9 de agosto de 2013

Biografia: Victor Hugo

 Victor-Marie Hugo (★ 26 de fevereiro de 1802 - ✝ Paris, 22 de maio de 1885) foi um poeta e escritor francês nascido em Besançon, no Doubs, foi o terceiro filho de Sophie Trébuchet e Joseph Hugo. 

 Aos 20 anos publicou uma reunião de poemas, "Odes e Poesias Diversas", mas foi o prefácio de sua peça teatral "Cromwell" que o projetou como líder do movimento romântico na França.

 Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher e durante a vida teve diversas amantes, sendo a mais famosa Juliette Drouet, atriz sem talento, a quem ele escreveu numerosos poemas.

 O período 1829-1843 foi o mais produtivo da carreira do escritor. Seu grande romance histórico, "Notre Dame de Paris" que ficou mundialmente conhecido como "O Corcunda de Notre Dame" (1831), o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa, em 1841.

 Criado no espírito da monarquia, o escritor acabou se tornado favorável a uma democracia liberal e humanitária. Eleito deputado da Segunda República, em 1848, apoiou a candidatura do príncipe Luís Napoleão, mas se exilou após o golpe de Estado que este deu em dezembro de 1851, tornando-se imperador. Hugo condenou-o vigorosamente por razões morais em "Histoire d'un Crime".
Exemplar Francês de "Os Miseráveis"
 A morte da sua filha, Leopoldina, afogada por acidente no Sena, junto com o marido, fez com que o escritor se deixasse levar por experiências espíritas relatadas numa obra "Les Tables Tournantes de Jersey" (As Mesas Moventes de Jersey).

 A partir de 1849, Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Reformista, desejava mudar a sociedade mas não mudar de sociedade. Em 1870 Hugo retornou a França e reatou sua carreira política. Foi eleito primeiro para a Assembléia Nacional, e mais tarde para o Senado. 

 Perseguido ao tentar organizar a resistência à ditadura de Napoleão III, Se refugia em Bruxelas e só retorna depois de dezoito anos, com a queda do Império. Nessa época escreve "Os Miseráveis", "As Contemplações" e o "Homem que Ri". 

 Em 1883, morre Juliette Drouet e dois anos depois o morre o "Leão", como era chamado, por seu espírito combativo. De acordo com seu último desejo, foi enterrado em um caixão humilde no Panthéon, após ter ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo.

Principais obras:
Romances
  • Han d'islande - 1823
  • O Corcunda de Notre-Dame - 1831
  • As Vozes Internas - 1837
  • Les Châtiments - 1853
  • Os Miseráveis - 1862
  • Os Trabalhadores do Mar - 1866
  • O Homem que Ri - 1869
  • O Ano Terrível - 1872
  • Noventa e Três -1874
  • La Légende des Siècles - 1859 - 1883

Peças teatrais
  • Cromwell - 1827
  • Hernani - 1830
  • Ruy Blas - 1838
  • Torquemada - 1882

Fontes base: Educação Uol, E-biografias e Wikipédia

4 comentários:

  1. Como disse naquele post da adaptação de Os Miseráveis, ainda não conheço o autor, mas quero muito! Peguei O Corcunda de Notredame só que me assustei com o tamanho, gostava do desenho que a disney fez e veio daí o interesse.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos!

    Obrigada por passar seu blog para eu comentar. Pode achar estranho, mas eu simplesmente AMO biografias. Principalmente de escritores "antigos" e desconhecidos. Apesar da obra ser muito conhecida, mas eu não o conhecia. Isso me fez lembrar que nunca li o livro do Corcunda de Notre Dame, apenas vi filme e desenhos animados.

    Obrigada pela sugestão e parabéns pela postagem!
    Sempre que tiver uma biografia assim pode me avisar que eu venho ler e comentar, de verdade! :D

    Beijos
    http://acciobks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  3. Grande Vitor Hugo \o/ como não amar Os miseráveis não é?
    Eu tenho esse livro em uma versão muitíssimo antiga, é um dos meus xodós *.* Tbm tenho uma edição antiga, mas nem tanto, de Os Trabalhadores do mar.

    Muito boa essa postagem viu, não se ver muito disso nos blogs por ai, o que é uma pena.

    Bjokas :*

    ResponderExcluir
  4. ownnnn to louca pra começar a ler victor hugo já li uma adaptação de O corcunda de notre dame, mas esse ano comprei o texto integral ^^
    quero ler nas férias

    Ps: te indiquei pra uma tag depois passa lá no blog bjins

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...