15 de março de 2013

30 livros de autores brasileiros para morrer antes de ler


Carlos Willian Leite, na Revista Bula

 Dando sequência a série de listas polêmicas, pedi aos leitores, amigos do Facebook e seguidores do Twitter — escritores, jornalistas, professores —, que apontassem, entre livros conhecidos de autores brasileiros, quais eram os piores que haviam lido. Cada participante poderia indicar até cinco livros, sem repetir autores, tendo como critério principal o gosto pessoal. 312 pessoas responderam a enquete. Como nas listas anteriores, o objetivo não é zombar ou ofender o gosto alheio, é, sobretudo, uma diversão e reflete apenas a opinião dos participantes consultados. Se podemos ter a lista de nossas preferências, por que não podemos ter a lista daquilo que não gostamos? Na lista, aparecem livros de escritores consagrados como José de Alencar, Ruy Castro, Clarice Lispector e Jorge Amado. O resultado, embora subjetivo, pois se baseia meramente no gosto pessoal e não avaliação crítica dos livros citados, não deixa de ressaltar a validade da célebre frase de Mark Twain: “Aquele que lê maus livros não leva vantagem sobre aquele que não lê livro nenhum”. Eis o resultado baseado na quantidade de citações.

Iracema
José de Alencar

O Guarani
José de Alencar

Marimbondos de Fogo
José Sarney

Saraminda
José Sarney

Animais em Extinção
Marcelo Mirisola

Como Desaparecer Completamente
André de Leones

O Diário de um Mago
Paulo Coelho

Brida
Paulo Coelho

O Alquimista
Paulo Coelho

No Buraco
Tony Bellotto

Mentes Perigosas
Ana Beatriz Barbosa Silva

O Tigre Na Sombra
Lya Luft

O Lado Fatal
Lya Luft

O Crepúsculo do Macho
Fernando Gabeira

O Xangô de Baker Street
Jô Soares

As Esganadas
Jô Soares

Mar Morto
Jorge Amado

Memórias de um Sargento de Milícias
Manuel Antônio de Almeida

Estorvo
Chico Buarque

O Mundo Não é Chato
Caetano Veloso

Triângulo no Ponto
Eros Grau

A Paixão Segundo G.H.
Clarice Lispector

O Inverno das Fadas
Carolina Munhóz

O Dia Mastroianni
João Paulo Cuenca

A Vida Sabe o Que Faz
Zibia Gasparetto

A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães

Farewell
Carlos Drummond de Andrade

Rosinha, Minha Canoa
José Mauro de Vasconcelos

Obra Completa
J. G. de Araújo Jorge

Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo
Nélida Piñon



 Nessa lista, colocaria Branca dos Mortos e os Sete Zumbis do Abu Fobiya e O Matador de Patrícia Melo. E vocês, concordam com essa lista? Quais incluiriam ou tirariam dela?

10 comentários:

  1. Acho que deveria ter pelo menos um pequeno comentário sobre o pq "não ler" esses livros. Pq existem alguns aí que não dá para considerarmos como "maus livros".

    Beijos

    http://sybilspage.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem explicando logo no inicio do texto. São 5 os livros nacionais que alguns usuários das redes sociais comentaram serem os piores lidos na opinião deles. De todos citados, os 30 mais falados entraram na lista.

      Excluir
  2. eu não suporto Jorge amado, ja li livros dele, e não gostei, não faz meu tipo de livro, "Senhora", foi um dos piores, mais que tem bons escritores brasileiros, isso não se pode negar.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei interessante..apesar de que eu gosto de alguns que estão na lista hehehehe
    Outra coisa: observei que colocaram autores do momento, também.
    Beijinhos e bom final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dos livros citados o único que eu li foi 'Brida' do Paulo Coelho, e apesar de ter gostado de outros livros do autor, esse em particular eu não gostei nenhum pouco =/
    O da Zibia que aparece na lista eu não li, mas os outros que eu li dela eu gostei!
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkk Chateado! Não li nada. Preciso correr para ler antes de morrer, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã né? rsrrsrs'
    Gostei do post.
    Abraço.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  6. Devo ter lido dois ou três da lista e fiquei com os olhos esbugalhados quando vi o título kkkk Mas é a opinião dos outros não é, não posso discutir. Ainda tem uns ai que tenho vontade de ler como Paulo Coelho e Clarice Lispector que são dois autores que nunca li nada e que são muito elogiados.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos tudo bem? Fiquei um tempinho sem aparecer por aqui então estou matando a saudade do seu blog, e veja só, o primeiro post que eu vejo é um polêmico, rsrs.
    Memórias de um Sargente de Milícias é um livro razoável, não achei bom mas dá pra passar o tempo, não acho que seja tão ruim a ponto de aparecer aí.
    Lembro de ter lido O Guarani na época de colégio e de ter gostado.
    Um livro que deveria estar nesta lista sem dúvida é Macunaíma, eu não gosto de abandonar livros mas não consegui evitar isso no caso dele, simplesmente horrível.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tomo mundo fala mal de O Guarani, incrível, até uma capa bonita desse livro é difícil de achar rsrs Mas um dia pretendo lê-lo, não dá pra deixar de conhecer Ceci e Peri ;)
    Sobre os Paulos Coelho, eu gosto do cara, li O Alquimista há muito tempo, mal lembro, pretendo ler Brida ainda este ano, e o Diário de um Mago é de fato terrível, um dos poucos livros da minha vida em que desisti da leitura.
    Estorvo do Chico eu li ano passado, foi uma das piores leituras do ano rs sério!
    Ótimos post, até o próximo!

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de comentar outra coisa, pelo jeito é geral mesmo o descontentamento da nação com relação ao Jô Soares versão escritor, já ouvi uma galerinha criticando negativamente seus livros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...