21 de fevereiro de 2013

Biografia: Irmãos Grimm




 Jacob (★ 04/01/1785 – ✝ 20/09/1863) e Wilhelm (★ 24/02/1786 – ✝ 16/09/1859) Grimm, foram dois escritores alemães nascidos em Hanau que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis como João e Maria, Branca de Neve e os Sete Anões, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de linguística e folclore. Estudaram direito na Universidade de Marburg, mas notabilizaram-se como pesquisadores e filólogos.
Influenciados pelo romantismo, reuniram cerca de 200 contos e lendas populares que publicaram sob o título de Kinder-und Hausmärchen (Children's and Household Tales - Inglês - ou Contos de fadas para crianças) de 1812 à 1815, uma obra que alcançou sucesso mundial e foi seguida de um trabalho de características semelhantes, Deutsche Sagen, o Lendas alemãs (1816-1818).

 Paralelamente desenvolviam estudos linguísticos que levaram a elaboração da grandiosa gramática alemã Deutsche Grammatik (1819-1837), na qual enunciou a lei de Grimm, que estabelecia o princípio da regularidade das leis fonéticas. Também descobriram a metafonia, sobre a palatização das vogais, e a apofonia, explicação das estruturas verbais a partir das variações vocálicas, temas fundamentais para o desenvolvimento do alemão moderno.

 Os irmãos Grimm fizeram um trabalho pioneiro: ainda não havia institutos de filologia germânica que eles pudessem consultar. Também não havia editoras a disputar a tapas seus contos de fadas. O destino de suas obras era, na ocasião, completamente incerto. A persistência valeu a pena: suas histórias infantis e contos de fadas são até hoje um sucesso, e eles são considerados os fundadores da germanística. O fato de terem recebido, inicialmente, pouco reconhecimento pelo seu trabalho, não os incomodava. Eles sempre seguiram seu próprio caminho.

 Nomeados professores e bibliotecários da Universidade de Göttingen (1829), foram demitidos (1837) por terem assinado o protesto dos sete de Göttingen, dirigido contra o rei de Hanôver, por desrespeito deste a constituição. Depois moraram em Kassel (1837-1840) até se mudarem para Berlim, onde permaneceram trabalhando na construção de um dicionário, até suas respectivas mortes.

Principiais Contos/Obras:
  • A Bela Adormecida;
  • A Protegida de Maria;
  • As Aventuras do Irmão Folgazão;
  • Branca de Neve;
  • Chapeuzinho Vermelho;
  • Cinderela;
  • Hansel e Gretel (João e Maria)
  • O Alfaiate Valente;
  • O Flautista de Hamelin;
  • O Ganso de Ouro;
  • O Lobo e as Sete Cabras;
  • O Príncipe Sapo;
  • Os Músicos de Bremen;
  • Os Sete Corvos;
  • Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo;
  • Rapunzel;
  • Rumpelstiltskin;
Fonte: Wikipédia e Só Biografias (Texto Editado)

7 comentários:

  1. nossa não conhecia os irmãos grimm, é claro que conhecia as obras, mais não sabia que eles tinha escrito, é dificil vc escrever uma história com 5 a 6 paginas, entao parabéns a eles
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conhecia muito sobre os irmãos Grimm, adorei saber mais sobre eles!
    Algumas obras nem sabia que foram eles que tinham escritos, foi ótimo saber mais!!
    Parabéns pelo post!!

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos.
    Adorei o post! Brilhante esse trabalho que eles fizeram de reunir e recontar os contos populares. Eu adoro!

    Beijo
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um livro chamado "Contos dos Irmãos Grimm". Não sei se são os contos originais, mas tenho uma revista chamada Discutindo Literatura que tem uma coluna sobre os Grimm e fala sobre os contos reais... os com alusão ao sexo na chapeuzinho vermelho, por exemplo, e etc. Bem interessante a matéria.

    Conheces Arthur Rackham?
    É graças a ele que temos os conceitos e visões de contos de fadas que temos hoje. Ele quem pintou várias obras (lindas, por sinal) de contos dos Grimm. Depois joga no Google imagens, são muito boas as pinturas.

    Elder Ferreira, http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Os Irmãos Grimm! Ótima postagem para relembrá-los! :)
    Eu queria ter acesso aos manuscritos originais. Muito das histórias foi perdido com as adaptações. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carlos!

    Parabéns pelo post, eu gosto muito dos irmãos Grimm.

    Um forte abraço para vc!

    http://gleizecosta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro os irmãos Grimm, as histórias deles são fantásticas! Assisti um filme essa semana sobre eles, mais não consigo me lembrar o nome, mais era hilário!


    Beijinhos,
    Lia *.*
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...