30 de julho de 2013

Resenha: O Teatro Mágico em Palavras

Titulo: O Teatro Mágico em Palavras I
Autor: Maíra Viana
Ilustrações: Rodrigo Franco
Editora: Zaluzejo Comercial
Ano: 2007
Páginas: 52
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Onde termina a música e onde começa a história? Pensando nisso, Maíra Viana fez derramar da ponta do lápis para a folha do papel um conto para cada canção composta por Fernando Anitelli, em seu projeto musical O Teatro Mágico. E assim se deu o encontro sublime da poesia do "menino do violão" com a prosa da "menina das palavras". São histórias que vão do cotidiano urbano ao universo das fábulas. Pode alguém depositar esperanças numa estrela cadente? Como salvar nossa fé em disquete? Onde estarão os sonhos outrora pendurados num varal onírico? Pode alguém passar dias e dias com dor de cabeça de felicidade? Haveria espaço para mais alguém ali que não fosse ela e sua sombra? Para cada música, uma história. Para cada historia, um personagem. Para cada personagem, uma ilustração.

 "Senhoras e sem dores, bem vindos ao Teatro Mágico." De ante mão, aviso que estou no clima da história, por isso essa "resenha" irá conter trechos que farão referencia à músicas/banda.

 Em O Teatro Mágico em Palavras I a autora expõe poemas e textos baseando-se em músicas do primeiro álbum da trupe do OTM, o Entrada Para Raros. Para quem já conhece a banda sabe da carga poética enfatizada nas letras de suas músicas, mas porque não olha-las com outros olhos? É isso que Maíra Viana se despõe a expor.

 Num conjunto de pequenos "contos", a poesia prevalece e enriquecido de belas ilustrações. Mas o livro agrada somente aos fãs da banda ou quem conhece as musicas? Não necessária e precisamente. O defeito? Curto de mais! Quando você começa a viajar com ele, acaba o espetáculo e fecham-se as cortinas. Um livro para ser muito mais sentido que propriamente lido.


Vigília, inspirado na canção "Não Há de Ser Nada"

Faço vigília todas as noites. Do meu quintal consigo dar conta de todas as estrelas do céu. Espero que uma delas despenque num estante qualquer. Assim, posso fazer um pedido. Meus sonhos estão na UTI. Esperança já não há. Os milagres estão todos em coma. Sigo só, só me resta esperar. Faço vigília todas as noites. Do meu quintal consigo dar conta de todas as estrelas. Certa vez dei por falta de uma delas. Era cadente a estrela. Tive cinco segundos para fazer uma prece, e fiz. Enquanto fechava os meus olhos imaginava meus sonhos acordando, milagres reagindo e esperança entrando pelo portão de casa. A estrela caía enquanto eu rezava. Perdeu a luz no fundo do mar. Sigo só, só me resta esperar. Faço vigília, todos os dias. De cima do telhado consigo dar conta de todas as ondas. Torço para que uma delas saia do lugar e revele a luminosidade semicerrada na areia. Esconderijos de luz no fundo do mar. Estrela a brilhar, sonho a sorrir, esperança de pé: Milagres acontecendo.

6 comentários:

  1. Confesso que não gosto de OTM (me crucifique) mas essa ideia de transformar uma letra em conto é sensacional! Para quem é fã deve ser um deleite né?! HAHAHA.

    Abs :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, achei a proposta super interessante.

    Beijinhos no coração e um maravilhoso final de semana
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que ideia excelente e inovadora. Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a proposta, mesmo não sendo uma fã do grupo. Enfim... bacana sua resenha, e ótimo que tenha gostado. :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O Teatro Mágico é incrível, sensacional a ideia! !!!

    Tenho um livro aqui que tem uma ideia semelhante, se chama Contos Bregas. O Autor se inspirou em clássicos do brega, como 'pare de tomar a pílula' e 'como uma deusa', para escrever um conto para cada uma desas músicas. O resultado é bem legal.

    http://triplamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Adoro TM e a ideia de livro e música para mim foi sensacional. Ainda não li, mas pretendo fazê-lo brevemente.
    Adorei o trecho do livro!

    Abraços
    http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler esse livro. Gosto muito do Teatro Mágico, eu sou do México, e acho que nunca vou poder coseguer aqui, que pena, seria tao bem poder ler cada história de cada múisca deles. saludos amigos, desde México.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...