9 de novembro de 2012

Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta

Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Editora: Rocco
Autor: JK Rowling
ISBN: 978-85-325-2306-8
Ano de Lançamento: 1998
Ano da Edição: 2009
Número de páginas: 256
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Coisas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, nosso herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda dos fiéis amigos Weasley, começa o ano letivo em Hogwarts. As novidade não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e... um grande e perigoso desafio. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e tranquilidade dos membros de Hogwarts. Como eliminar definitivamente esse mal e restaurar a paz na escola?
REVIEW: 05/03/2014


ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

 Um ano após enfrentar o temível "Você-sabe-quem" ou Voldemort que estava ligado (literalmente) ao Professor Quirell buscando o elixir da vida através da pedra filosofal, Harry prepara-se para voltar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, palco da maior aventura de sua vida até então. Enquanto essa data não chega, ele continua tendo que aguentar o descaso dos seus tios Válter e Petúnia Dursley e do seu adorável (espero que tenha conseguido transmitir a ironia) primo Duda. Além disso, o garoto permanece quase toda féria sem receber noticias de seus amigos Rony Weasley e Hermione Granger. Digo quase, pelo fato de, mais tarde, ele descobri que todas as cartas haviam sido precipitadas por Dobby, um elfo doméstico enviado pelo seu dono com a missão de fazer Harry desistir de voltar a Hogwarts. Claro, sem sucesso. Não que tenha sido por falta de tentativa, mas sim por persistência do garoto, que mesmo perdendo o Expresso Hogwarts conseguiu chegar ao colégio com a ajuda de Rony com o "carro-voador" que tinha sido enfeitiçado pelo seu pai, Arthur Weasley (um Ford Anglia, pra ser mais preciso).
"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades." 
Dumbledore, página 280
Nova Capa, edição limitada
 Passado o livro introdutório por assim dizer, "A Câmara Secreta" dispõe de uma história de mais aventuras e adrenalina que "A Pedra Filosofal", o que não quer dizer que seja necessariamente melhor, nem pior.

 Nesse segundo livro, Rowling apresenta um Harry ainda mais confuso, principalmente depois de ter ficado novamente cara-a-cara com o mal, porém muito mais fortalecido, principalmente pelo afeto dos que agora o rodeiam (claro, nem todos - Malfoy que diga).

 Como o título propõe, o grande mistério da "obra 2" passa-se pela abertura da Câmara Secreta, que até então muitos desacreditavam na sua existência. Evidenciando ainda mais laços como fidelidade e amizade, Tia Jô começa a "desenrolar" o enredo, focando ainda mais nos fatos passados que interferem até hoje, nos apresentando e desenvolvendo os demais personagens (e seus passados). Um livro mais "forte" e intenso que o primeiro e tão bom quanto. O que será que Azkaban nos trás?
"A Câmara dos segredos foi aberta.
Inimigos do herdeiro, cuidado." 
Página 122
Série Harry Potter: 
  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal 
  2. Harry Potter e a Câmara Secreta
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  5. Harry Potter e a Ordem da Fênix
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

Livros Complementares: 
  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam 
  2. Os Contos de Beedle, o Bardo
  3. Quadribol Através dos Séculos

9 comentários:

  1. Nunca fui fã de HP, apenas assistia os filmes na sessão da tarde do SBT porque adorava a corujinha branca e o engraçado Ron. Neste ano, depois de assistir HP 7 e 8 pela TV, eu percebi que a história merecia um pouco mais da minha atenção, mesmo agora estando um pouco mais velha. Pretendo dar uma chance aos livros em breve e acho que não me decepcionarei devido ao elogios que ouço desde sempre sobre a série.
    -
    Você já viu a edição de colecionador que a Rocco disponibilizou? Eu achei a arte e o material impecáveis, só não gostei do preço elevado. Espero que venha uma super promoção para que eu possa adquiri-lo ou que o improvável aconteça: alguem me dar de presente xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem idade, com certeza merece um atenção minima, no minimo. Já vi sim, mas preferi a versão "da capa branca". Achei um absurdo o preço desse novo box da rocco, mas enfim.

      Excluir
  2. Harry!!! ahh, ficou super linda essa postagem com as capas, ameeiii Muito boa a resenha...quanto tempo que abri essa câmara...

    Bjinhos
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha com essas capas diferentes e trexos do livro, ficaram otimas. Nunca li Harry Potter apesar de gostar muito dos filmes.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oieee
    nem tenho o que falar, HP é sempre HP e eu amooo.
    Foi ótimo ler sua resenha e me lembrar do segundo livro, faz mtooos anos que li rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos!

    Engraçado como eu ainda sinto emoção ao ler resenhas de Harry Potter, não importa qual o volume! São livros maravilhosos, a J.K. foi maravilhosa em sua criação. A resenha está ótima!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oie,o seu blog é incrivel!Vc o deixou uma certa personalidae sem igual ,eu A-D-O-R-E-I o post ,BJBJB/purplefazhion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra comprar a minha coleção, e a da caixa pra colecionador, babei nela. linda de mais, unico porem é o precinho,
    eu amo a historia do harry potter, amo a serie e acho que vou amar mais ainda depois de ler o livro, o filme é otimo mas o livro deve ser melhor ainda
    beijos
    vdsweetlove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom, queria começar dizendo que adorei o nome do seu blog heuehe *-*
    Esse livro é ótimo, tia Jô consegue colocar pitadas de humor mesmo em momentos de tensão.
    Beijo, seguindo seu blog~
    www.choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...