12 de dezembro de 2012

Resenha: A Fantástica Fábrica de Chocolate

Título: A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory)
Editora: Martins Fontes
Autor: Roald Dahl
ISBN: 978-85-336-0982-5
Ano da Edição: 2010
Número de páginas: 166
Sinopse: Ninguém sabia o que acontecia dentro daquela fábrica de chocolate. Havia gente trabalhando nela, claro, mas ninguém entrava e ninguém saía. Só saíam os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica se abriram para os cinco felizardos ganhadores do Cupom Dourado - e o mistério se desvendou. O leitor é convidado a conhecer o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias - tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate.
Charlie Bucket é um garoto de familia pobre que vive com seus pais e seus quatro avós idosos. Seu pai trabalha tampando bisnagas de creme dental. Obviamente, seu salário não dá pra absolutamente (ou quase isso) nada. Uma vez por ano, de aniversário em aniversário, Charlie ganha uma barra de chocolate Wonka, o chocolate mais apreciado no mundo. Seu avô Joe quando mais novo, foi funcionário do enigmático Willy Wonka, dono da fábrica de chocolates. Porém, achando que alguns de seus funcionários eram espiões, despediu todos sem exceção e fechou a fábrica, que mais tarde voltaria a funcionar com portões fechados para qualquer pessoa. 

Numa jogada de Marketing por assim dizer, Wonka decide premiar cinco crianças para uma tour em sua maravilhosa fábrica. Para isso, foram colocados cinco bilhetes dourados em cinco barras de chocolates que foram espalhadas pelo mundo. Logo o corre-corre em busca dos cupons se espalham como um viral, todos em busca do maravilhoso cupom.
Neste livro aparecem cinco crianças:

AUGUSTO GLUPE, o menino guloso
VEROCA SAL, a menina mimada
VIOLETA CHATACLETE, a menina que masca chiclete o tempo todo
MIGUEL TEVEL, o menino que só vê televisão
e CHARLIE BUCKET, o herói.

Página 5
 Difícil trazer alguma visão diferente do que todos nós já conhecemos da Fantástica Fábrica de Chocolates. De leitura simples, espontânea e direta, finalizei o livro sem nem perceber ao certo quanto tempo passei lendo. Acredito que o fato de já estar ambientado com a história devido os filmes facilitou e auxiliou bastante. Sim, um dos pouquíssimos filmes que foram bem adaptados com mudanças minimas. Enfim, o foco é o livro.

Willy Wonka não é um louco, por mais que suas atitudes, ideias e invenções provem o contrário. Simplesmente, é O personagem da história, superando até o próprio Charlie, que convenhamos, não exerce muita função no livro. Seu avô Joe é outro personagem cativante da história. Quantos as crianças, afirmo que TODAS tiveram o fim que mereceram.

Não conhecia ainda o livro e gostou do filme? Não conhecia nem a história? Então, fica a dica de uma boa humorada literatura infantil.

Avaliação:

8 comentários:

  1. Não sabia que tinha um livro o.o Fiquei muito interessada nele, já assisti ao filme e gostei muito.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Valha,não sabia que a Fantástica Fábrica de Chocolate foi originada atráves de livro :O Já assisti as duas versões do filme e nunca tinha ouvido nenhum comentário sobre isso ://
    Acho o filme bem fofinho..quem sabe não dê uma chance ao livro ;)
    Gostei de seu blog e irei ficar acompanhando.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu só vi os filmes sobre esse livro, mas confesso que não gostei tanto assim, acho que não leria o livro, pelo menos não por enquanto.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, Carlos!
    Não conhecia o livro e pra falar a verdade não tenho vontade de ler, mas amei os dois filmes! A última versão principalmente! Tem coisas que só as imagens do cinema podem fazer. Ver aquele monte de chocolate e doces é incrível rs.

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente, que coisa.
    Nunca na vida tinha ouvido falar que existia esse livro.
    Já cansei de assistir os filmes, em várias versões, e não sabia do livro.
    Vou procurar para ler logoo rs
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já vi o filme e é ótimo!
    Nem sabia que existia o livro, que tudo :D
    Pretendo ler pode ser que seja melhor ainda que o filme!

    Beeeeijos,
    http://leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o livro mas assisti o filme e gostei bastante :D

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaeu fiquei com vontade de ler o livro, mas gostei de saber que os filmes são bem fiéis a leitura, pois isso é tão dificil ver em uma história!
    Alguns livros são melhores que filmes, alguns filmes são melhores que os livrossss
    Mas gostei muito de tua resenha e continue a escrever assim.......... bjos normes ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...