20 de dezembro de 2012

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Editora: Rocco
Autor: Stephen Chbosky
ISBN: 978-85-325-2233-7
Ano: 1999
Número de páginas: 223

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
 As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
As Vantagens de Ser Invisível é um livro narrado em primeira pessoa através de cartas escritas pelo próprio Charlie, personagem central da história. Essas cartas são endereçadas a alguém, sabe-se lá quem de acordo com as experiências passadas na vida do garoto. 

Sem muitos amigos, Charlie teve seu melhor amigo Michael morto (suicidou-se) e sua Tia Helen, parente mais próxima dele também morta, mas em um acidente de carro quando ele ainda era criança. Agora, ele vive a expectativa da volta as aulas. Passado o medo inicial, ele descreve em uma de suas cartas como surgiu sua amizade com os veteranos e meio-irmãos Patrick e Sam, (pela qual Charlie vê seu coração bater mais forte - seu primeiro amor), aqueles que se tornariam seus maiores amigos e propiciariam ao garoto momentos inesquecíveis e únicos. Logo ele conheceu alguns dos amigos deles como Mary Elizabeth, Alice e Bob. 
"[...] E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."
Página 49
 Sabe quando você termina de ler um livro e fica perdido em pensamentos e totalmente maravilhado com aquilo que você terminou de ler? Pois esse sou eu. A história é tão incrível e real que posso deixar alguns detalhes passar despercebido nessa resenha, portanto me desculpo desde já. 

Charlie é um garoto ingênuo que vai descobrindo aos poucos as "malicias" da vida e levando-as de forma bem humorada, sempre quase sempre preocupado em contar os detalhes de suas aventuras ao seu "destinatário secreto".  Há também os problemas das pessoas próximas a ele, que o deixam bastante apreensivo (como o lance de sua irmã Candace com o namorado, por exemplo). 

De leitura fácil e enredo acolhedor, não há como não se encantar com o livro. Não posso deixar de falar do ótimo gosto musical de Charlie, que cita inúmeras músicas no livro, mas "Asleep" de The Smiths (abaixo) fica como trilha sonora da história. Queria muito comentar sobre o final, mas devido ao spoiler não vou poder falar. Mas só digo que é surpreendente. Para quem curte um bom livro, mais que indicado! Vale lembrar que também há o filme, que a propósito é uma das adaptações mais fiéis que já pude assistir. 



Avaliação:

7 comentários:

  1. Todos falam super bem desse livro!!
    Adorei sua resenha *-* Pretendo ver o filme, mas o livro não sei vou investir no momento rs
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, né? Também fiquei encantada!
    Adorei a resenha! Fechou com chave de ouro com a música.

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca para ler esse livro, e até mesmo assistir ao filme - mas se eu não me engano, ele ainda está em inglês - e depois de ver sua resenha então, minha vontade aumentou ainda mais!

    Beijo, Joyce
    rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a sua ideia Carlos,de criar um blog sobre livros...
    Eu gosto muito de livros,porém leio pouco por preguiça mesmo kkkkkkk

    Também adorei o blog,parabéns!

    Beijooo

    Outra coisa que eu gosto é de unhas e esmaltes,tenho um blog sobre o tema (rsrs) :

    www.asdivasdasunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Sou louca por esse livro! Parece ser muito bem escrito =)
    Ouvi a música e também gostei.
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Este é um livro que me chama muito a atenção, principalmente por uma questão pessoal de identificação.
    Quero lê-lo, principalmente por abordar temas severos com uma narrativa leve.

    ResponderExcluir
  7. Asleep é linda demais. Adorei esse livro, e gostei muito do filme, que foi escrito e dirigido pelo autor. :)

    Raquel Moritz
    http://pipocamusical.com.br
    http://facebook.com/pipocamusical

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...