5 de julho de 2013

Top 5: Surpresas Literárias

Hoje, depois de dias inerte, resolvi trazer o Top5 à tona novamente. Acredito que todos que costumam a ler livros "desconhecidos" para si mesmo tendem a não criar expectativas sobre eles obviamente. Desses, há os que não acrescentam em nada (ou quase isso) e os que ganham os leitores. Como, tradicionalmente eu costumo ler livros desconhecidos (até então) e/ou sem muito prestigio, irei apresentar as boas surpresas que li até o momento.
Ao contrário do que pode-se esperar, não é um livro "gringo", mas sim Made In Brazil. Comprado numa promoção no submarino, o livro me conquistou especialmente pela capa e pela proposta de enredo. Não foi uma leitura maravilhosa, longe disso, mas pela forma que a estória se desmonta, valeu o quinto lugar. A trama se passa desenrola com Laryssa, a princesa guerreira do reino Agas'B e Azio veem seus caminhos se cruzarem com Thagir e Kullat, senhores dos seus respectivos castelos.

Resenha do Livro aqui.


4 - Pegasus e o Fogo do Olimpo, Kate O'Hearn
Primeiro volume de três da série Olimpo em Guerra.
Por causa de uma promoção relâmpago na loja física Americanas, resolvi compra-lo. Ainda não havia terminado de ler a série Percy Jackson e estava maravilhado com a ambientação da mitologia antiga à nossa civilização atual. Caiu como uma luva. Além de ter conhecimento que a estória não era grandiosa e a demora por lançamento do livro 2 fizeram o brilho e o gosto pela série caírem.




3 - GONE, Michael Grant 
Dos "desconhecidos até então", GONE - O Mundo Termina Aqui foi singular. Minha vida social e virtual desapareceram enquanto não terminei a leitura dele. Assim como o anterior, a demora para FOME (volume 2 da série) enfraqueceram o "amor". Confesso que hoje já não lembro os detalhes da história e por isso devo recomeçar do zero para poder dar sequencia aos outros volumes da série.






2 - Jogos Vorazes, Suzanne Collins 
Sim, vocês estão lendo certo. Tomei conhecimento de Jogos Vorazes no inicio de 2010 quando foi lançado pela Rocco. Apenas UM blog literário que eu conhecia havia publicado uma resenha do mesmo, resenha suficiente para despertar minha curiosidade. Mas ainda assim custei a ler o primeiro volume. Esperar o último volume então (e principalmente) foi angustiante. Terminado, a série se tornou uma das minhas preferidas. Hoje... Não falaremos sobre Jogos Vorazes atualmente, ok?




1 - Assassinato no Expresso do Oriente, Agatha Christie
Mas Carlos Magno, onde Agatha Christie entra em "desconhecidos ou sem muito prestigio"? Meu primeiro contato com um livro da Rainha do Crime aconteceu em 2010. NUNCA havia ouvido falar dela, de Hércule Poirot ou de Miss Marple. Posso garantir que foi uma das melhores e mais fantásticas leituras de minha vida, o que tornou essa uma das minhas obras literárias favoritas. Durante uma viagem a bordo do Expresso do Oriente, um homem é encontrado morto em sua cabine, com doze facadas. Resta a Poirot descobrir quem seria capaz de tal brutalidade e por quais motivos.




E vocês, quais são suas melhores surpresas literárias que puderam ter?

13 comentários:

  1. Também "conheci" Jogos Vorazes em 2010 com a diferença de que ainda não li. Eu me surpreendo com escritores "indie" aqueles que disponibilizam o livro grátis ou contos. Um que me surpreendi foi Aline de Adão Iturrusgarai, até então não tinha lido nada em blog nenhum e virei fã.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. pois é Carlos ... sabes eu me preocupo com esta modinha de livros .. que temos hoje em dia! tem pessoas que começam a ler só por estas modinahs e não pelo gostinhu de ler... eu fico me perguntando até onde a midia te influencia nas leituras?
    vc já se perguntou sobre isso?
    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade. Sei bem como é essa coisa da "modinha" e não sei lidar com isso u.u' Mas, fazer o que?

      Excluir
  3. Gone também foi uma tremenda surpresa para mim, Carlos. Ganhei o livro em uma promoção, mas não esperava que gostaria taaanto. A série é mara! Enfim....

    Ahhhh! Agatha tem que ter. HAHAHAHA
    Adorei o post!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci JV lá por essas épocas também, só que só por resenhas mesmo. Infelizmente não tive como ler os livros na época (imagine, o preço estava TENSO) e só consegui ler muito depois.
    Mas sim, também foi uma surpresa muito gostosa para mim. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os preços eram tristes. Por sorte, só comprei o primeiro ^^

      Excluir
  5. Adorei a postagem, eu estava lendo jogos vorazes, mas parei por ser em e-book.
    Não estava conseguindo comentar no seu blog, porque sempre voltava para a tela inicial.

    Abraço, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já vi muitos blogueiros falando sobre essa série GONE, pelo jeito deve ser boa mesmo.
    Li 'O Assassinato no Expresso do Oriente' ano passado, mas não gostei tanto assim. Na verdade não tenho nada contra, só não foi uma leitura que me chamou atenção. Masssss... tem outro livro da rainha do suspense que QUASE entrou para minha lista de favoritos, se chama 'O Natal de Poirot', eu não gostei muito do final, mas o livro todo é tenso e intenso!
    ps: adoro top's 5, continue fazendo ;)
    http://triplamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comigo foi contrário, O Natal de Poirot que não chamou minha atenção. Mas estou pra reler, vai que...
      Em breve, farei mais um!

      Excluir
  7. Gone tá na estante esperando faz um tempinho e Jogos Vorazes é bom mesmo! Legal o top 5! Gostei!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Também desconhecia a maioria dos que estão na sua lista.
    Jogos Vorazes só conhecia depois do filme e apesar de já ter ouvido falar muito da Agatha Christie, nunca li nenhum livro dela...

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carlos :D
    Gostei do seu top 5. Sou SUPER curiosa p/ ler Gone - O Mundo Termina Aqui (meu aniversário é em setembro, viu?, haha), e, depois de ler sua resenha há um tempo atrás, tb Crônicas dos Senhores de Castelo.
    Já li Pegasus e o Fogo do Olimpo e gostei, principalmente da narrativa que é super rápida e envolvente, mas o enredo tem algumas falhas que me incomodaram.
    Da Agatha só li um livro de contos com o Hercule Poirot (Os Primeiros Casos de Hercule Poirot), mas pretendo ler outros dela, já que achei a trama dos contos muito inteligentes, mesmo que não maravilhosas.
    E, francamente, não tenho aquela ânsia por Jogos Vorazes, tanto que nunca li, primeiro porque nunca acho lá essas coisa essas obras que as pessoas adoram, idolatram, e falam que é isso, que é aquilo, como eu já até disse a você; e também porque acabei sabendo de um spoiler :'( Quero mais é ler Gregor, o Guerreiro da Superfície, da mesma autora, parece original (e é menos falado, haha).
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você já sabe, sofro do mesmo carma que você de ser resistente a livros da moda, até por isso acho que não teria dado tanto ibope pra Jogos Vorazes se tivesse o conhecido em meio a essa "tsuname". Pretendo ler Gregor tbm. E Agatha, nem preciso falar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...