21 de janeiro de 2013

Resenha: Percy Jackson e o Mar de Monstros

Título/Título Original: O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
Série: Percy Jackson & Os Olimpianos (Percy Jackson & The Olympians)
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-98078-44-1
Ano: 2006
Número de páginas: 286
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos. O ano de Percy foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga na sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosagangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chagada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. 
 ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

 Percy Jackson viveu incríveis descobertas no seu último ano. De um meio-sangue (meio humano, meio deus) filho de Poseidon à um suposto ladrão do raio de Zeus (armação de Luke para culpa-lo). Agora, Percy vive um ano relativamente calmo e normal. Na noite anterior ao seu último dia de aula, ele sonha com seu amigo Grover, um sátiro (metade de cima humano, metade de baixo bode) fugindo desesperadamente de algo, alguém.

 Chegado o seu último dia no colégio Meriwether, um colégio experimental no centro de Manhattan para alunos com transtorno de déficit de atenção e dislexia, o mesmo atestado de todos os meio-sangue, como Percy. Até brigar com Matt Sloan para defender seu amigo (ou unico amigo fora do acampamento meio-sangue) Tyson, tudo transcorria normalmente... Até ele colocar fogo na escola, fugindo dos "alunos" visitantes Chupa-Tutano, Come-Crânios e Zé Mané durante um jogo de queimada. Como é perceptível, não eram alunos normais, mas sim gigantes canibais. Annabeth Chase, sua melhor amiga e filha de Atena os salvam (Percy e Tyson) e levam-os diretamente ao Acampamento Meio-Sangue. É lá que Percy tem total certeza de que algo está errado, total e completamente errado. 

 Tântalo substitui Quíron como diretor do acampamento, já que ele é o acusado primor de ter envenenado a árvore de Thalia, que protege o acampamento de forças exteriores. Mesmo correndo risco de serem expulsos de lá, Percy, Annabeth e Tyson resolvem partir em busca do Velocino de Ouro, artefato capaz de revitalizar a arvore de Thalia e dar a vida novamente ao Acampamento Meio-Sangue. Mas, e o Grover, estaria mesmo em perigo? 
"Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás."
Página 241
 O Mar de Monstro nos apresenta uma obra tão intensa, acelerada e envolvente quanto ao livro introdutório a série. Os verdadeiros objetivos do vilão-traidor Luke ficam expostas, a grande profecia do oráculo é revelada, e as surpresas são eminentes. Revelações de enredo também são os pontos altos da aventura.  Laços de fidelidade são tratados com esmero pelo Rick Riordan. Essa é a segunda vez que leio esse volume da série e pude encontrar detalhes que passaram imperceptíveis. Portanto, além de "super-indicar" O Mar de Monstro a quem ainda não leu, também deixo a dica de releitura da série PJ&O, até porque vale a pena mergulhar novamente nessa peripécia.


Série Percy Jackson e os Olimpianos:
  1. O Ladrão de Raios
  2. O Mar de Monstros
  3. A Maldição do Titã
  4. A Batalha do Labirinto
  5. O Último Olimpiano

16 comentários:

  1. Cara não consigo ter essa mesma visão otimista da série. Estou enrolando para fazer a resenha, de medo de escrever uma resenha crítica ~demais~. Eu gostei da leitura mas não foi o livro onde eu "me encontrei". Claro que se eu fui até o final, é por que o Rick é commpetente no que faz. Já leu a nova trilogia? blogdoescafandro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo totalmente seu ponto de vista. Ainda não li, até por isso que resolvi reler a série PJ&O novamente.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Carlos! Muito em breve pretendo ler Percy Jackson. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos.
    Ainda não comecei a ler, mas estou doida pra começar.
    Não li a resenha toda pra não pegar spoiler, mas gostei do que eu li! Me deixou ainda com mais vontade por saber que é um livro intenso, envolvente com muitas revelações e que fala sobre laços de amizade!

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu só vi o filme mesmo, muito mal feiro por sinal. Mas o livro, como é sempre melhor, pode me surpreender. Um dia pretendo ler a série, não agora porque a lista tá enorme.

    Bjinhos
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é infinitamente melhor que o filme. Não há nem como comparar. Indico muito os livros.

      Excluir
  5. Eu já li a saga inteira, e amo. É uma das minhas sagas favoritas, O Mar de Monstros foio livros da saga que eu menos goste, ele me deixou um pouco cansada, mas a série é maravilhosa!
    Beijos,
    deitadosngrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. É Rick Riordan que eu preciso ler. Todo mundo fala bem do cara e ainda nao li nenhum livro dele. =/ Bela resenha! Primeira vez por aqui e virei seguidor!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos!
    Eu ainda quero muito ler essa série! Eu acabei perdendo uma promoção incrível do box e me arrependo até agora. :/
    Além disso quero muito ler algo do Rick Riordan LOGO!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada do autor, como tem outra série dele que também é muito sucesso, ele parece ser um ótimo autor, então pretendo ler algo dele sim!
    Mitologia não é meu forte, mas acho que vale apena sim dar uma chance, pelo menos ao primeiro livro para começar...

    Estou seguindo!
    Segue de volta?
    Beijos
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai mudar de ideia assim que ler o primeiro. Bom mesmo. Seguirei ;)

      Excluir
  9. Carlos Magno, Boa Noite ! Passando aqui meu querido e admirando seu blog, todo o seu trabalho, gostei muito, é muito interessante. Parabéns voltarei sempre, caso goste de poemas, me faça uma visita, as poesias são simples, mas escrevo o que meu coração dita, e minh'alma sussurra.
    Bjs!
    Clarice Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Faltou deixar o link para eu visitar =/

      Excluir
  10. Não é uma série que eu me interesse, mesmo achando os livros lindos e a temática interessante. Uma pena mesmo. Mas adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Recentemente li O Ladrão de Raios (relutei muito pelas coisas que ouvi falar) e tô apaixonada pelo Percy, hahah! Não vejo a hora de ler O Mar de Monstros! *-*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...