11 de julho de 2013

Biografia: J.R.R. Tolkien


John Ronald Reuel Tolkien (★ 3 janeiro 1892 – ✝ 2 de Setembro de 1973) ou apenas Tolkien, foi um escritor, poeta, filólogo e professor universitário e hoje considerado o "pai" da moderna literatura de fantasia.

Filho de pais ingleses, nasceu na cidade de Bloemfontain na África do Sul, e, depois de ter perdido o seu pai, ele juntamente com a sua mãe Mabel Suffield e o irmão Hilary Arthur Reuel Tolkien, mudou-se para Inglaterra quando ele tinha apenas três anos de idade. Ali, Tolkien concorreu a uma vaga na Escola King Edwards em Birmingham, tendo sido aceito numa segunda tentativa. 

Desde a morte da mãe, o rapaz dedicou-se aos estudos demonstrando grande talento linguístico. Estudou grego, latim, línguas antigas e modernas, como o finlandês. Em 1905 os órfãos mudaram-se para a casa de uma tia em Birmingham. Em 1908 deu início à carreira acadêmica, ingressando no Exeter College, da Universidade de Oxford.

Antes da morte de sua mãe, que havia lhe introduzido ao mundo de contos de fadas e a outras línguas como o latim, ela já havia entregado a guarda de seus filhos para o Padre Francis Morgan, que foi encarregado para dar aos meninos uma sólida educação católica. Lá, conheceu Edith Bratt em 1908, e os dois começam a namorar às escondidas. Entretanto, o seu tutor descobriu a situação e, acreditando que este relacionamento fosse prejudicar a educação do rapaz, proibiu-o de vê-la até que completasse vinte e um anos, quando Tolkien alcançaria a maioridade. Na noite do seu vigésimo primeiro aniversário, Tolkien escreveu a Edith, e convenceu-a a casar-se com ele, apesar de ela já estar comprometida, e também a converteu ao catolicismo. Em 1914, ano em que começou a Primeira Guerra Mundial eles noivaram-se. Juntos eles tiveram quatro filhos.
Alfabeto rúnico criado por Tolkien,
chamado Angerthas ou Cirth.
E, no ano seguinte, mesmo recebendo com honras o diploma em Literatura de Língua Inglesa, o Reino Unido foi então engajado na luta contra da I Guerra Mundial, e Tolkien não conseguiu escapar da convocação para o serviço militar. Ele treinou com o 13º (Reserva) Batalhão em Cannock Chase, Staffordshire, por onze meses. Conseguiu sobreviver à Batalha do Somme, em uma mal-sucedida campanha na França, onde mais de 500 mil soldados foram mortos. Ele escreveu mais tarde: "Uma dezena de oficiais subalternos eram mortos por minuto… Separar da minha mulher, então… era como uma morte."

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, Tolkien iniciou verdadeiramente seu trabalho acadêmico, com um cargo de professor universitário, se tornando um respeitadíssimo filólogo, se tornando especialista em diversas línguas antigas e modernas. Pouco depois, foi convocado para realizar o projeto do New English Dicitionary, onde pôde demonstrar todo o seu domínio sobre os idiomas de anglo-saxões.

Tolkien foi amigo íntimo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo de literatura The Inklings. Juntos planejaram, na década de 1940, escrever um livro sobre a língua, que seria publicado na década seguinte. O livro, que se chamaria "Linguagem e Natureza Humana", no entanto, nunca chegou a ser publicado.

Em 28 de Março de 1972, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. No dia 28 de Agosto de 1973 sentiu-se mal durante uma festa, e na manhã do outro dia foi internado com úlcera e hemorragia. No sábado descobriu-se uma infecção no peito. Com 81 anos de idade, nas primeiras horas do domingo de dois de setembro de 1973, morreu na Inglaterra. Enterrado junto à esposa, no Cemitério de Wolvercote, no túmulo feito de granito da Cornualha.

Após sua morte, o filho de Tolkien, Christopher, publicou uma série de obras com base em extensas notas e manuscritos inéditos de seu pai, incluindo O Silmarillion. Estes, juntamente com O Hobbit e O Senhor dos Anéis, deram a forma ligado a contos, poemas, histórias fictícias, inventadas línguas, literária e ensaios sobre um mundo chamado Arda, e Terra-Média. 

Principais Obras:
1936, Songs for the Philologists
1937, The Hobbit, or There and Back Again - O Hobbit [RESENHA]
1949, Farmer Giles of Ham - Mestre Gil de Ham [RESENHA]
1953, The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm's Son
1954, The Fellowship of the Ring - A Sociedade do Anel
1954, The Two Towers - As Duas Torres
1955, The Return of the King - O Retorno do Rei
1962, The Adventures of Tom Bombadil - As Aventuras de Tom Bombadil
1966, The Tolkien Reader
1977, The Silmarillion - O Silmarillion*
2007, The Children of Húrin - O Filho de Húrin*
* Publicações póstumas
Textos: Valinor e Info Escola (adaptados)

7 comentários:

  1. Oi Carlos!
    Também fiz uma biografia do Tolkiem lá no blog e descobri coisas sobre ele que eu nem imaginava! Quando eu descobri que ele nasceu na África do Sul, fiquei: O.O HAHAHAHA
    Muito bacana o post. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei surpreso, até porque sempre ouvia/lia "escritor britânico", como se ele fosse realmente nascido lá. Não sabia, passei lá no seu blog pra ler ;)

      Excluir
  2. Adorei o post, é sempre bom saber um pouco mais sobre esse escritor incrível!
    Parabéns pelo blog ♥

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha conhecer mais sobre a história do Tolkien, Carlos! Ele viveu em épocas importantes da nossa história. E sério que ele nasceu na África? Hahaha! Que máximo!
    Ele costumava escrever sob uma temática que, apesar de admirar, não tenho uma extrema afeição. Mas seu reconhecimento pelo trabalho exercido é sem dúvida muito muito verídico... e a prova disso é que suas obras continuam extremamente aclamadas e queridas. Um escrito que estará sempre presente no âmbito dos notáveis da literatura.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo a biografia dele, publicada pela Darkside Books. Admiro Tolkien desde que eu era pequenininha e li O Hobbit pela primeira vez. ♥

    Apesar de ser fã de O Senhor dos Anéis, um dos livros dele que eu mais curto é Cartas do Papai Noel, já viu? É muito amor, resenhei ele no Pipoca Musical. ♥♥♥

    Bjs,

    Raquel Moritz
    http://pipocamusical.com.br
    http://facebook.com/pipocamusical

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, bem informativa e esclarecedora.
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, o J.R.R. Tolkien é incrível!
    Sou muito fã de sua obra literária e adorei descobrir um monte de coisas que não sabia sobre a vida dele.

    Alessandra Barros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...