãs saem carregando uma toalha consigo.                   

Obras:
  • The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
  • The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo)
  • Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais)
  • So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes)
  • Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva)

Fonte: Infopédia, Wikipédia e Terra

6 comentários:

  1. Eu quero muito ler O Guia do Mochileiro das Galáxias e Até logo, e Obrigado pelos Peixes, mais já me considero um fã do Adams, haha <3


    Beijinhos,
    Lia ♥
    Limão & Alecrim

    ResponderExcluir
  2. Melhor trilogia de 5 livros ♥ Preciso reler nem que seja só O Guia pois não lembro de muita coisa mais :( uma pena ter morrido "novo" seria lindo se estivesse vivo até hoje nos fazendo rir (e pensar mais sobre nós mesmos) com obras novas.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Você que eu vi alguns dos filmes do Monty Python's, Em Busca do Cálice Sagrado é um dos mais engraçados, nunca ri tanto. Ainda quero conferir a série Guia dos Mochileiros.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li todos os livros da série, acho simplesmente fantástico! Adams tinha uma forma única e incrível de escrever! Ele É o cara!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia quase nada dele hahaha Sei que ele é super fera e que escreveu uma série top demaaaais *-* Mochileiros da Galáxia é uma das minhas séries preferidas ♥

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu queria muuuuuuuuuuuuuito ler o Guia do Mochileiro. Comecei e tive que parar, não lembro o motivo. Acho que entregar para a biblioteca. Muito louco o surto criativo que ele teve para criar tais obras HUAHUAHAUHUA Chorei!

    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...