13 de junho de 2013

Resenha: A Aventura de Um Cliente Ilustre

Título: A Aventura de Um Cliente Ilustre seguido de O Último Adeus de Sherlock Holmes
Titulos Originais: The Adventure of the Illustrious Client / His Last Bow
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: L&PM Pocket
Ano: 1925 / 1917
Páginas: 64
ISBN: 978-85-254-2594-2
Avaliação: ★★★
Sinopse: Estão aqui reunidas duas emblemáticas histórias de Sir Arthur Conan Doyle, protagonizadas por Sherlock Holmes e pelo seu colaborador de longa data e amigo, dr. Watson. "A aventura de um cliente ilustre" é um dos doze contos que integram The Case Book of Sherlock Holmes. Na trama, o adversário de Sherlock Holmes é um refinado e misterioso barão que por trás de um belo rosto esconde crimes terríveis. Já em “O último adeus de Sherlock­ Holmes”,­ publicado na revista Strand, em 1917, Sherlock­ Holmes é chamado para trabalhar como espião, enquanto a Grã-Bretanha se prepara para a Primeira Guerra Mundial. Este que é um dos textos da maturidade de Conan Doyle é também um epílogo – triunfal – da carreira do famoso detetive de Baker Street.
  Falar de literatura policial é lembrar automaticamente do considerado por muitos o maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes. O célebre e grandioso detetive inglês e seu eterno e fiel escudeiro Dr. Watson tem mais alguns problemas à resolver em dois contos publicados por Conan Doyle.

  No primeiro livro, A Aventura de Um Cliente Ilustre sua missão é impedir que uma moça case-se com um viril assassino. Mas, se o próprio pai não conseguiu impedir o relacionamento encegueirado da moça, porque um desconhecido conseguiria? Assim esse pequeno conto se desenrola. Este conto faz parte do popular "O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes", livro publicado em 1927. Uma estória rápida e direta que traz uma bela dose do tradicional mistério presente nas estórias do autor, mas dessa vez não temos algo tão grandioso – como de costume – à ser resolvido.
"– Como um gato que ronrona imaginando enxergar ratinhos apetitosos. A afabilidade de algumas pessoas é mais mortal do que a violência de almas grosseiras [...]"
Página 17
  Já o segundo livro, O Último Adeus de Sherlock Holmes não é um conto grandioso em termos de enredo, mas vale ressaltar que, como o nome já pressupõe, é o último da trajetória de detetive. Dessa vez Holmes se envole em uma trama de espionagem, tendo sua participação efetiva no final da estória. Esse é contado em terceira pessoa e não mais na visão do Dr. Watson e não há tanto mistério a ser resolvido, apenas exposto. Apesar de tudo, tive o livro como um mero passatempo, já que ambas histórias não são tão empolgantes assim. Quem gostar do gênero ou do próprio Sherlock, essa é uma boa pedida. 

6 comentários:

  1. Oi!
    Sou louco para ler algum livro do Sherlock Holmes. Parecem ser ótimos.
    Suas histórias são super elogiadas e eu espero não me decepcionar.
    Foi bom saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos!

    Sou muito suspeita para falar, pois além de gostar muito de literatura policial, para mim Sherlock Holmes é sinônimo dela e sou fã de carteirinha. O primeiro conto ainda não li, mas o segundo sim e gostei muito, porém o conto em que Conan Doyle ressuscita Holmes é melhor. Dizem que ele não teve solução a não ser voltar com o personagem devido a tantos pedidos na época.

    Beijos

    Olá! Fico muito feliz em apresentar a mais nova parceira do Blog a Autora Nacional: M.C. Pereda. Confiram um pouco mais sobre a autora e seu livro. Deixe o mistério te envolver! *Retribuo Comentários.

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Carlos, eu nunca cheguei a de fato me aventurar pelos enredos do Doyle, acredita? Mas eu amo de paixão o gênero, e tenho um forte apreço pelo autor por sua popularidade, e por ter construído um personagem tão notório quanto os da Agatha Christie (sem querer comparar, ok?). :)) Gostei muito da sua resenha... transparece muita sinceridade. Vou selecionar alguns títulos e ver qual eu posso ler o mais rápido possível... aí comentaremos. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho a ideia da coleção 64 páginas muito boa para conhecer o escritor, já que os livros são fininhos. Se eu gostar da escrita, procuro um livro completo do autor. 'O Corno de si mesmo' do Marques de Sade, também da 64 páginas, é ótimo!
    Nunca li nada do Conan Doyle, certamente este será o meu primeiro contato com ele ;)
    http://triplamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaaaa me deixou com mta vontade de ler aqui! :)
    Assim que der passarei numa livraria e comprarei bjokas enormes :D
    li 3 livros do sherlok nesse mês... aguarde post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaa! Esperando =) Procure mesmo, creio que você irá gostar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...