5 de outubro de 2012

Resenha: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Título Original: The Lightning Thief
Série: Percy Jackson & the Olympians
Editora: Intrinseca
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-98078-39-7
Ano: 2005
Número de páginas: 385
Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Estamos no século 21, mas os deuses do Monte Olimpo e vários monstros saíram das páginas dos textos de Mitologia Grega do estudante colegial Percy Jackson para aparecerem direto em sua vida. E eles não estão contentes: o raio mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito. Ainda mais problemático, é o desaparecimento súbito da mãe de Percy. Enquanto o garoto se adapta a seu recém descoberto status de semi-deus (seu pai é Poseidon), ele se descobre em meio a uma batalha entre os grandiosos habitantes do Monte Olimpo. Ele e seus amigos embarcam em uma aventura através do país para encontrar o verdadeiro ladrão de raios, salvar a mãe de Percy e desvendar um mistério mais poderoso que os próprios deuses.



  Dislexia e Transtorno do déficit de atenção. Era o que todos os médicos diagnosticavam ser o problema para a falta de atenção/concentração de Percy. A Academia Yancy uma escola especial para crianças problemáticas, seria a sexta escola em seis anos na qual o garoto estudava, ou pelo menos frequentava.

  Filho de Sally Jackson, foi criado com muito esforço por sua adorável mãe, que, depois de "abandonada pelo pai desconhecido" de Percy, casou-se com Gabe Ugliano, um inútil que a maltratava fisicamente e psicologicamente, além de trata-la como uma escrava.

  No colégio, mais problemas. Percy não conseguia se concentrar nos assuntos e sempre estava correndo risco nas matérias. Em uma visita de campo do colégio com seu amigo Grover Underwood é que a aventura começa. Sua então professora de Álgebra, Sra. Dodds, tenta mata-lo porém sem sucesso, já que a caneta-espada (?) do seu professor Brunner estava lá para salva-lo. Mas por que um professor cadeirante teria uma caneta-espada? E, afina, porque a professora (que não era professora) queria matá-lo? Após "livrar-se" da professora, todos agem como se nada houvesse acontecido, deixando o garoto totalmente perdido e confuso.

  Engana-se quem acredita que não existe amor a primeira vista. Pois foi exatamente o que aconteceu quando li pela primeira vez 'O Ladrão de Raios'. De forma simples, emocionante e "objetiva", Riordan conseguiu redefinir os conceitos sobre a mitologia grega adequando-os ao mundo moderno. Um exemplo prático disso é o olimpo estar situado no sescentésimo andar do Empire States.
— Você esteve no Olimpo — Alguns de nós, campistas de ano inteiro... Luke, Clarisse, eu e poucos outros... Fizemos uma excursão durante o solstício de inverno. É quando os deuses fazem sua grande assembléia anual.
— Mas... Como chegou lá?
— Pela Ferrovia de Long Island, é claro. Você desce na Estação Penn. Empire State, seiscentésimo andar. — Com certeza ele sabia disso. — Você é nova-iorquino, certo?
— Ah, com certeza. – Até onde eu sabia, havia apenas cento e dois andares no Empire State, mas decidi não comentar sobre isso.
Parte de um diálogo entre Annabeth Chase e Percy, página 107
 Enfrentar um minotauro, descobrir a verdadeira identidade de seu melhor amigo e de seu professor, conhecer Annabeth Chase (filha de Atena) no Acampamento Meio-Sangue (para aqueles meio humano, meio deus) tomar de volta o raio roubado e outras grandes missões e descobertas, seriam apenas a introdução do que estava reservado para Percy (sem precisar de Oráculo para descobrir isso).

  Rick Riordan conseguiu criar uma aventura e tanto. Mistérios e reviravoltas marcam o livro de iniciação da série Os Olimpianos. Annabeth, Grover e Percy tornaram-se mais um trio de "heróis" no meio da literatura infanto-juvenil à conquistar o leitor. E o que falar do vilão? Tão bem formulado que causa um misto de raiva com surpresa ao descobri-lo. Sim, PJ está, definitivamente entre os meus livros favoritos.

Série Percy Jackson e os Olimpianos:
  1. O Ladrão de Raios
  2. O Mar de Monstros
  3. A Maldição do Titã
  4. A Batalha do Labirinto
  5. O Último Olimpiano

4 comentários:

  1. Bahhhh fiquei com mais vontade de ler aindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    aiiiii esse tempoooo!!!!!! que não tenhuuuuuu ;?

    ResponderExcluir
  2. Já tinha vontade de ler essa série, agora fiquei mais ainda. Ótima resenha.
    Adorei o blog. Tô seguindo. :)
    Beijo

    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda estou lendo Percy Jackson e o ladrão de raios :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...