23 de outubro de 2012

Resenha: O Médico e o Monstro

Título Original: Dr. Jekill and Mr. Hyde
Editora: L&PM Pocket
Autor: Robert Louis Stevenson
ISBN: 978-85-254-1123-5
Ano de Lançamento: 1886
Ano da Edição: 2011
Número de páginas: 108
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Doutor Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino? Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. A obra de Stevenson publicada em 1886 é considerada um grande marco dos livros de horror, suspense e mistério.

 A história passa-se em Londres no século XIX. É narrada por Mr. Utterson, um amigo que Dr. Jekill que confiou-lhe ler seu testamento. Jekill é um médico honesto, virtuoso e respeitado entre todos. Ele acreditava que toda pessoa existe tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra. A partir disso, ele inicia uma série de experiencias cientificas objetivada a comprovar sua teoria, sendo esta totalmente contrariada e repudiada pela opinião publica. Até por isso, ele decide ser cobaia de si mesmo. Eis que entra em cena o diabólico Edward Hyde, que mais tarde seria condenado por homicídios. Hyde estaria hospedado na casa de Jekill mas deixava claro que o médico não tinha nenhum tipo de relação com ele.

As incógnitas e a linguagem singela que aparecem no livro desde seu inicio até as últimas páginas, a forma como é descrita as situações, o seu gênero, seu contexto e peso na história e diversos outros fatores tornaram esse clássico um dos meus livros preferidos. Afirmo que não gostei do livro na primeira vez que o li há alguns anos atras. Acredito que não estava "preparado" para a leitura. Já, pela segunda vez, a concepção mudou totalmente. O autor também deixa evidente o clima de tensão, desconfiança e insegurança presentes naquela época em Londres, principalmente pela gritante diferença sociais entre os centros urbanos industriais e a camada pobre, sendo a cidade palco de inúmeros crimes horríveis.

Uma pequena informação sobre o livro que não deve-se deixar passar é a primeira aparição da Scotland Yard (uma central de policia londrina) numa obra literária. Creio que na maior parte dos livros policiais citam-a, principalmente os mais antigos, como Sherlock Holmes.

Evidentemente, indico a todos.

15 comentários:

  1. Realmente o livro parece ser ótimo, gostei da dica.
    A resenha foi muito bem escrita, Parabéns!

    O Médico e o Monstro já está na minha lista de futuras leituras *-*

    Beijão.

    Isso é Interessante - http://mondarikc.blogspot.com.br/

    Memórias do Fantasma - http://mdfantasma.blogspot.com.br/

    (Se puder visitar os dois... kkkkk...)

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas me pareceu bem peculiar.
    Gostei de sua resenha e, assim que tiver a oportunidade, lerei O Médico e o Monstro.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro urgente,tenho na estante uma edição lindíssima da Martin Claret.
    Adorei acompanhar seu post...abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que é um romance mais psicológico do que de horror. Não li, só assisti algumas adaptações e li a respeito, mas acho que tanto ele quanto Frankenstein decepcionam porque as pessoas esperam outra coisa deles. Quero muito ler O Médico e o Monstro.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que (todas) as adaptações falharam em alguns aspectos, mesmo sendo fã da versão de Rouben Mamoulian feita em 1932.

      Excluir
  5. Que dica bacana, Carlos. Confesso que até então não tinha conhecimento da obra, mas achei interessante. E a temática também é muito instigante... vou buscar saber mais. Adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nosssaaaaaaa eu lembro de quando li este livro lá no meu médiooooo aiii quantoo tempo, conserteza um dos presentinhusss e ou proxima comprinha dos mais desejadossss.... *--*

    parabepns pelo novo lay... me refiro a parte de cima que nunca lembro como chama... mas ficou muittooo lindoooo :D bjosss Grandesss

    ResponderExcluir
  7. Bah carlosss tens que me dar presentinhu de top comentarista por akiii eimmm!!!!!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não há prêmio pra isso. Ainda. huahauhauhauhau

      Excluir
  8. Oi, Carlos!
    Parabéns pelo blog! Já estou seguindo, viu?!

    Então... Já havia visto esse livro antes e até recebi uma indicação do mesmo, já que é um tema que eu aprecio bastante. Mas, até o momento ainda não li ele. Uma pena, pois pelo que me consta é uma obra bastante aclamada no mundo!

    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seguir. Realmente, um dos principais livros do gênero e o que trouxe Stevenson para o auge.

      Excluir
  9. Oi Carlos,

    Nossa, vc escreve super bem... tudo certinho e fácil de compreender!

    Pela sua avaliação o livro me pareceu ótimo... n curto muito livros de terror e poucas vezes me arrisco... mas sendo um clássico há de se dá uma chance!

    parabéns pelo blog! bjokas
    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado =] Não é tãao terror assim. Consideram mais pela época que foi lançado, poucas obras do gênero existiam. Merece sim uma chance.

      Excluir
  10. Tenho este livro na minha estante há séculos, mas nao sei porque ainda nao criei coragem pra le-lo! Acho q sua resenha pode ter me animado agora haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou super ansiosa para ler esse livro, recebi ótimas indicações sobre ele, gostei da resenha. Beijo!

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...